Por que a vacina é importante mesmo se você já teve Covid-19

Especialista:
atualizado em 19/02/2021

A vacina para o novo coronavírus já é uma realidade. Desta maneira, muitos já estão se preparando para receber a sua dose e obter a imunização contra a doença.

  Continua Depois da Publicidade  

A vacina é importante, inclusive se você já teve contato com a COVID-19. Isso porque, de acordo com os especialistas, mesmo quem já sofreu com o novo coronavírus pode ser infectado de novo ou transmitir para outra pessoa.

Desta forma, entenda por que a vacinação é tão importante e saiba como será o processo de imunização no Brasil.

Imunização não é permanente, alertam cientistas

Um dos principais motivos pelos quais você deve tomar a vacina, é que a imunidade que você recebe após a infecção pelo novo coronavírus não é permanente.

De acordo com um estudo realizado pela Fiocruz, por exemplo, a segunda infecção pela Covid-19 pode ser ainda mais grave.

Para os cientistas responsáveis pelo estudo, o corpo não cria uma memória imunológica após a infecção pelo novo coronavírus. Conforme os pesquisadores, o corpo lança uma resposta genérica para combater o vírus.

Sendo assim, por não apresentar uma resposta específica para este tipo de infecção, o corpo não gera uma memória da invasão.

Do mesmo modo, um estudo inglês demonstrou que a imunidade pode durar apenas até cerca de cinco meses.

De acordo com os pesquisadores, as chances de imunidade durante este período são de 83%. O estudo verificou os dados de com mais de 20 mil profissionais de saúde britânicos.

Pessoas com anticorpos ainda podem transmitir o vírus

Apesar deste dado positivo, há evidências de que aqueles que têm anticorpos ainda podem ser capazes de transmitir o vírus.

  Continua Depois da Publicidade  

“Não sabemos por quanto tempo a imunidade desencadeada pela infecção persiste”, lembra Dr. David Hirschwerk, um especialista em doenças infecciosas da Northwell Health em Manhasset, Nova York.

De acordo com o especialista, alguém com infecção por COVID-19 provavelmente esteja imune por 3 a 4 meses, pelo menos. No entanto, de acordo com Hirschwerk, ainda não temos dados firmes para garantir a imunização.

Portanto, a vacina impediria você de se infectar novamente de forma grave e, como resultado, transmitir a infecção para outras pessoas.

Vacina pode impedir a reinfecção e transmissão, defendem especialistas

vacina

Não é surpresa, portanto, que os especialistas defendam a vacinação como uma das únicas formas de garantir a imunidade coletiva contra o novo coronavírus.

Sendo assim, conforme os médicos infectologistas, mesmo que você já tenha sofrido com COVID-19, tomar a vacina pode ajudar a prevenir a reinfecção e diminuir o risco de ficar doente novamente.

Além disso, alguns estudos sugerem que a vacina pode prevenir a reinfecção em pessoas que já foram expostas ao vírus. Do mesmo modo, ela pode reduzir o risco de infecção em pessoas sem histórico de exposição.

A vacina deve ser oferecida a todas as pessoas, independentemente do histórico de infecção sintomática ou assintomática anterior. É o que defende Miriam Smith, chefe de doenças infecciosas do Long Island Jewish Forest Hills em Queens, Nova York.

Apesar disso, as autoridades sanitárias acreditam que as pessoas que já foram infectadas com o novo Coronavirus podem esperar até quase 90 dias após sua infecção para serem vacinadas.

  Continua Depois da Publicidade  

Ministério da Saúde pretende vacinar toda a população até 2022

A vacinação no Brasil começou no último dia 17 de janeiro. O Ministério da Saúde diz que a expectativa é que a população brasileira esteja inteiramente vacinada apenas no ano que vem.

De acordo com o plano apresentado pelo Ministério da Saúde, a vacinação acontecerá em 4 fases. Segundo informações do governo, em cada etapa serão atendidos determinados tipos de públicos.

Como você está se preparando para tomar a vacina? Já teve COVID-19 e pretende se vacinar? Conte para a gente nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 3,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário