16 Alimentos Ricos em Sódio Para Tomar Cuidado

Você certamente já deve ter ouvido falar que tudo em excesso faz mal. No entanto, existem substâncias que ao serem consumidas fazem muito mal ao organismo humano. Uma delas é o sódio, nutriente do qual vamos falar no artigo de hoje e você saberá quais são os alimentos ricos em sódio.

Para um adulto saudável, a quantia ideal indicada de ingestão nutriente é de 2300 mg diariamente. Para quem sofre com hipertensão, esse número cai para 1500 mg. Quando ele fica dentro dessa margem, obtém benefícios como o auxílio à contração muscular e à transmissão de impulsos nervosos, regulação do volume e da pressão arterial, equilíbrio dos fluidos corporais e manutenção de níveis regulares de pH sanguíneo, o que é um indicador da boa saúde.

Onde o perigo mora mesmo é quando essas 2300 mg diárias são ultrapassadas. É que ao ter muito sódio no organismo, a pessoa pode sofrer com problemas como hipertensão, pressão arterial alta, retenção de água, aumento do volume sanguíneo – o que dá mais trabalho para o coração na hora de mover esse sangue e gera mais pressão às artérias -, doença no coração, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.

Não precisamos nem dizer o quão importante é cuidar da alimentação e não exagerar nos alimentos ricos em sódio, não é mesmo? Para te auxiliar nesta tarefa, hoje trazemos uma lista com as comidas que contém altas taxas da substância, das quais você deve se afastar ou pelo menos diminuir a quantidade que consome pelo bem de sua saúde.

Lista de alimentos ricos em sódio

Tome cuidado com esses alimentos na sua dieta, especialmente com a frequência do consumo.

1 – Molho de soja

Apenas uma colher de sopa de molho de soja (shoyu) traz 902 mg de sódio. O molho shoyu provoca retenção de líquidos quando consumido em excesso.

2 – Bacon

Com suas 830 mg de sódio a cada porção de 100 g, que totalizam quase o limite diário de ingestão recomendado, o bacon não poderia ficar longe da lista dos alimentos ricos em sódio.

3 – Queijos

O queijo Roquefort traz 1809 mg de sódio a cada 100 g. Já o queijo parmesão contém 1529 mg a cada 100 g. Por sua vez, o queijo provolone vem com 876 mg em uma porção de 100 g e o queijo minas é composto por 1298 mg da substância por 100 g.

Até mesmo o queijo cottage, que marca presença em diversas receitas light, é rico em sódio: são 1 mil mg encontrados a cada porção equivalente a uma xícara.

4 – Refeições congeladas de mercado

Muito cuidado ao comprar refeições congeladas industrializadas. Algumas chegam a ter mais de 2000 mg de sódio. Estes estão entre os alimentos ricos em sódio que você realmente tem que evitar de comer com frequência.

5 – Cachorro quente

O valor final da quantidade de sódio presente em um cachorro quente dependerá da forma como ele é preparado e dos ingredientes que ele apresenta. Entretanto, acredita-se que uma unidade do sanduíche possa abrigar até 700 mg de sódio.

6 – Enlatados

Produtos industrializados são outros dos alimentos ricos em sódio. Por exemplo, uma sopa enlatada pode trazer até 1,3 mil mg do componente.

7 – Presunto

Somente uma fatia de 40 g de presunto apresenta 264 mg de sódio.

8 – Ketchup

O condimento usado para dar mais sabor aos lanches, salgadinhos e aperitivos também fornece boas doses do nutriente: são 150 mg a cada porção equivalente a uma colher de sopa.

9 – Pizza

Quem resiste a um suculento pedaço de pizza? Pois bem, antes de se deliciar com o quitute é importante saber que além de rica em calorias, ela também contém bastante sódio. Por exemplo, um pedaço de pizza de queijo têm 462 mg do composto.

Já uma fatia de pizza de calabresa é composta por 620 mg de sódio, enquanto uma fatia pizza de portuguesa traz 710 mg e uma fatia de pizza de frango com catupiry contém 339 mg da substância.

Obviamente, o valor varia de acordo com o modo de preparo e os ingredientes utilizados no preparo, como acontece com o cachorro quente, porém, os valores apresentados nos dão uma ideia de quanto o alimento pode ser rico em sódio.

10 – Pão francês

O clássico pãozinho francês também demanda atenção: é que somente uma unidade possui 304 mg do nutriente.

11 – Cereais matinais

Antes de escolher o seu cereal matinal, trate de analisar bem a tabela nutricional do produto e verificar a quantidade de sódio que ele carrega por porção. Isso porque algumas marcas trazem 300 mg por porção.

12 – Pão de queijo

O famoso e tradicional quitute da culinária mineira e brasileira também possui altas doses de sódio: afinal, 100 g contêm 678 mg.

13 – Salgadinhos

Ninguém nega que os salgadinhos são deliciosas, mas é bem verdade que eles também são lotados de sódio. Por exemplo, o salgadinho Doritos, da Elma Chips, contém 124 mg do composto a cada porção de apenas 25 g.

Já o salgadinho sabor cebola da marca Fofura é ainda mais rico em sódio: são 204 mg a cada 25 g.

14 – Pastéis

Quem não gosta de saborear um suculento pastel de feira? Pois é, mas antes de cair de boca na gostosura vale a pena conhecer o teor de sódio que ele traz. Por exemplo, 100 g de pastel de queijo possuem 255 mg do composto, enquanto 122 g de pastel de pizza trazem 522 mg e 125 mg de pastel de carne contêm 380 mg.

15 – Fast-food

Refeições fast-food são uma verdadeira bomba de sódio: o tripo cheeseburger de 193 g do Mc Donald’s contém 1055 mg de sódio, a McFritas de tamanho grande do mesmo com 146 g tem 442 mg do nutriente, o lanche Whopper do Burger de 290 g possui 1356 mg da substância e uma porção de onion rings (anéis de cebola) de 50 g vem com 570 mg do nutriente.

16 – Molhos de salada

Muito cuidado na hora de comprar molhos de salada prontos no mercado. Muito chegam a ter 250 mg de sódio por colher de sopa, ou até mais! Veja algumas alternativas caseira de molhos para salada light.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você acredita que precisa diminuir a sua ingestão de alimentos ricos em sódio? Quais são aqueles que você mais consome regularmente? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,57 de 5)
Loading...

3 comentários em “16 Alimentos Ricos em Sódio Para Tomar Cuidado”

  1. Boa noite
    Cuido de uma senhora de 89 anos e vez em quando ela fica sem forças e sem noção do que diz, ja fez exames e deu falta de sódio, porém tem pressão alta, é uma pessoa muito difícil de acertar o que fazer pra ela comer, não gosta de peixe e carne mastiga e joga fora por isso a sopa de legumes e músculo tudo batida, o que me dizem? Obrigada

  2. Consumo com freqüência batatas fritas . Tbm cerveja e refrigerante. Além de tempero pronto como glutamato Monossódico.
    Entao necessito reduzir o consumo.

Deixe um comentário