Por Que Comer um Doce e Beber um Copo d’água É Muito Pior do que Comer Dois Doces?

Especialista:
atualizado em 29/01/2020

Você é um daqueles que sempre bebe um copo de água quando come algo doce como um pedaço de bolo ou um donut? Se a resposta for afirmativa, temos boas e más notícias. A má notícia é que um novo estudo acaba de descobrir que a água está fazendo com que o donut engorde muito mais.

A boa notícia é mais relativa, mas tudo depende de como está o seu otimismo. Comer um donut e beber uma água é muito pior do que comer dois donuts sem beber. Esta conclusão aparentemente tão contraintuitiva acabou de ser publicada na revista Clinical Nutrition ESPEN e baseia-se no estudo do modo como o nosso corpo absorve açúcar.

Os responsáveis pelo estudo da Universidade de Kom (Suriname) escolheram o donut para teste, mas ele realmente se aplica a qualquer sobremesa ou doce. O experimento consistiu em medir se o consumo de água influencia os níveis de glicose pós-prandiais (açúcar no sangue imediatamente após uma refeição). Este indicador é importante porque nosso organismo armazena o excesso de açúcar como gordura e também influencia os problemas de saúde derivados do excesso de açúcar na dieta, como a diabetes.

Para o teste, foram selecionados 35 voluntários e divididos em 5 grupos. Ao grupo A, foi dado um donut cheio de geléia de frutas. Os grupos B, C e D receberam o mesmo donut acompanhado de uma garrafa de água com instruções para beber meia hora antes de comer o donut, durante ou meia hora depois. O último grupo (E) comeu dois donuts separados por um intervalo de meia hora. Todos eles passaram por várias medições de glicose no sangue antes, durante e até 150 minutos após o experimento.

Os resultados são mais que interessantes. Basicamente, a água ajuda o organismo a absorver a glicose de forma mais eficaz, aumentando os níveis de glicose no sangue pós-prandial. Na verdade, sobe tanto que é pior comer um donut com água do que dois deles sem água.

A cena muda quando bebemos a água meia hora antes ou meia hora depois. A recomendação dos cientistas para minimizar o efeito da água quando comemos doces é beber meia hora depois da sobremesa. Dessa forma, minimizamos seu impacto na glicemia pós-prandial.

Mas vale dizer que minimizar os efeitos não significa que os estamos cancelando, afinal, nós estamos comendo uma sobremesa de qualquer forma, mas pelo menos não engordará mais do que deveria por conta própria.

Você costume comer bolos e doces acompanhando um copo d’água ou puro? Conseguia imaginar o resultado dessa pesquisa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário