Queijo Pode Ser Peça Chave Para Metabolismo Mais Rápido e Vida Longa, Afirma Estudo

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Você é daqueles que se derrete quando vê um queijo saboroso pela frente, mas fica com medo de comer o alimento por achar que isso pode prejudicar a sua boa forma? Pois trate de ficar feliz, que hoje a gente traz uma boa notícia para você: de acordo com recente pesquisa, o queijo é importante para acelerar o metabolismo – o que também deixa a queima de calorias mais rápida -, reduzir a obesidade e proporcionar uma vida mais longa.

O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, que partiram do fato de que apesar de manter uma dieta rica em gorduras saturadas, os franceses estão propensos a terem vidas longas e saudáveis. Eles gozam de um índice baixo de doença arterial coronária e possuem uma expectativa de vida que chega aos 82 anos de idade, ao mesmo tempo em que consomem 23,9 kg de queijo a cada ano.

Para fazermos uma comparação, os ingleses sofrem duas vezes mais com doenças cardiovasculares do que os franceses, têm a expectativa de vida na faixa dos 81 anos e comem 11,6 kg de queijo anualmente.

Enquanto trabalhos científicos realizados anteriormente já tinham se focado no consumo de vinho, a pesquisa dinamarquesa consistiu em produtos laticínios fermentados, como é o caso do queijo.

Para chegar ao resultado, a cientista de alimentos da Universidade de Aarhus, Hanne Bertram, analisou amostras de urinas e fezes de 15 homens. Alguns deles seguiam uma dieta com a presença de leite e queijo e outros tinham uma alimentação que contemplava manteiga, mas sem nenhum outro tipo de produtos laticínios.

Ao fazer a verificação foi que a pesquisadora descobriu a presença de ácido burítico, uma substância que já foi relacionada ao aumento da velocidade do metabolismo e à redução da obesidade.

O estudo foi publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry (Jornal de Química Alimentar e da Agricultura, tradução livre).

Por mais que a pesquisa tenha sido executada em pequena escala, vale ressaltar aqui que ela não é a primeira que indicou a existência de uma conexão entre o consumo de queijo e os bons índices de saúde da população francesa.

No ano de 2012, outro estudo demonstrou que comer especificamente o queijo Roquefort – de origem francesa, produzido a partir do leite de ovelhas e composto por fungos – protege contra doenças cardiovasculares, contribuindo assim com a melhoria da saúde e a longevidade.

Essa pesquisa foi realizada pelos cientistas Dr. Ivan Petyaev e Dr Yuriy Bashmakov, que afirmaram que o queijo, conhecido por trazer veias verdes em sua aparência, possui propriedades especificamente anti-inflamatórias que contribuem com a saúde do povo francês.

Conforme relatou a dupla, as observações feitas por ele indicaram que somente o consumo de vinho tinto não pode explicar a redução da mortalidade cardiovascular nos franceses.

“Nossa hipótese é que o consumo de queijo pode contribuir para esse quadro francês. Queijos com fungo, incluindo o Roquefort, podem ser ainda mais favoráveis à saúde cardiovascular”, escreveram os pesquisadores em seu trabalho científico.

Você acredita que o consumo de queijos pode ser realmente benéfico? É um consumidor frequente de queijos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário