A Plataforma Vibratória Emagrece Mesmo?

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

O aparelho não é comum na maioria das academias e há diversas pessoas que não se sentem convencidas de que a plataforma vibratória emagrece, mas será essa a realidade? Diversas celebridades fazem uso desse aparelho e afirmam que conquistaram diversos benefícios com o auxílio extra. Estudos afirmam que o beneficio do uso da plataforma vibratória é para o fortalecimento dos músculos e não para o emagrecimento, mas será verdade?

Há contradições e afirmações sobre uso da plataforma vibratória para emagrecer, e é exatamente para esclarecer essas dúvidas que iremos expor as indicações para a melhor forma de uso para que você conquiste o corpo que deseja.

Como funciona?

O uso inicial dessas plataformas era feito por astronautas que permaneciam muito tempo sem exercitar o corpo, e com isso seus corpos se tornavam mais vulneráveis devido ao enfraquecimento dos ossos e perda de músculos pela variação da gravidade. Em seguida, a plataforma vibratória foi aderida para fortalecer a musculatura de atletas e auxiliar em tratamentos terapêuticos. Elas foram incorporadas às academias a partir da queda de seus valores. Seus tamanhos também se reduziram, o que favoreceu a compra dessas plataformas também para uso domiciliar.

Os motores contidos na parte inferior da plataforma são ativados e proporcionam a vibração. Os movimentos não são unilaterais, muito pelo contrário, possuem intensidade variada e são executados em múltiplos sentidos com velocidade variável de 30 a 50 repetições por minuto. A vibração põe seu corpo em desequilíbrio, o que exige que você mantenha seus membros fortalecidos para se manter sobre a plataforma vibratória durante o procedimento.

Não pense que você simplesmente irá se dispor sobre a o aparelho e ele proporcionará os benefícios; diante das vibrações, você deverá se manter firme, o que proporciona a prática de um treinamento chamado acceleration training, que é caracterizado pelo seu esforço para se manter em equilíbrio. A vibração produzida resulta na variação de gravidade, aumentando-a, o que induzirá ao trabalho de mais fibras e músculos dos membros atingidos pelo estímulo do aparelho. Você deverá se concentrar quando estiver sobre o aparelho, para que aplique a força necessária para seu músculo ser melhor atingido e trabalhado.

Não é correto afirmar que a plataforma vibratória emagrece em si, porque ela visa um trabalho muscular e este não queima gorduras. Mas ela faz você ganhar massa muscular e queimar calorias. Por conta disso, as pessoas afirmam que, no final das contas, a plataforma vibratória emagrece, mesmo que de forma indireta.

Intensidade

A frequência e intensidade dos movimentos podem ser reguladas, mas não pense que as intensidades mais altas oferecem melhores resultados. O excesso de estímulos sobre seus músculos resulta apenas na fadiga e até favorece o catabolismo. É importante que você avalie seus objetivos e adeque as velocidades de acordo com o seu condicionamento físico particular, sem exigir mais que o seu corpo pode oferecer.

Sessões curtas

Recomenda-se que cada grupo muscular seja submetido às vibrações por no máximo oito minutos, caso contrário, a probabilidade de fadigas musculares se torna maior. Dessa forma, a utilização da plataforma vibratória é recomendada por no máximo 30 minutos diários.

Frequência

A frequência de uso da plataforma vibratória é um dos pontos positivos que rapidamente te convencem da adoção desse aparelho. A frequência indicada para as sessões de meia hora é de 3 vezes por semana. Argumento perfeito para aqueles que possuem uma rotina atribulada e convivem com a dificuldade de encaixar exercícios físicos aos seus compromissos.

Exercícios

Se você acha que já utiliza uma diversidade de exercícios, por que não tenta realizá-los sobre a plataforma vibratória? Pois é, você pode melhorar os rendimentos dos exercícios se realizar os movimentos sobre o aparelho, potencializando os resultados. Você pode executar agachamentos, flexões, abdominais e diversos movimentos de contrações que podem se tornar ainda mais eficientes com as vibrações extras.

Tratamento complementar

A plataforma vibratória emagrece se fizer parte do seu plano geral de perda de peso, que envolve um boa alimentação e possivelmente exercícios aeróbicos. Ela é um tratamento complementar, e não uma prática principal e única para emagrecer.

Ela pode intensificar a perda de peso, mas não é o método principal para a redução do percentual de gordura. Você deve buscar outros hábitos saudáveis para conciliar, pois um corpo saudável exige atitudes saudáveis. A plataforma vibratória age como um estímulo extra, diferente e divertido.

Contra indicações

O uso da plataforma vibratória pode parecer inofensivo, mas acredite, há contra indicações. É recomendado que o uso seja evitado por gestantes e pessoas que convivam com doenças como a trombose, hérnias agudas, infecções, cânceres, tumores, doenças neurológicas, embolia pulmonar, epilepsia, diabetes com gravidade, doenças cardiovasculares e enxaquecas de alta intensidade. É contra indicado também para pessoas que se submeteram a cirurgias recentemente e que possuam pinos ou reforços de metal como substitutos nas articulações de seu corpo.

Avaliação médica

Em caso de dúvidas, busque avaliação e recomendação médica para adicionar a plataforma vibratória às suas ferramentas para emagrecer. É muito importante que você priorize sua saúde e bem estar, assim escolhendo apenas métodos adequados e confiáveis às suas características pessoais.

Quanto custa a plataforma vibratória?

Você poderá encontrar modelos de diversas características, mas todos com a mesma finalidade. É possível encontrar aparelhos por preços de R$ 899,90 até outros mais elaborados e tecnológicos de R$ 3299,89.

Onde comprar?

A plataforma vibratória pode ser adquirida em lojas de eletrodomésticos e até em lojas de aparelhos para academias. Você também pode comprar por sites que oferecem esse produto com entrega em domicílio, mas o ideal é que você faça essa compra de forma presencial para avaliar o desempenho e dimensões do aparelho.

Na hora da compra, é importante que você escolha o modelo adequado seguindo algumas observações, como as citadas abaixo:

  • Frequência das vibrações
  • Dimensões
  • Manual de instruções completo
  • Garantia
  • Assistência Técnica
  • Preço

Vídeo Exemplo de Aula com Plataforma Vibratória

https://www.youtube.com/watch?v=860bAPec3lQ

Você acha que a plataforma vibratória emagrece ou apenas ajuda no condicionamento físico? Você já a usou para emagrecer? O que achou? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (249 votos, média: 3,86 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário