Por Que a Melancia é o Mais Novo Superalimento

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

É verdade que o índice glicêmico da melancia é aparentemente taxado como elevado, mas não deixe que essas taxas te afastem dessa super fruta para a sua saúde e boa forma. Apesar da glicose proveniente na fruta ser absorvida rapidamente, novas pesquisas têm revelado que em relação à composição corporal e construção de seus músculos, ela não deve ser deixada de lado. Muito pelo contrário. Confira por quê.

A melancia é uma fruta rica no aminoácido L-citrulina, que de acordo com pesquisadores da Sorbonne University tem um efeito substancial na composição corporal. A substância tem uma habilidade quase mágica de amenizar o processo de envelhecimento, que diminui a massa muscular com o passar dos anos.

O estudo, publicado no Journal of Nutrition, descobriu que quando comparada a outros aminoácidos, a L-citrulina presente nesta fruta suculenta ajuda a queimar mais 13% de gordura corporal, ao mesmo tempo em que constroi 9% de massa muscular. Resultados realmente incríveis, não é mesmo?

Além da presença deste aminoácido, vale ressaltar outro papel da melancia que também ajuda nos processos de manutenção da massa muscular e queima de gordura. Normalmente, à medida em que você envelhece, o número de mitocôndrias em seu organismo vai decaindo. Isso causa uma diminuição da massa muscular, cedendo terreno à gordura e proporcionando aspectos corporais pelos quais tantas pessoas ficam aterrorizadas (a popular barriga de chopp, o corpo de paizão).

No entanto, o consumo de melancia aumenta a produção de proteínas regenerativas que constroem músculos e reparam a quantidade de mitocôndrias no organismo, mesmo com o envelhecimento, o que permite que elas produzam mais energia e ainda queimem mais gordura.

Certamente a sua marmiteira nunca mais estará completa sem algumas fatias de melancia a partir de agora, certo? Aproveite esse poder mágico recém descoberto pelos pesquisadores e cuide do seu corpo. Confira algumas receitas de suco detox com melancia aqui para te ajudar a emagrecer e rejuvenscer seu corpo.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você tem o costume de consumir bastante melancia em seu dia a dia? De que forma a consome com maior frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,80 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário