Pode Comemorar: Assistir ao Jogo do Seu Time Pode Ser Bom para a Saúde

Imagine aquela partida importante para o campeonato e seu time está conquistando os 3 pontos num jogo acirrado. Seus nervos estão à flor da pele, não lhe resta mais nenhuma unha para roer e nada no mundo pode distraí-lo enquanto o árbitro não ergue os braços e encerra a partida.

De repente, o apito soa e o jogo acaba. Você pula no ar comemorando a vitória e abraça seu amigo, seu filho, seu pai ou sua amada.

Sabemos que não há nada como assistir a uma partida de futebol do seu time. Agora, graças a uma nova pesquisa liderada pela Universidade de Leeds, isso pode ficar ainda melhor.

O recente estudo sugere que acompanhar o seu time a conquistar a vitória tem um impacto positivo na sua saúde, com os espectadores experimentando estresses físicos equivalentes a uma rápida caminhada de 90 minutos.

Os resultados também revelaram que uma vitória eleva o humor dos espectadores por 24 horas após o término do jogo. “Apoiar seu time em uma partida de futebol dá a você um exercício cardiovascular moderado e, dependendo do resultado da partida, um impulso psicológico ou queda”, disse Andrea Utley, a cientista esportiva que liderou o estudo em conjunto com BetVictor.

‘Estresse bom’

O experimento monitorou 25 torcedores do Leeds United, time de futebol inglês da mesma cidade da Universidade em que a pesquisa foi realizada, com idades entre 20 e 62 anos, durante três jogos importantes durante o campeonato na última temporada.

Um jogo foi assistido em um ambiente controlado, enquanto os outros dois foram assistidos ao vivo no estádio durante os playoffs de acesso à Premier League (primeira divisão inglesa).

Os pesquisadores analisaram os batimentos cardíacos dos participantes antes do jogo, no intervalo e após o término da partida – percebendo que, em média, a frequência cardíaca aumentava em 17%.

“Existe um estresse bom e um estresse ruim, e há um nível de excitação que é realmente bom para você e o nível de excitação que leva você ao limite”, disse Utley à CNN Sport. “Embora as pessoas pensem que assistir ao futebol leva você ao limite, isso não acontece. Descobrimos que isso apenas mantém as pessoas em um bom nível de excitação.”

Os batimentos cardíacos tiveram um pico particularmente alto em torno das oportunidades de gol, com as taxas aumentando 27% depois de um gol do Leeds United e 22% depois de um gol da equipe adversária.

Em última análise, quanto mais o jogo importa, maiores são as reações do organismo.

Benefícios a longo prazo

A pesquisa também indica que assistir ao seu time de futebol pode trazer benefícios a longo prazo.

Mesmo que a pressão sanguínea tenha aumentado durante o jogo, os resultados revelaram que, como um todo, os torcedores apresentaram uma pressão sanguínea mais baixa bem depois do término da partida.

“Existe essa crença de que você está em agonia assistindo ao jogo”, acrescentou Utley. “A realidade é que isso não é verdade. Acho que gostamos bastante disso, gostamos de ser apaixonados.”

No entanto, este não foi o caso depois de assistir a uma derrota, com a pressão sanguínea continuando a subir muito depois do apito final…

O estudo também notou como o humor das pessoas é enormemente afetado pelo resultado da partida.

Os participantes preencheram uma pequena pesquisa de humor antes e depois de cada jogo, que revelou o quanto uma derrota pode atingir os torcedores.

Quando a equipe vence, eles experimentam um nível altíssimo de euforia durando um dia. No entanto, quando a equipe perde, a queda de humor pode ser bastante severa, assemelhando-se, segundo um entrevistado, à “morte de um amigo”.

Você costuma assistir às partidas do seu time de futebol com frequência? Costuma se sentir fisicamente bem ou mal durante e após os jogos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário