Receita de bolo com farinha de maracujá sem glúten e sem açúcar

Especialista da área:
atualizado em 15/12/2020

Não é difícil encontrar pessoas que tenham restrições em sua alimentação, por uma questão de escolha ou de saúde. Por exemplo, alguns cortam o açúcar para controlar o peso e outros não ingerem glúten pois têm a doença celíaca ou outra condição que impede de consumir a proteína.

Para quem é uma ou convive com essas pessoas, preparar uma refeição pode ser um desafio. Por isso, vale muito a pena ter em mãos receitas com adaptações voltadas para essas restrições. Como um bolo com farinha de maracujá sem glúten e sem açúcar para o café da tarde.

  Continua Depois da Publicidade  

Aliás, você sabia que dá para aprender como fazer a sua própria farinha de maracujá? Claro que se não estiver com muito tempo, você sempre pode comprar o ingrediente já pronto.

Independente disso, o que você precisa saber é que essa delícia de bolo sem glúten e sem açúcar tem muito gosto de maracujá. Além da farinha da fruta, o prato leva suco de maracujá para o bolo e a calda e a polpa da fruta para a calda.

E aí? Vamos aprender como preparar o bolo com farinha de maracujá sem glúten e sem açúcar? Não perca tempo e aproveite agora mesmo, pois as instruções estão logo abaixo:

Bolo de maracujá

Bolo com farinha de maracujá sem glúten e sem açúcar

Uma delícia sem adição de açúcar e sem glúten para o café da tarde. Quem gosta de maracujá vai amar!
3.79 de 14 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 50 mins
Tempo Total 1 hr
Refeição Café da manhã, Lanche
Rendimento 12
Calorias 176 kcal

Equipamento

  • Tigela
  • Forma de bolo
  • Panela

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Preaquecer o forno em fogo médio. Juntar duas xícaras de xilitol, as farinhas, as raspas de limão e o sal em uma tigela. Misturar.
  • Adicionar os ovos, o óleo de coco e ¼ de xícara de suco de maracujá aos poucos, mexendo sempre, até formar uma massa homogênea. Acrescentar o fermento por último e misturar delicadamente.
  • Despejar o bolo em uma forma untada e levar ao forno para assar por aproximadamente 40 minutos.
  • Para fazer a calda, levar uma xícara de xilitol ao fogo e mexer até dourar ligeiramente, mas sem deixar atingir o ponto de calda. Adicionar a ½ xícara de suco de maracujá concentrado e mexer até engrossar.
  • Desligar o fogo e acrescentar as duas polpas de maracujá. Despejar a calda por cima do bolo ainda quente.

Notas

  • Para garantir que a receita realmente não tenha glúten, leia detalhadamente as informações das embalagens de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) usados na receita.
  • O número de porções do bolo e o teor de caloria por porções depende do tamanho em que você cortar cada fatia.
  • Você pode trocar o suco de maracujá do bolo (não da calda) por água.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Bolo com farinha de maracujá sem glúten e sem açúcar
Quantidade por Porção
Calorias 176 Calorias da Gordura 90
% Valores Diários*
Gordura Total 10g15%
Gordura Saturada 5g25%
Gordura Trans 1g
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 1g
Colesterol 27mg9%
Sódio 313mg16%
Potássio 90mg2%
Carboidratos 20g7%
Fibras 3g12%
Açúcar 3g
Proteína 4g8%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave bolo com farinha de maracujá, bolo sem açúcar, bolo sem glúten
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

3.79 de 14 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário