Tudo que você precisa saber para ir à academia na pandemia

Especialista da área:
atualizado em 12/01/2021

Praticar exercícios é, com certeza, uma das melhores maneiras de manter seu corpo forte e saudável. Ou seja, nesta pandemia, é uma boa forma de se manter longe do novo coronavírus.

  Continua Depois da Publicidade  

Apesar disso, você deve tomar alguns cuidados. Principalmente se você escolher uma academia ou um lugar público. A máscara, por exemplo, não deve ficar de fora dos seus artigos esportivos.

Os especialistas indicam que, embora possa ser incômoda, você não pode descartá-la quando for à academia.

Entenda por que e como fazer isto da maneira mais confortável!

Máscaras não prejudicam os resultados de exercícios, aponta estudo

Desde o início da pandemia, as autoridades sanitárias defendem o uso da máscara como a principal proteção contra o novo coronavírus.

Isso porque, de acordo com os especialistas, a máscara protege contra as gotículas do novo coronavírus presentes no ar. Dessa forma, a utilização da máscara se tornou obrigatória até mesmo nas academias.

No entanto, muitas pessoas acreditam que as máscaras podem atrapalhar os exercícios. Do mesmo modo, muitos consideram que elas são desconfortáveis.

Apesar disso, um estudo publicado no Jornal Internacional de Pesquisa Ambiental e Saúde Pública demonstrou que as máscaras não prejudicam os resultados dos exercícios e parece não ter virtualmente nenhum efeito prejudicial durante as atividades.

Para a pesquisa, foram selecionados 14 participantes para verificar como o uso de máscaras impacta no resultado dos exercícios. Os pesquisadores avaliaram o uso máscaras cirúrgicas e máscaras de pano.

Cada participante do estudo completou um teste na bicicleta ergométrica até a exaustão. Durante o teste, os níveis de oxigênio no sangue dos participantes foi monitorado.

  Continua Depois da Publicidade  

Como resultado, os pesquisadores descobriram que o uso de máscaras faciais não afetou o desempenho ou a potência dos exercícios.

Do mesmo modo, os cientistas não encontraram diferenças no que diz respeito aos níveis de oxigênio no sangue e dos tecidos. Além disso, não houve diferença no esforço físico ou frequência cardíaca.

Use a máscara com conforto

Apesar dos resultados positivos, os pesquisadores avaliam que pode haver um desconforto quando você usa a máscara para se exercitar. Neste caso, você deve reduzir o ritmo dos exercícios e respeitar o seu corpo.

De acordo com Sérgio Maurício, médico do esporte e ortopedista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, o ideal é manter um ritmo leve em atividades aeróbicas como corrida, ciclismo e caminhada.

máscara

De acordo com o especialista, a dica é usar a percepção de esforço em vez do monitor cardíaco para controlar a intensidade do treino. Para o médico, a máscara é um fator limitante e pode alterar os batimentos cardíacos.

Além disso, outra dica importante é estar confortável com a máscara para realizar os exercícios.  Como existem vários tipos de máscaras, é importante verificar qual melhor se encaixa no seu caso e pensar bem ao escolher a sua.

Treine em segurança

Seu corpo precisa de exercícios, mas também precisa se manter saudável e longe de infecções como a COVID-19. Sendo assim, na hora de ir para a academia você deve tomar alguns cuidados.

Primeiramente, não vá a academia se você está sentindo algum sintoma ou acha que pode ter contraído o novo coronavírus. As autoridades sanitárias solicitam que você fique pelo menos 15 dias em quarentena se foi infectado.

  Continua Depois da Publicidade  

Do mesmo modo, procure agendar um horário. Procure academias com movimento reduzido. Neste sentido, é igualmente importante que você verifique se a academia segue todos os protocolos de segurança.

Além disso, se você for à academia, não toque nos olhos e principalmente troque a máscara se perceber que ela está molhada. Pode ser uma boa ideia levar mais de uma para o seu treino.

Por fim, é claro, não se esqueça de respeitar o distanciamento social e ficar longe de outras pessoas que estão treinando. Da mesma, forma evite ter muito contato com o personal trainer.

Como você tem feito para se exercitar em segurança nesta pandemia? Conte para a gente nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média 4,67)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário