Receita de chutney de manga diet super gostoso

Especialista da área:
atualizado em 03/05/2022

De origem indiana, o chutney é um molhinho agridoce que tem textura semelhante a uma geleia ou compota. Cheio de sabor, ele pode acompanhar diversos pratos e deixá-los ainda mais gostosos.

Então, o que acha de aprender a fazer o seu próprio chutney em casa? A nossa sugestão é uma versão diet do chutney de manga, que combina bem com carnes e aves grelhadas, por exemplo. 

  Continua Depois da Publicidade  

Ao lado da fruta, a receita pede uva-passa e conta com a presença do adoçante xilitol, que aparece no lugar do açúcar, já que a intenção é ter um acompanhamento diet. 

Além desses ingredientes mais docinhos, o molho leva temperos e especiarias como gengibre, vinagre de maçã, limão espremido, mostarda, canela e pimenta dedo-de-moça.

Aprenda a preparar o chutney de manga diet e incremente as suas receitas com ele! O passo a passo da receita está explicado logo abaixo:

Chutney de manga

Chutney de manga diet

Um molhinho diet e cheio de sabor. Para deixar as suas receitas ainda mais gostosas!
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 2 mins
Tempo de Espera 50 mins
Tempo Total 52 mins
Refeição Acompanhamento
Rendimento 8
Calorias 68 kcal

Equipamento

  • Frigideira antiaderente funda com tampa
  • Caçarola
  • Potes de vidro

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Junte o vinagre, o xilitol, a água, o limão espremido, a canela, o sal e a mostarda em uma frigideira antiaderente funda com tampa. Cozinhe até dissolver todo o xilitol.
  • Deixe levantar fervura e cozinhe em fogo alto por 2 minutos. Então, adicione a manga, a uva-passa, a pimenta dedo-de-moça e o gengibre.
  • Novamente, deixe levantar fervura e cozinhe até a fruta ficar macia, o que deve demorar aproximadamente 5 minutos. Então, desligue o fogo e reserve o chutney.
  • Em uma panela funda tipo caçarola com água fervente, coloque os potes de vidro, de modo que eles fiquem submersos. Deixe levantar fervura por 10 minutos.
  • Feito isso, transfira o chutney já frio para os potes de vidro, adicione um pauzinho de canela e feche bem.

Notas

  • Se quiser uma receita sem glúten e/ou sem lactose, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten e/ou lactose. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten e/ou lactose, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece um aviso é colocado no rótulo.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Chutney de manga diet
Quantidade por Porção
Calorias 68 Calorias da Gordura 9
% Valores Diários*
Gordura Total 1g2%
Gordura Saturada 1g5%
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 1g
Sódio 296mg15%
Potássio 203mg4%
Carboidratos 17g6%
Fibras 2g8%
Açúcar 8g
Proteína 1g2%
Vitamina A 617IU21%
Tiamina (B1) 1mg83%
Riboflavina (B2) 1mg77%
Niacina (B3) 1mg6%
Ácido Pantotênico (B5) 1mg20%
Piridoxina (B6) 1mg59%
Vitamina C 28mg31%
Vitamina E 1mg7%
Vitamina K 3mcg3%
Cálcio 21mg2%
Cobre 1mg
Folato 25mcg6%
Ferro 1mg6%
Manganês 1mg43%
Magnésio 13mg3%
Fósforo 22mg2%
Selênio 1mcg2%
Zinco 1mg9%
Colina 5mg1%
* * % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave chutney, chutney de manga, chutney de manga diet, chutney diet
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário