Em uma dieta para emagrecer ou reeducação alimentar, nem sempre a melhor saída é privar-se 100% dos docinhos que gosta. Isso porque a vontade pode chegar a um nível extremo, ao ponto da pessoa não aguentar mais, se encher da guloseima e colocar os esforços da dieta a perder.
Portanto, mais inteligente do que isso é procurar uma versão light da sobremesa em questão. Assim, a pessoa sacia a vontade pelo docinho, ao mesmo tempo em que não prejudica tanto o seu processo de emagrecimento.
Por exemplo, bateu a vontade de comer um bolo no café da tarde? Então, opte por uma receita de bolo light, como é o caso do bolo de iogurte light de limão. Além de light e fofinho, a receita também é sem glúten e sem lactose.
Ou seja, é uma opção não apenas para quem não quer engordar, como também para quem sofre com intolerância à lactose, doença celíaca ou alguma outra condição de saúde que impeça a ingestão do glúten.
Por incrível que pareça, a receita não é muito difícil de fazer! Em menos de uma hora, essa delícia já fica pronta!
Que tal conferir como faz? Então, fique atento ao passo a passo do bolo de iogurte light de limão que está logo a seguir:
Bolo de iogurte light de limão
Equipamento
- Batedeira
- Forma redonda
- Panela
Ingredientes
- 3 gemas de ovos
- ½ xícara adoçante culinário (100 gramas)
- ¼ xícara óleo de coco (60 ml)
- 170 ml iogurte desnatado zero lactose
- 2 colheres de sopa limão (suco da fruta espremido na hora)
- ½ xícara farinha de arroz (85 gramas)
- ½ xícara amido de milho (55 gramas)
- ¼ xícara polvilho doce (35 gramas)
- 3 claras de ovos
- ½ colher de sopa fermento em pó sem glúten
- 200 ml leite de coco
- 2 colheres de sopa açúcar demerara
- 2 colheres de sopa amido de milho (para a cobertura)
- 1 colher de sopa limão (suco da fruta espremido na hora, para a cobertura)
Instruções
- Preaquecer o forno em 180º C. Juntar as gemas, o açúcar e o óleo de coco na batedeira. Bater por três minutos. Adicionar o iogurte sem lactose e bater novamente.
- Acrescentar o suco de limão e mexer. Despejar a farinha, o amido de milho e o polvilho doce. Misturar com a espátula e bater outra vez com a batedeira.
- Adicionar o fermento e mexer bem até incorporar, porém, delicadamente.
- Bater as claras de ovos em neve e juntar aos poucos à massa, mexendo delicadamente.
- Despejar a massa em uma forma redonda untada com azeite e polvilhada com farinha de arroz. Levar ao forno para assar por 30 a 35 minutos.
- Enquanto o bolo assa, fazer a cobertura: adicionar o leite de coco, o açúcar e o amido de milho em uma panela. Levar ao fogo e mexer até engrossar.
- Tirar do fogo e adicionar o suco de limão. Reservar.
- Após tirar o bolo do forno e o mesmo esfriar, despejar a cobertura por cima. Se quiser, decore com algumas raspinhas de limão.
Notas
- Se quiser uma receita sem glúten e/ou sem lactose, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten e/ou lactose.
- Recomenda-se usar uma forma com 18 cm de diâmetro.
- O bolo dura fora da geladeira por até quatro dias.
- Você pode usar açúcar demerara ou açúcar mascavo no lugar do adoçante, mas essa substituição adicionará calorias à receita.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?