Farinha de Maracujá Emagrece? Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 11/03/2020

O maracujá é uma fruta nativa do Brasil, que traz diversos benefícios para a saúde do intestino, insônia, para o sistema cardiovascular e até para a redução da ansiedade. Além disso, a farinha de maracujá emagrece por conta da presença de uma fibra chamada pectina, que reduz a absorção de alguns nutrientes e proporciona sensação de saciedade ao organismo.

Outra função dessa fibra é reduzir a velocidade da entrada de glicose no sangue, retardando assim a fome.

A promessa é que a farinha de maracujá emagrece mesmo, especialmente se for acompanhada da prática de exercícios físicos e de uma dieta hipocalórica, ou seja, uma alimentação que contenha poucas calorias.

Composição da farinha de maracujá

Um estudo publicado na Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais revelou alguns itens que compõem uma porção de 30 gramas de farinha de maracujá. É possível encontrar no ingrediente 6,33 g de carboidratos; 1,8 g de proteínas; 0,63 g de gordura e 18,6 g de fibras.

Diabetes 

A farinha de maracujá emagrece e ainda é benéfica para os pacientes que possuem diabetes, já que trabalha de maneira contrária à presença de glicose no sangue.

Um estudo publicado em outubro do ano de 2011 no Journal of Medicinal Food (Jornal da Alimentação Medicinal, tradução livre) entendeu que a ingestão da farinha de maracujá pode ser benéfica para o tratamento contra diabetes do tipo 2 justamente por conta da presença de pectina em sua composição.

Durante a pesquisa, ratos consumiram a pectina por cinco dias. A substância ajudou a diminuir o nível de açúcar no sangue desses animais e diminuiu seus níveis de triglicerídeos, que quando encontrados em grande quantidade pode aumentar o risco de doenças no coração.

No organismo humano, a pectina forma um gel e dificulta a absorção de carboidratos como a glicose.

Em um teste de sangue realizado com uma pessoa com diabetes que estava ingerindo a farinha de maracujá, foi constatado que o nível de glicose baixou de 175 para 148.

Benefícios da farinha de maracujá

Além de que a farinha de maracujá emagrece e é eficiente no tratamento contra diabetes, ela  possui outros benefícios. Um deles é a enorme quantidade de fibras presentes em sua composição: o teor corresponde a 74% do que uma pessoa deve consumir diariamente.

O ingrediente ainda oferece em sua composição 3,5% da quantidade de proteínas que precisamos consumir todos os dias, 2% de carboidratos e 1% de gorduras.

Ela também é rica em potássio, substância que é importante para a regulação da pressão arterial e para o funcionamento do coração e dos rins.

A vitamina B3, também conhecida como niacina, encontrada no alimento, ajuda a manter o bom desempenho da circulação no sangue, é benéfica para a pele e auxilia o processo digestivo no organismo.

A farinha de maracujá oferece o ferro ao organismo, substância que atua na formação de hemoglobina (importante para o transporte de oxigênio ao corpo humano), na função muscular, na função cerebral, no alívio de sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) e faz bem para o cabelo, pele e unhas.

Outro elemento importante para a saúde do organismo que pode ser encontrado na farinha de maracujá é o cálcio. Ele contribui com a saúde dos ossos, dentes e gengivas, auxilia na contração muscular, na coagulação sanguínea e é importante no processo digestivo, tendo em vista que ativa enzimas que trabalham na digestão de gorduras no organismo.

Há também o fósforo que beneficia o corpo humano de diversas maneiras como na saúde dos ossos e dos dentes, na digestão, formação óssea, reparação de células e excreção. A falta desse nutriente pode causar problemas como fraqueza, cárie nos dentes e desconforto nas articulações.

Onde encontrar

A farinha de maracujá pode ser encontrada em lojas fitoterápicas e farmácias. O preço de 1 quilo do ingrediente pode sair por R$ 40.

Também é possível preparar o alimento em casa. Confira abaixo como fazer farinha de maracujá:

Ingredientes: 

  • Seis maracujás.

Modo de preparo:

Deixar as frutas de molho por 15 minutos em 1 litro de água com uma colher de sopa de água sanitária. Na sequência, lavar as frutas em água corrente e tirar as polpas. Cortar as cascas em tiras e deixar no forno médio durante meia hora. Depois que esfriar, bater no liquidificador até adquirir a consistência de farinha. Por fim, peneirar.

O alimento deve ser consumido em até três meses. Em duas colheres de sopa de farinha de maracujá são encontradas 37 calorias.

Como usar 

A farinha de maracujá pode ser consumida juntamente com as demais refeições. A recomendação é adicionar um pouco do ingrediente em um copo de leite ou suco e ingerir. A indicação é que a ingestão máxima por dia da farinha seja de 30 gramas.

Quem tem intimidade com a cozinha e gosta de reinventar receitas incorporando alguns ingredientes mais saudáveis, certamente irá aprovar essa receita de pão com farinha de maracujá:

Ingredientes: 

  • 1 copo de água;
  • 1 ovo;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal;
  • 2 colheres de sopa de adoçante dietético para culinária forno e fogão;
  • 2 copos de farinha de trigo especial;
  • 3 colheres de sopa de farinha de maracujá;
  • 1 copo de farinha de centeio;
  • ¼ copo de sementes de linhaça;
  • 2 ½ colheres de chá de fermento biológico seco instantâneo.

Modo de preparo: 

Separar todos os ingredientes secos e misturar. Adicionar os outros ingredientes e misturar novamente até conseguir uma massa firme e homogênea. Deixar de lado durante 20 minutos para que a massa cresça. Colocar em uma forma de pão e assar em forno médio durante aproximadamente 50 minutos.

Outros benefícios do maracujá

A fruta que dá origem à farinha também é importante para a saúde. Por conta de substâncias químicas e ácidas presentes em sua casca, o maracujá proporciona alívio aos pacientes que sofrem com ataques de asma.

Para as pessoas que sofrem de insônia, o chá feito a partir da fruta pode atuar como um sedativo natural que causa sono.

Por conta de possuir um alto teor de fibras solúveis, o maracujá também contribui com a digestão do organismo. Além disso, por possuir ferro e vitamina C, que aumenta a absorção de ferro no corpo, o maracujá ajuda a aumentar a produção de sangue.

O alimento pode fazer parte de diversas dietas, inclusive das pessoas que desejam perder peso, já que é uma fruta pouco calórica possuindo apenas 17 calorias por unidade.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já tinha ouvido falar que a farinha de maracujá emagrece? Tem vontade de utilizá-la na sua cozinha para ajudar a perder peso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média: 4,10 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “Farinha de Maracujá Emagrece? Benefícios e Dicas”

  1. consegui emagrecer 26 quilos em 4 meses usando farinha de maracuja. essa farinha é realmente muito bos