Quem Tem Pressão Alta Pode Tomar Café?

Especialista:
atualizado em 27/12/2019

A hipertensão, também conhecida como pressão alta, é definida pela Associação Americana do Coração como a elevação constante da pressão arterial, que é a força que o sangue faz quando pressiona contra as paredes dos nossos vasos sanguíneos.

Existem dois tipos de hipertensão: a hipertensão primária e a hipertensão secundária. A primeira se desenvolve ao longo do tempo e os pesquisadores ainda não sabem com clareza quais mecanismos fazem com que ela aumente lentamente.

No entanto, acredita-se que a combinação de alguns fatores possa contribuir para o desenvolvimento da condição. Entre esses fatores encontram-se a predisposição genética para a hipertensão, algum tipo de mau funcionamento no corpo e um estilo de vida não saudável com uma dieta de baixa qualidade e falta de atividade física (estar com sobrepeso ou obeso aumenta os riscos de ter a doença).

A hipertensão secundária pode ser causada por uma série de condições de saúde e fatores como: doenças renais, apneia obstrutiva do sono, problemas na tireoide, cardiopatias congênitas, efeitos colaterais de medicamentos, uso de drogas ilegais, abuso ou uso crônico de álcool, problemas na glândula adrenal e tumores endócrinos.

Conhecida como uma doença silenciosa, a pressão alta não apresenta sintomas óbvios na maioria das vezes. Quando não tratada, o dano provocado pela condição ao sistema circulatório é um fator que contribui de maneira expressiva para o surgimento de problemas como ataque no coração e acidente vascular cerebral (AVC).

A hipertensão não diagnosticada ou não controlada também pode gerar problemas como insuficiência cardíaca, doença ou insuficiência dos rins, perda de visão, disfunção sexual, angina (dor no peito) e doença arterial periférica. Ou seja, a pressão alta é uma doença que exige diversos cuidados.

Quem tem pressão alta pode tomar café?

Será que um dos cuidados exigidos pelo tratamento da hipertensão é diminuir ou parar de consumir o café? Quem tem pressão alta pode tomar café ou não?

De fato, a ingestão de café cafeinado pode aumentar a pressão arterial em pessoas que sofrem com a hipertensão, embora esse efeito seja menor nas pessoas que consomem o café regularmente.

Já para o Serviço Nacional de Saúde (NHS, sigla em inglês) do Reino Unido, consumir mais do que quatro xícaras de café diariamente pode aumentar a pressão arterial.

Por isso, para prevenir o desenvolvimento da hipertensão, a NHS recomenda considerar cortar a ingestão de bebidas ricas em cafeína como café, chá e algumas bebidas energéticas.

Segundo a instituição, na prevenção da hipertensão até dá para incluir chá e café como parte de uma dieta equilibrada, no entanto, é importante que essas bebidas não sejam a principal ou única fonte de líquidos da dieta.

No mesmo sentido, a maioria dos médicos aconselha que as pessoas evitem consumir o café e outras fontes de cafeína antes de medir a pressão arterial porque, segundo eles, a cafeína aumenta a pressão arterial em um nível suficiente para provocar interferências em uma medida exata da pressão.

Entretanto, as pesquisas em relação ao café e a pressão alta têm apresentado resultados divergentes. Enquanto alguns estudos sustentam a existência de uma associação entre a ingestão de café e a hipertensão, outras não corroboram com essa afirmação.

Mas então qual a melhor maneira de saber se quem tem pressão alta pode tomar café? O jeito mesmo é consultar o médico. E se o médico liberar o consumo da bebida para o hipertenso, é importante questionar o profissional a respeito da quantidade e da frequência máxima nas quais o café pode ser ingerido.

Mais sobre o papel da cafeína

O médico e professor emérito de medicina Sheldon Sheps respondeu a respeito da relação entre a cafeína, que pode ser encontrada no café, e a pressão arterial.

Segundo ele, a cafeína pode provocar uma elevação pequena, porém, importante na pressão arterial, inclusive para quem não sofre com a pressão alta. No entanto, não está claro o que causa esse pico na pressão, afirmou Sheps.

O professor emérito de medicina contou que enquanto alguns pesquisadores acreditam que a cafeína pode bloquear um hormônio que auxilia a manter as artérias alargadas, outros entendem que a cafeína faz com que as glândulas suprarrenais liberam mais adrenalina, o que faz com que a pressão aumente.

Sheps afirmou ainda que algumas pessoas que tomam regularmente bebidas cafeinadas têm uma pressão arterial, em média, mais alta do que aqueles que não consomem esse tipo de bebida.

No entanto, outros indivíduos que tomam bebidas cafeinadas desenvolvem uma tolerância à cafeína, o que faz com que a substância não tenha um efeito de longo prazo na pressão arterial, completou o médico.

O professor de medicina também defende que, para saber se quem tem pressão alta pode tomar café ou outras bebidas com cafeína, a melhor saúde é mesmo recorrer ao médico.

Isso porque a recomendação para os pacientes com hipertensão é consultar o médico para saber se eles devem limitar a sua ingestão ou parar de tomar as bebidas cafeinadas como o café.

Para quem já sofre com a hipertensão, Sheps também aconselha evitar a cafeína presente no café ou em outras bebidas logo antes de atividades que já aumentam naturalmente a pressão arterial como a prática de exercícios, levantamento de peso e o trabalho físico pesado.

Referência Adicionais:

Você imaginava que quem tem pressão alta pode tomar café ou não? Possui essa condição e costuma tomar café? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,67 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário