Pesquisadores de Harvard Indicam Qual é o Vegetal Menos Saudável para Dieta

Especialista:
atualizado em 29/01/2020

Você terá dificuldade em encontrar um nutricionista profissional que não recomende comer mais vegetais. De fato, eles estão entre os poucos alimentos que todos os nutricionistas concordam serem saudáveis. No entanto, um estudo da Universidade de Harvard, de 2015, sobre dieta e perda de peso está intrigando muitos profissionais.

Os pesquisadores da Harvard T.H. Chan School of Public Health estudaram as dietas diárias de aproximadamente 130.000 adultos por 20 anos. A cada 4 anos, os cientistas solicitavam diários alimentares sobre o que os participantes haviam comido todos os dias por uma semana e, a cada dois anos, os participantes relataram seu peso exato.

Com esses dados, o estudo foi capaz de identificar uma categoria de vegetais que realmente contribuiu para o ganho de peso, colocando uma pulga atrás da orelha de muitos nutricionistas e praticantes de dietas.

Os pesquisadores foram capazes de identificar o único vegetal que leva ao maior ganho de peso, indiscutivelmente, o vegetal menos saudável de todos. E o pior vegetal para a perda de peso é… o milho!

De acordo com o estudo de Harvard, os participantes que comeram grandes quantidades de vegetais de amido, como milho, batatas e ervilhas, eram mais propensos a ganhar peso. “O milho foi o pior, com 2 kg de peso ganhos a cada porção adicional durante 4 anos”.

O motivo? Esses alimentos amiláceos têm índices glicêmicos mais altos, produzindo picos de açúcar no sangue frequentes e intensos depois de serem consumidos, o que pode, em última instância, fazer com que uma pessoa queira comer ainda mais.

Em contrapartida, o estudo descobriu que os participantes que comiam uma grande quantidade de vegetais ricos em fibras, como couve e feijão, provavelmente perderiam mais peso ao longo do tempo. Apesar dessas descobertas, sejamos sinceros, você não vai deixar de comer aquele milho verde quentinho delicioso vendido nas praias e praças pelo Brasil, não é verdade?

Você se surpreendeu com o resultado dessa pesquisa? Tem o costume de consumir o milho com frequência na sua dieta? Comente abaixo!

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