Quantas vezes você não se deparou com receitas de sopa, risotos ou outros pratos que pedem caldo de carne? Certamente muitas. E é bem provável que você tenha recorrido a um daqueles caldos de carne industrializados, de cubinho ou tablete, que encontramos facilmente no mercado.
O problema é que esses produtos contêm muito sódio e, como não deve ser novidade para você, os alimentos ricos em sódio exigem bastante cautela porque fazem mal para a nossa saúde.
Então, a solução seria não usar mais esse ingrediente? Não necessariamente! Sabia que você pode preparar um caldo de carne caseiro com tempero natural para utilizar nos seus pratos?
Assim, dá para ter um prato com bem menos sódio, porém, sem perder em gosto. A opção caseira que vamos te mostrar hoje é feita com ossobuco e vegetais cheios de sabor como cebola, tomate, salsinha, pimenta-do-reino, pimenta-do-reino, tomilho e louro.
Aprenda como fazer o caldo de carne caseiro com tempero natural agora mesmo! A lista completa com os ingredientes e o passo a passo da receita estão logo a seguir:
Caldo de carne caseiro com tempero natural
Equipamento
- Forma grande
- Caldeirão fundo
- Coador grande
Ingredientes
Instruções
- Com exceção da água, colocar todos os ingredientes em uma forma grande e levar ao forno até que os legumes caramelizem e a carne ou os ossos estejam assados. Isso pode levar cerca de 40 minutos no forno alto.
- Então, transferir tudo para um caldeirão fundo. Despejar uma xícara de água no fundo da forma para limpá-lo, pois o escuro que fica no fundo abriga sabores que deverão ser agregados ao caldo.
- Colocar esse conteúdo do fundo da forma no caldeirão e completar com a água fria. Levar o caldeirão ao fogo, na chama mais baixinha possível do fogão. O cozimento lento vai levar o sabor dos ingredientes ao caldo.
- Cozinhar assim, devagarzinho, até o caldo reduzir a ¼. Após, coar (não se esqueça de remover o louro) e deixar esfriar. Será formada uma gordura sobre o caldo; assim que esfriar, você deve desengordurar (remover essa gordura).
- Então, você pode congelar o caldo em potinhos, saquinhos ou em formas de gelo, no formato de cubinhos. Fica a seu critério.
Notas
- Leia atentamente todas as informações presentes nas embalagens dos ingredientes usados na receita (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para garantir que eles realmente não têm glúten e/ou lactose. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten e/ou lactose, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece um aviso é colocado no rótulo.
- A receita rende um total de dois litros de caldo. Ou seja, cada uma das 10 porções conta com 200 ml. Porém, você pode usar mais ou menos por vez, conforme o que pede o prato que você deseja preparar.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?