Receita de coxinha light

Especialista da área:
atualizado em 27/05/2022

Quem consegue resistir à coxinha? Ela é um dos salgados mais amados pelos brasileiros e costuma ganhar destaque na vitrine de lanchonetes e padarias. Entretanto, não podemos negar que a iguaria passa longe de ser a opção mais saudável.

Um dos motivos é que ela costuma ser frita e, como você já deve ter ouvido, a fritura faz mal para a saúde. Mas, há uma boa notícia: é possível tornar o salgado mais light! 

  Continua Depois da Publicidade  

Uma prova disso é a receita que vamos conhecer: além de poder ser assada no forno ou na airfryer, essa coxinha light é feita basicamente a partir de frango com batata-doce.

Além da dupla, você vai precisar apenas de alho, cebola, mais alguns temperos naturais e farinha de linhaça dourada com queijo ralado para empanar os salgados. 

Vale a pena provar para matar a saudade da coxinha! Portanto, aprenda o passo a passo da receita, separe os ingredientes e corra até a cozinha para testá-la.

Coxinha light

Coxinha light

Um delicioso salgado à base de frango com batata-doce. Não vai na fritura!
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 30 mins
Tempo de Espera 40 mins
Tempo Total 1 hr 10 mins
Refeição Lanche
Rendimento 8
Calorias 140 kcal

Equipamento

  • Panela
  • Panela de pressão
  • Assadeira
  • Pano

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Cozinhe a batata-doce sem casca em uma panela com água fervente até amolecer. Outra opção é assar a batata-doce: assim, ela não fica tão mole e é mais fácil para modelar a massa.
  • Enquanto a batata cozinha, coloque o azeite em uma panela de pressão e leve ao fogo. Adicione a cebola, o alho e refogue até dourar.
  • Acrescente o peito de frango e sele dos dois lados. Então, cubra com água, complete com sal e temperos (você pode substituir os temperos naturais da lista de ingredientes por outros da sua preferência).
  • Tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos. Feito isso, desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente, sem forçar. Após, abra a panela e retire a água do cozimento (você pode reservar a água para outra receita).
  • Coloque a tampa na panela novamente. Enrola uma ponta de um pano no cabo da panela e a outra ponta na parte da frente, passando pela válvula. Segure a panela com uma mão no cabo e a outra mão na extremidade oposta. Balance a panela com força por alguns minutos para desfiar o frango.
  • Depois que a batata-doce cozinhar (ou assar), amasse bem até não restar nenhum grumo. Separe a batata amassada em pequenas porções, faça bolinhas com elas e achate-as na palma da mão, formando um disquinho.
  • Recheie com o frango desfiado e modele no formato de coxinhas, fechando bem. Empane as coxinhas em uma mistura de farinha de linhaça dourada com queijo parmesão ralado.
  • Distribua as coxinhas em uma assadeira e leve ao forno em 180º C para assar por 20 minutos. Outra opção é assar por 15 minutos na airfryer em 200º C.

Notas

  • Se quiser uma receita sem glúten, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece, um aviso é colocado no rótulo.
  • O número de porções que a receita rende e o teor de calorias por porção variam conforme o tamanho em que você modelar as suas coxinhas.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Coxinha light
Quantidade por Porção
Calorias 140 Calorias da Gordura 54
% Valores Diários*
Gordura Total 6g9%
Gordura Saturada 1g5%
Gordura Trans 1g
Gordura Poliinsaturada 2g
Gordura Monoinsaturada 2g
Colesterol 27mg9%
Sódio 135mg7%
Potássio 348mg7%
Carboidratos 12g4%
Fibras 3g12%
Açúcar 2g
Proteína 11g22%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave coxinha, coxinha light
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário