Pressão 15×10 é perigoso? O que fazer?

Especialista da área:
atualizado em 17/07/2021

A famosa “pressão alta” tem nome: Hipertensão Arterial Sistêmica. Trata-se de uma doença silenciosa que faz parte de um grupo específico chamado “Doenças Crônicas Não Transmissíveis”, classificado assim pelo Ministério da Saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Quem tem pressão alta?

Quando o debate entra em hipertensão arterial, é um pouco difícil de dizer. A doença não tem predileção por gênero masculino ou feminino, etnia (branco, negro, pardo, etc.), peso (gordo ou magro) ou hereditariedade.

O que se sabe é que existem diversos meios de se desenvolver a hipertensão arterial. Frequentemente ela é associada a distúrbios metabólicos, alterações funcionais ou estruturais de órgãos ou, ainda, pela influência de certos fatores de risco como:

  • Hereditariedade: que, embora não seja o real motivo tem sua parcela de predisposição.
  • Obesidade: onde o acúmulo de gordura pode ser prejudicial e influenciar em alterações de pressão na circulação sanguínea, visando nutrir toda a massa corporal.
  • Dislipidemia: onde o aumento de colesterol é capaz de favorecer ainda mais a instalação de doenças cardíacas e predispor o indivíduo com essa característica a infartos ou AVC’s.
  • Intolerância à glicose ou diabetes: em ambos os casos há ausência do bom funcionamento do hormônio insulina, que predispõe o indivíduo ao aumento gradual de peso.
  • Dieta: o consumo de muito sódio acaba sendo capaz de influenciar diretamente no aumento da pressão arterial e no descontrole de doenças cardiovasculares. A recomendação da Organização Mundial de Saúde é que ele seja menor do que 2g ao dia (ou menor do que 5 g de sal)
  • Alcoolismo: a ingestão de álcool em abundância e de maneira crônica é fator predisponente para o aumento da pressão arterial.
  • Sedentarismo: indivíduos pouco ativos (os considerados sedentários são aqueles que não praticam ao menos 150 minutos de atividades físicas semanais) possuem mais predisposição para o aumento de pressão arterial.
medico medindo pressão da pessoa

Geralmente, o quadro de hipertensão arterial é aparente quando, durante a aferição, temos um valor igual ou superior ao de 14×9 (ou 140×90 mmHg). Isso significa que ter a pressão 15×10 é perigoso, mas o diagnóstico preciso é realizado através de um controle no consultório e em casa (também durante o sono) para confirmação.

No entanto, quando os valores ultrapassam 14×9 (140x90mmHG) na primeira consulta, o Ministério da Saúde aconselha iniciar o tratamento medicamentoso e acompanhar sua redução levando em consideração a certificação dos seguintes parâmetros:

  • Que antes da aferição o paciente não esteja com a bexiga cheia;
  • Que não tenha praticado exercícios até 60 minutos antes;
  • Que não tenha ingerido bebidas alcóolicas, café ou qualquer outro alimento nos últimos 60 minutos;
  • Que não fumou há pelo menos 30 minutos;

Classificação e situações adversas 

Como dito anteriormente, existem diversas causas para o aumento da pressão arterial, o que faz com que seus limites normais sejam um tanto quanto personalizados. No entanto, na maioria dos casos os profissionais da saúde seguem os seguintes parâmetros:

Veja abaixo a mesma informação da ilustração acima, em outro formato:

ClassificaçãoSistólica mmGhDiastólica mmGh
Pressão arterial normalAbaixo de 120Abaixo de 80
Pressão elevada120-129Abaixo de 80
Hipertensão estágio 1130-13980-89
Hipertensão estágio 2140 ou acima90 ou acima
Crise hipertensivaAcima de 180Acima de 120
Fonte: American Heart Association (AHA)

O que acontece quando se tem pressão alta?

No Brasil, aproximadamente 32,5% (36 milhões de pessoas adultas) dos habitantes do país são portadores de Hipertensão Arterial. Dessa porcentagem, mais de 60% são idosos e 50% desses indivíduos acabam contribuindo de forma direta ou indireta no aumento dos números de pessoas que morrem com doenças cardiovasculares todos os anos. Sendo assim, é claro que apresentar uma pressão 15×10 é perigoso.

Um dos principais problemas vinculados ao aumento da pressão arterial é a distensão de vasos sanguíneos. Esses vasos, geralmente recobertos por uma camada externa e outra interna de característica fina e delicada, acabam sendo lesionados durante a circulação mais vigorosa, e em alguns casos, acabam se rompendo.

Quando o rompimento desses vasos não acontece, uma outra situação é possivelmente esperada: seu endurecimento, estreitamento e consequente favorecimento ao acúmulo de gordura e trombose, ambos prejudiciais para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Quando um vaso “entope” ou obstrui próximo ao coração, o indivíduo sofre com angina, o que antecede o infarto. Próximo ao cérebro, o vaso obstruído leva ao famoso “derrame”, também conhecido Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Já próximo aos rins, ele interrompe o bom funcionamento da filtração glomerular – que visa eliminar as toxinas do organismo através da urina – ou até mesmo interrompem seu funcionamento por completo, favorecendo ainda mais o surgimento de doenças potencialmente letais.

Uma pressão arterial má controlada pode lesionar os órgãos internos, levar à perda de visão e até mesmo a amputação de membros.

problemas de pressão alta2

Por que pressão 15×10 é perigoso?

Dificilmente os sintomas estarão aparecendo durante o dia a dia para mostrar que a doença está instalada. As dores na nuca, a tontura e o mal-estar só aparecem quando a condição já está em uma fase bem avançada, o que dificulta o prognóstico e o sucesso do tratamento.

Afinal, a pressão arterial é consequência da “força” que o sangue faz contra as paredes dos vasos para conseguir circular pelo organismo inteiro. O coração bombeia de 5 a 6 litros de sangue por minuto que, por sua vez, se encarrega de nutrir os demais órgãos e auxiliá-los a desempenhar suas funções.

Em 90% a 95% dos casos, é muito difícil descobrir a causa exata da hipertensão. Mas uma coisa é certa: os maus-hábitos são precursores da doença. Para evitar o perigo, é preciso:

  1. Manter um nível de atividade física diária por pelo menos 30 minutos (150 minutos semanais, pela Organização Mundial de Saúde);
  2. Evitar a obesidade ou o ganho excessivo de peso;
  3. Evitar o consumo exagerado de bebidas alcóolicas ou fumo;
  4. Reduzir alimentos gordurosos (incluindo frituras e doces);
  5. Evitar o excesso de sal (não mais que 5 g ao dia, o correspondente a 2 g de sódio);
  6. Reduzir o estresse (um dos principais causadores do aumento da pressão arterial com potencial de desencadear mal-estar e anteceder infarto em situações agravantes);
  7. Solicitar acompanhamento contínuo.

Infelizmente, o aumento da pressão arterial é uma doença que não tem cura. É como um balanço natural do organismo que somos obrigados a manter e muitas vezes o negligenciamos.

É preciso lutar para o combatê-la com todas as forças, e caso necessário contar com a ajuda de medicamentos específicos. A adoção de bons hábitos diários é capaz de reduzir significativamente a pressão arterial e servir de prevenção a diversas outras doenças. Que tal mudar de vida hoje?

  Continua Depois da Publicidade  

Vídeo

Você já imaginava que apresentar uma pressão 15×10 é perigoso? Da última vez que mediu sua pressão, qual foi o resultado? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (54 votos, média 3,96)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

45 comentários em “Pressão 15×10 é perigoso? O que fazer?”

  1. Bom dia,fiz mapeamento ,no início 14/9 13/9 Depois 12/8 comi uma feijoada no domingo e na segunda diarréia e a pressão estava 16/10 fui na clínica e estava 14/9 mas acho que a minha é emocional, fico com medo dela subir e como fico sozinha na parte da manhã fico ansiosa,vou dia 27 ao médico pra saber o diagnóstico, e meu triglicérideo estava muito alto,não sei se isso influencia na pressão.

    Responder
    • Nunca tive problema de pressão hj fui ao médico devido um dor intestinal e me deparei com minha pressão 15×10.
      Será que o motivo dela pode ser devido a dor intestinal?

      Responder
  2. i bom dia já faz algum anos que tomo remédio de pressão essa semana ficou fora do normal fui pro médico com muita tosse que já faziam vários dias quando cheguei o médico mediu a pressão está bem alto 240 por 140 não acreditei mas estou de repouso até passar no cartologista

    Responder
    • Olá! Tenho a pressão arterial normal não faço uso de medicamento, mas hoje depois do almoço comecei a me sentir mal com sonolência e mal estar , e agora a noite fui verificar a pressão e ..10x 15 fiquei surpresa e apreensiva

      Responder
  3. Aferir a minha pressão de manhã cedo quando acordei estava 13 por 9 agora a noite está 15 por 10 Além disso eu estou sentindo umas pontadas no lado esquerdo do peito o que devo fazer

    Responder
    • Todos devem ter um aparelho de medir pressão arterial de braço calibrado em casa, ( o de pulso nem todos funciona) e é muito importante calibrar o aparelho. E também um aparelho que mede a saturação. Medir diabete e colesterol antes que seja tarde. Ter uma alimentação anti-inflamatória, se livrar de obesidade, não beber, não fumar, caminhada 30 minutos diários ou 7 minutos subindo escada devagar ( cálculo 14 andares) sem bolsas roupas leves e tênis, com foco todos os dias sem falhar nenhum, se PREVENIR ; Porque a doença é desesperador.

      Responder
    • sim! você deve procurar um médico para que este possa avaliar o seu caso e assim passar o tratamento adequado para solucionar este problema .

      Responder
  4. Tomei um susto quando médico aferiu a minha pressão
    15/10.Porque sempre tive pressão normal. Estou fora do Peso,agora é correr atrás do prejuízo URGENTE.

    Responder
    • Oiii eu estava com dor na nuca, a dois dias fui ao médico cardiologista, onde foi feito um cardiograma e descobri que estou hipertensa já comecei a tomar o remédio mas ainda continua a dor!!! Acho muito sério pois pode ser até início de derrame !!

      Responder
  5. Tomo a losartana de 50 mg (só tomo na parte da manhã), minha pressão com isso fica entre 12 x 8 e 11 x 7
    hoje tomei o remédio e a minha pressão está agora a tarde está está 15 x 10.
    posso tomar outro remédio agora na parte da tarde, já que tomo só de manhã ?

    Responder
    • Oiê , faça como eu tome de 12 em 12 horas . A minha ficava a 15/10 agora está a 10/07. E olha que estou tomando sibutramina . Comece de 12/12 e vai melhorar

      Responder
  6. A minha pressão e normal mais aa.vezes varia entre 13.9 hj mesmo fui fazer um eletrocardiograma e deu 15.10 não sei se foi o nervosismo porque messo sempre e nunca deu isso o que pode ser

    Responder
  7. Descobri recentemente que sou hipertensa, pois vinha apresentando 18/11 por alguns dias….até que passei em consulta e recebi a notícia que sou hipertensa. Estou tomando acertyl 10mg , no entanto a pressão não baixa mais que 14/9 e fica oscilando entre 15/10, 16/9 tenho retorno médico amanhã para ver como meu organismo se comportou com a medição. Para mim é tudo novo, pois convivia com os sintomas, o que fiquei sabendo é muito perigoso, agora estou um pouco assustada e espero que possa controlar minha pressão o mais rápido possível para voltar a viver sem este medo.

    Responder
    • Eu tenho pressão alta minha pressão ja foi a 30 x19 fiquei uma noite no hospital e depois fui liberada pensei que ia morrer porque não sentia minhas pernas e não conseguia falar mas graças a Deus ficou tudo bem agora controlo com remédio

      Responder
  8. Eu saí hoje e almocei no comércio em um restaurante, e notei que o almoço estava alto de sal mesmo assim não liguei, e pra piorar comi pastel de queijo, tomei cafezinho, minha pressão chegou a 18×11, fiquei preocupado tomei dois litros de água pra eliminar o sódio e Irineu bastante e ela baixou.

    Responder
  9. A última vez que a minha pressão foi MT alta foi na gestação foi a 22/10 de quinta passada até hj tá visão toda turva sensação de desmaio , fui medir tá 15/10 eu não tomo medicamento das que ganhei minha menina parei por conta

    Responder
  10. A minha hoje esta 15×80 mas devido alguns momentos de triste noticias, não sei se isso influenciou,costumo tomar chá de cidreira,erva doce e camomila.

    Responder
  11. oi medi hoje ela tava 15×10..eu tomo remédio todo os dias de manhã e a tarde cloridato propanolol e lozartana.. daí a pressão fica 12×8…mais daí fiquei um dia sem tomar remédio pra ver se fica boa….mais não.. ela já fica 15 a 16×10

    Responder
    • A minha pressão ontem foi a 16×11 ela sempre aumenta a noite,as vezes ela está em 14×9 mas ontem fiquei com dor nas pernas

      Responder