Quantas xícaras de café você toma por dia? A verdade é que o cafezinho já se tornou algo indispensável na vida de muitos brasileiros: ele está presente na primeira refeição do dia, após o almoço ou no final da tarde.
Sem contar os intervalos que muitas pessoas fazem durante o trabalho para tomar café e os encontros entre amigos que são acompanhados por café, bolo e muita conversa.
No entanto, quem tem uma pressão muito alta precisa tomar cuidado com a bebida. Isso porque uma pesquisa sugeriu que as pessoas com pressão severamente alta que bebem duas ou mais xícaras de café cafeinado por dia podem dobrar o seu risco de morrer de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) ou outro tipo de doença cardiovascular.
O estudo foi publicado no Journal of the American Heart Association e apontou que o aumento no risco não se aplicou às pessoas com níveis mais baixos de pressão alta que tomaram duas ou mais xícaras de café por dia. Além disso, tomar chá verde ou apenas uma xícara de café não apresentou o mesmo efeito.
Segundo o autor sênior do estudo, Dr. Hiroyasu Iso, o objetivo da pesquisa era determinar se o efeito protetivo já associado ao café se aplicaria a pessoas com diferentes níveis de hipertensão e examinar os efeitos do chá verde nas mesmas pessoas.
Como o estudo foi feito?
A pesquisa incluiu 6.574 homens e 12.035 mulheres de 30 comunidades japonesas que participaram do Estudo de Coorte Colaborativo Japonês de Avaliação do Risco de Câncer. Os participantes tinham entre 40 e 79 anos quando se inscreveram, entre 1988 e 1990, e relataram como era o seu consumo de café e de chá.
Eles foram acompanhados até 2009. O estilo de vida, dieta e histórico médico dos participantes foram avaliados por meio de dados de exames de saúde e questionários. A pressão arterial dos participantes também foi medida.
Além disso, os pesquisadores utilizaram cinco categorias para classificar os níveis de pressão alta:
- Menos que 130 por 85: Ótima e normal
- 130-139 por 85-89: Normal alta
- 140-159 por 90-99: Hipertensão estágio 1
- 160-179 por 100-109: Hipertensão estágio 2
- 180 por 110 ou mais alta: Hipertensão estágio 3
Eles consideraram que as pessoas com pressão arterial de 160 por 100 ou mais tinham hipertensão severa.
Então, a análise dos pesquisadores indicou que os participantes que caíram nesse grupo da hipertensão severa e tomavam duas ou mais xícaras de café por dia dobraram o seu risco de morrer de doença cardiovascular, em comparação àqueles que não tomavam café.
Embora os cientistas tenham alertado que são necessários mais estudos sobre o tema, o autor sênior do estudo Dr. Hiroyasu Iso afirmou que as descobertas da pesquisa já podem dar suporte ao argumento de que as pessoas com pressão alta severa devem evitar o excesso de café. As informações são da Associação Americana do Coração.
Aproveite que está por aqui e aprenda mais sobre a relação entre o café e a pressão alta.
Fontes e referências adicionais
- People With Very High Blood Pressure May Want to Go Easy on the Coffee, American Heart Association.
- Coffee and Green Tea Consumption and Cardiovascular Disease Mortality Among People With and Without Hypertension, Journal of the American Heart Association.
Fontes e referências adicionais
- People With Very High Blood Pressure May Want to Go Easy on the Coffee, American Heart Association.
- Coffee and Green Tea Consumption and Cardiovascular Disease Mortality Among People With and Without Hypertension, Journal of the American Heart Association.