Pesquisas Apontam que Beber Moderadamente Faz Bem à Saúde do Coração

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Tomar uma taça de vinho ou outra por dia pode ser uma coisa boa, pelo menos em relação à saúde do seu coração. Existem cerca de 100 estudos de grandes populações que suportam essa ideia – eles mostram consistentemente que as pessoas que bebem moderadamente tendem a ter menos problemas cardíacos e têm menor probabilidade de morrer de doença cardíaca.

A chave é a moderação. O álcool pode ser ao mesmo tempo tonificante e tóxico, uma vez que beber excessivamente pode levar a problemas hepáticos e outros problemas psicológicos e comportamentais que prejudicam a saúde. No último estudo apresentado na reunião da American Heart Association, em Nova Orleans, os pesquisadores identificaram uma maneira que o álcool pode beneficiar o coração – mantendo bons níveis de colesterol alto.

O estudo envolveu mais de 80.000 chineses adultos saudáveis, que responderam perguntas sobre seus hábitos de bebida e que fizeram exames de análise sanguínea quatro vezes durante o estudo de seis anos para que os pesquisadores pudessem medir seu HDL, bem como a função hepática e marcadores inflamatórios.

Aqueles que relataram beber quantidades moderadas de álcool – cerca de uma dose por dia para mulheres e duas para homens – tiveram a menor queda nos níveis de HDL. Com a idade, os níveis do colesterol bom tendem a diminuir, mas essas pessoas pareciam ter a capacidade de reduzir esse declínio com o consumo moderado de álcool. Aqueles que se abstiveram ou beberam em maiores quantidades não mostraram o mesmo benefício.

Dr. Eric Rimm, diretor de epidemiologia cardiovascular da T. H. Chan Harvard School of Public Health, diz que os resultados apóiam outros estudos que descobriram que, em qualquer idade, as pessoas que bebem moderadamente tendem a ter níveis mais altos de HDL do que aqueles que não o fazem.

O colesterol HDL é importante para a saúde do coração, uma vez que pode eliminar o excesso de LDL, que pode acumular-se dentro das paredes dos vasos sanguíneos e contribuir para a formação de placas que podem desencadear ataques cardíacos.

Na verdade, a pesquisa sugere que tomar uma ou duas doses de bebida alcóolica por dia pode diminuir o risco de problemas cardíacos da mesma forma que perder cerca de 30 quilos através de dieta e exercícios. No entanto, ele diz: “Estou hesitante em fazer essa comparação, uma vez que a perda de peso é muito mais benéfica por outras razões de saúde, como a redução do risco de câncer, diabetes e outras doenças crônicas.” Isso sem contar que a bebida aliada à direção também é uma das principais causas de problemas de saúde e mortes mundo afora.

O autor do estudo, Shue Huang, da Universidade Estadual da Pensilvânia, relata que a população chinesa que participou do estudom em sua maioria, bebeu cerveja ou bebidas destiladas, portanto o estudo não trata dos efeitos do vinho, embora trabalhos anteriores mostrem que o etanol em diferentes bebidas alcoólicas geralmente tem os mesmos efeitos na saúde.

“Quase sem exceção, se você olhar para doenças cardíacas fatais e não fatais, as pessoas que bebem com moderação têm taxas substancialmente mais baixas do que as pessoas que se abstêm”, diz ele. Aqui está, então, mais uma razão para você convidar um amigo e fazer um brinde – mas definitivamente não mais do que isso.

Você tem o hábito de ingerir bebidas alcoólicas com moderação? Consegue acreditar que os resultados dessas pesquisas sejam realmente verdade? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário