Pesquisa Comprova Que Ouvir Música Melhora o Desempenho na Corrida

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

Você é daqueles que não consegue sair para uma corrida sem o smartphone e os fones de ouvido para ouvir a sua playlist enquanto se exercita? Pois saiba que nós temos uma boa notícia para te dar: uma pesquisa comprovou que o hábito de correr ao mesmo tempo em que escuta música ajuda o desempenho do praticante a melhorar.

O estudo foi divulgado na publicação Journal of Strength and Conditioning Research (Jornal da Pesquisa de Força e Condicionamento, tradução livre) e descobriu que ouvir a uma playlist durante uma corrida de 5 km melhora a performance e deixa o processo de recuperação mais rápido, se comparado às corridas sem o acompanhamento de música.

Além desses benefícios, escutar as canções preferidas enquanto pratica a atividade física é uma ótima maneira de se esquecer um pouco dos problemas e preocupações do dia a dia, ao mesmo tempo em que nem percebe todo o esforço que está sendo realizado no momento.

Entretanto, existe uma importante ressalva a ser feita: é fundamental deixar o volume do aparelho em um nível adequado, sem que esteja muito alto, para manter a segurança e evitar que não se perceba a proximidade de um veículo ou de outra pessoa que esteja correndo no mesmo lugar.

A treinadora Amber Ress comentou a respeito da junção entre música e corrida. Ela afirma que as canções funcionam como as batidas do coração para um treinamento. “Ela te fortalece enquanto você está suando, assim como acontece nas baladas aos finais de semana. Não existe um empoderamento maior do que ser impulsionado pela sua música favorita na parte final da corrida”, completou.

E você? Está esperando o que para preparar aquela playlist das boas para mandar ainda melhor na sua próxima corrida?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário