Personal Trainer Online – Prós, Contras e Dicas

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

O personal trainer é um profissional da área da educação física que orienta e acompanha a prática de exercícios de uma pessoa. A partir do desejo dela, que pode ser de perder peso, ganhar massa muscular ou melhorar a saúde, ele irá determinar que atividades físicas devem ser realizadas e a intensidade e frequência delas.

Quem usa a falta de tempo ou de dinheiro para não contratar orientação profissional para a prática de exercícios físicos, agora pode contar com um novo tipo de serviço: o personal trainer online.

Índice deste artigo:

Como funciona

Assim como os profissionais que trabalham em academias ou oferecem atendimentos domiciliares, o personal trainer online monta treinamentos sob medida para seus clientes, orienta a execução dos exercícios e acompanha os resultados, tendo em vista as metas estabelecidas.

A principal diferença para o método tradicional é que por o trabalho não é feito pessoalmente, mas sim por meio de ferramentas da internet como email ou Skype. Alguns profissionais oferecem o serviço de forma virtual.

Mas será que é possível obter os mesmos resultados com os dois tipos de serviço? Vamos conhecer os prós e contras de se contratar um personal trainer à distância:

Prós

  • Preço baixo

Um dos principais pontos positivos da contratação de um personal trainer online é que o preço costuma ser menor, já que o profissional não precisa ter gastos com locomoção e ainda pode conseguir atender mais de um aluno por vez. Além disso, o cliente não precisa pagar a mensalidade de uma academia para poder desfrutar do serviço.

  • Gama de profissionais à disposição

Outro ponto positivo é a gama de professores que se encontram a disposição dos alunos. Eles não precisam necessariamente contratar um profissional de sua cidade, estado e até país. Com a facilidade de contato oferecida pelo ambiente virtual, é possível obter atendimento com profissionais renomados da área sem precisar sair de casa.

Além disso, o aluno não precisa ficar ligado somente a um profissional, ele pode buscar pessoas que trabalhem com áreas específicas do corpo humano e até solicitar uma segunda opinião quando não estiver satisfeito com os resultados ate então obtidos.

  • Liberdade e flexibilidade de horários

Poder ter acesso ao treinamento e orientações do personal trainer de qualquer lugar e no momento que necessitar facilita a vida das pessoas que têm uma rotina mais apertada e que somente podem praticar os exercícios em horários alternativos. É também uma vantagem para quem viaja muito e não tem como frequentar uma academia regularmente.

Com o programa de treinamentos detalhado fornecido pelo professor e as orientações quanto à prática dos exercícios, o aluno pode escolher o horário e o local que bem entender para praticar as suas atividades.

  • Apoio permanente

Como o personal trainer online não trabalha em horários fixos, com ele não existe essa de não dar atenção ao seu aluno fora do horário de atendimento na academia. Assim, ele pode oferecer ao cliente uma atenção especial, ao responder a qualquer horário as principais dúvidas e questionamentos que surgirem, além de poder oferecer algo mais personalizado, focando nos problemas de cada aluno, sem ter distrações, como pode acontecer em uma academia, por exemplo.

O contato entre professor e aluno também pode ser mais constante devido às facilidades que a tecnologia proporciona. Além de receber o programa de treinamento e as orientações por email, o aluno pode tirar as dúvidas instantaneamente através do WhatsApp e até enviar fotos e vídeos para ter certeza de que está fazendo tudo direitinho.

  • Medo da academia

Alguns indivíduos podem se sentir assustados com a ideia de frequentar regularmente uma academia, seja pela tensão de ver todos aqueles aparelhos de ginástica ou por se sentir intimidado por pessoas com corpos sarados. Dessa forma, contar somente com a ajuda de um profissional e cumprir um treinamento pode deixar a tarefa mais tranquila, diminuir as chances de abandono dos exercícios e, consequentemente, aumentar as possibilidades de ter seus objetivos alcançados.

Contras

  • Técnicas erradas

Por mais que o personal trainer online facilite a vida de seu aluno em alguns pontos, em outros ele pode acabar deixando a desejar. Um deles é o risco de errar nas técnicas dos exercícios.

Sem supervisão em tempo real, se o aluno errar ele só saberá se ficar em dúvida e entrar em contato com o professor. Caso ele não faça isso, poderá permanecer cometendo equívocos por um bom tempo, o que pode prejudicar o treinamento e a obtenção dos resultados que almeja.

Para amenizar o problema, uma das opções é que o personal trainer grave um vídeo ensinando como os exercícios devem ser feitos e peça que seu cliente faça o mesmo, para que ele verifique se as recomendações estão sendo seguidas corretamente.

  • Falta de motivação

Uma das vantagens da presença “ao vivo” de um profissional de educação física é que quando seu aluno estiver se sentindo meio desanimado, para baixo e com vontade de desistir, ele pode estar por perto e trazer palavras de motivação para contagiá-lo e fazer com que ele siga em frente com o treinamento. Entretanto, com o serviço virtual, isso não é possível.

Se o contratante estiver tendo uns dias ruins e com vontade de desistir, ele terá que superar por suas próprias forças de vontade e encontrar a motivação para continuar com o treinamento sozinho. Mesmo que mais tarde ele ligue ou conte sobre o desânimo para seu treinador, acaba não sendo a mesma coisa que um apoio imediato e pessoal.

  • Disciplina e compromisso

Quem contrata um personal trainer online precisa ter em mente a necessidade de ser disciplinado. Sem alguém para lhe cobrar pessoalmente e incentivar a atingir as metas estabelecidas, ele não pode relaxar de jeito nenhum e se esforçar para cumprir as orientações e o programa de treinamento recebidos.

Além disso, o aluno que quiser realmente atingir os objetivos deve estar completamente comprometido com os exercícios. Se ele informar para o professor que está cumprindo as metas, quando na realidade não está, não alcançará os resultados que deseja e ainda terá perdido uma boa quantia de tempo e dinheiro.

Você está pensando em adquirir os serviços de um personal trainer online? Quais são os seus motivos? Você conhece alguém que faça isso e tenha te indicado? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (14 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

2 comentários em “Personal Trainer Online – Prós, Contras e Dicas”

  1. Eu tenho 15 anos,tenho 59km e 1,65m faz um mes q treino e quero ganhar massa muscular e tambem queria uma lista dos dias do meu treino de segunda a sexta.