Receita de caldo de carne caseiro com tempero natural

Especialista da área:
atualizado em 04/06/2021

Quantas vezes você não se deparou com receitas de sopa, risotos ou outros pratos que pedem caldo de carne? Certamente muitas. E é bem provável que você tenha recorrido a um daqueles caldos de carne industrializados, de cubinho ou tablete, que encontramos facilmente no mercado.

  Continua Depois da Publicidade  

O problema é que esses produtos contêm muito sódio e, como não deve ser novidade para você, os alimentos ricos em sódio exigem bastante cautela porque fazem mal para a nossa saúde.

Então, a solução seria não usar mais esse ingrediente? Não necessariamente! Sabia que você pode preparar um caldo de carne caseiro com tempero natural para utilizar nos seus pratos?

Assim, dá para ter um prato com bem menos sódio, porém, sem perder em gosto. A opção caseira que vamos te mostrar hoje é feita com ossobuco e vegetais cheios de sabor como cebola, tomate, salsinha, pimenta-do-reino, pimenta-do-reino, tomilho e louro.

Aprenda como fazer o caldo de carne caseiro com tempero natural agora mesmo! A lista completa com os ingredientes e o passo a passo da receita estão logo a seguir:

Caldo de carne

Caldo de carne caseiro com tempero natural

Troque os caldos industrializados por uma versão caseira mais saudável. Com temperinhos gostosos!
5 de 2 votos
Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 6 hrs
Refeição Acompanhamento
Culinária Brasileira
Rendimento 10
Calorias 150 kcal

Equipamento

  • Forma grande
  • Caldeirão fundo
  • Coador grande

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Com exceção da água, colocar todos os ingredientes em uma forma grande e levar ao forno até que os legumes caramelizem e a carne ou os ossos estejam assados. Isso pode levar cerca de 40 minutos no forno alto.
  • Então, transferir tudo para um caldeirão fundo. Despejar uma xícara de água no fundo da forma para limpá-lo, pois o escuro que fica no fundo abriga sabores que deverão ser agregados ao caldo.
  • Colocar esse conteúdo do fundo da forma no caldeirão e completar com a água fria. Levar o caldeirão ao fogo, na chama mais baixinha possível do fogão. O cozimento lento vai levar o sabor dos ingredientes ao caldo.
  • Cozinhar assim, devagarzinho, até o caldo reduzir a ¼. Após, coar (não se esqueça de remover o louro) e deixar esfriar. Será formada uma gordura sobre o caldo; assim que esfriar, você deve desengordurar (remover essa gordura).
  • Então, você pode congelar o caldo em potinhos, saquinhos ou em formas de gelo, no formato de cubinhos. Fica a seu critério.

Notas

  • A receita rende um total de dois litros de caldo. Ou seja, cada uma das 10 porções conta com 200 ml. Porém, você pode usar mais ou menos por vez, conforme o que pede o prato que você deseja preparar.

Informação Nutricional

Porção: 1Calorias: 150kcalCarboidratos: 8gProteína: 20gGordura: 4gGordura Saturada: 1gColesterol: 75mgSódio: 150mgPotássio: 578mgFibras: 2gAçúcar: 4gVitamina A: 3703IUVitamina C: 12mgCálcio: 74mgFerro: 1mg
Palavras Chave caldo de carne, caldo de carne caseiro, caldo de carne caseiro com tempero natural
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 votos
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário