12 Temperos Que Ajudam a Emagrecer

Especialista:
atualizado em 12/12/2019

Utilizados para dar sabor, cor e até textura para a comida, temperos e especiarias são, em geral, alimentos super saudáveis. Abaixo você verá quais são os principais temperos que ajudam a emagrecer, suas principais propriedades e algumas dicas de consumo.

Muitas vezes, durante uma dieta para emagrecer, somos obrigados a excluir uma enorme variedade de alimentos dos quais gostamos. O que acaba dificultando ainda mais o procedimento é quando precisamos cortar o sal. Nessa hora, dá uma vontade enorme de desistir.

Antes mesmo de continuar a sua busca pelo tempero ideal e que te ajuda a emagrecer, é sempre bom ter na manga receitas de lanches rápidos em que você poderá colocar esses temperos e aproveitar. Não perca tempo e coloque no seu cardápio todos esses 10 lanches lights e imperdíveis.

E para ir muito além do básico, você pode incrementar a sua dieta utilizando 9 receitas de molho de pimenta caseiro. A capsaicina, substância encontrada nas pimentas, contém propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de ajudar a acelerar o metabolismo. Aqueça a sua alimentação com esses molhos deliciosos.

É possível manter os pratos saborosos, mesmo quando este principal tempero tem que ser drasticamente reduzido, ou até mesmo excluído.

Adicionando-se alguns temperos, podemos manter o sabor dos alimentos, sem aumentar seu valor calórico. Há vários temperos que ajudam a emagrecer, inclusive, tornando a dieta ainda mais prazerosa.

Inicialmente, as quantidades deverão ser testadas, porque, diferente do sal, que imediatamente aromatiza os pratos, os temperos, principalmente se forem desidratados, são muito mais sutis na tarefa de deixarem sua marca.

Ao optar por ervas frescas, de uma hortinha caseira, por exemplo, o aroma será mais facilmente notado. Portanto, de acordo com o tempero escolhido, talvez seja necessário aumentar a quantidade, até que se atinja um sabor agradável ao paladar.

Os temperos, sejam eles ervas ou especiarias, são necessários na luta contra a gordura, pois muitos deles possuem propriedades interessantes e inesperadas. Além de realçar sabores, podem combater algumas enfermidades e amenizar sintomas de outras.

Os temperos desidratados costumam ter, em média, 7 calorias por colher de chá, e convenhamos que dificilmente se ultrapassará essa quantidade em algum prato; portanto, são quase sem calorias.

Os temperos que ajudam a emagrecer são extremamente benéficos ao organismo.

Para acompanhar esses lanches e temperos, nada melhor do que um suco natural. Se você segue uma dieta restritiva, um suquinho gelado pode ser um excelente parceiro na hora das refeições. Com morango, água de coco e gengibre você consegue fazer uma belíssima bebida para acompanhar sua refeição. Essa é apenas uma das 10 receitas de suco natural para emagrecer.

Principais Temperos

  • Canela

Polvilhar canela sobre alguns pratos pode não somente dar melhor sabor e aroma, como também ajuda a controlar os níveis de insulina no sangue, que além de ser uma característica importante aos diabéticos, simultaneamente facilitará o controle da fome. É diurética e lipolítica, melhora a digestão, reduz o apetite e acalma a ansiedade.

  • Gengibre

Ajuda a reduzir o apetite e controla a ansiedade. Na forma de chá, é um interessante agente termogênico, além de sua função adstringente, que vai limpando o organismo.

  • Alho

O alho ajuda a metabolizar carboidratos e gorduras, com muito mais eficiência. Seu uso contínuo, de acordo com alguns estudos feitos com animais, impede que o corpo crie gordura extra. Possui alicina, substância que acelera o gasto de energia, reduz a retenção líquida e purifica o organismo. É um dos temperos que funcionam também como um supressor de apetite.

  • Hortelã

O cheiro de hortelã ajuda a diminuir o apetite, segundo estudo de 2009, onde alguns voluntários passaram uma semana tendo contato com o aroma de hortelã antes das refeições. Eles consumiram 1800 calorias a menos que outros grupos que não foram expostos ao mesmo teste.

  • Cravo

Muito usado na cozinha indiana, o cravo está entre os temperos que ajudam a emagrecer porque acelera o metabolismo e ajuda a queimar as calorias. É também outro ingrediente com funções termogênicas.

  • Salsa

Estudos realizados demonstraram que o consumo de salsa reduz a quantidade de glicose do sangue. Mais uma característica que provoca o controle do apetite. Também é diurética e elimina toxinas do organismo.

  • Mostarda

Termogênica, promove a queima de calorias enquanto digere os alimentos. Estima-se que a mostarda acelere o metabolismo em até 25%. A apresentação tradicional, em tubos para ser colocada sobre lanches, nem sempre agrada a todos os paladares, além de trazer outros temperos industrializados.

Para evitar isso, pode-se tentar usá-la em pó, sobre os alimentos. Trará os mesmos benefícios, sem carregar no sabor. A versão escura ajuda mais na queima de gorduras.

  • Coentro

Bastante comum também nos temperos indianos, aumenta a função metabólica, ajudando na perda de peso.

  • Pimenta preta

A piperina, substância responsável pelo sabor picante desse tempero, ajuda na queima de calorias durante o processo de termogênese. Um dos grandes temperos que ajudam a emagrecer, além de um potente realçador de sabores.

  • Orégano

Tempero com função antioxidante, diurético, digere carboidratos por ser um estimulante da produção de enzimas responsáveis pela digestão.

  • Pimenta caiena

Reduz a fome e acelera o metabolismo. Com muito mais capsaicina que a pimenta vermelha, a pimenta caiena acelera a queima calórica.

  • Cúrcuma

Além de ter função reguladora do metabolismo, também ajuda na queima da gordura.

Dicas

  • Quando se tiver a possibilidade de optar por ervas frescas, não se deve desprezá-las. O processo de desidratação, seja ele qual for, fará com que esses temperos percam muitas propriedades e óleos essenciais, presentes somente nas folhas frescas.
  • Para conservar os temperos frescos por mais tempo, basta embrulhá-los em papel toalha. A seguir, coloque num saco plástico, e mantenha sob refrigeração. Eles poderão durar uma semana.
  • Existem “mix” de temperos industrializados. Leia o rótulo atentamente, porque alguns deles trazem muito sódio.
  • As ervas frescas devem ser utilizadas no final do preparo dos pratos. Se usadas desde o início, acabam perdendo o sabor e as propriedades, devido ao excesso de fervura ou de cozimento.
  • Outra dica interessante é nunca colocar vários temperos ao mesmo tempo num mesmo prato. Provavelmente não se conseguirá identificá-los. Alguns são bem mais fortes e ofuscarão os mais suaves.

Concluindo…

Todo os temperos, sendo eles ervas aromática, raízes, sementes e etc, têm propriedades físico-químicas e um princípio ativo, que podem ajudar nas mais variadas patologias, mas para que isso pudesse ser uma real contribuição para o emagrecimento, seria necessário o uso diário e contínuo para que seus efeitos pudessem começar a ser notados.

Existe o fator “quantidade”, ou seja, fica sempre a questão: “Quanto do tempero X ou Y eu devo consumir diariamente para que ele me ajude a emagrecer?”.

O bom senso sempre deve funcionar, ou seja, não esperar que o consumo de um tempero possa suprir a falta de seriedade diante de uma dieta e exercícios. Eles até podem funcionar como coadjuvantes sendo realçadores de sabor, mas o foco inicial para quem quer emagrecer começa, antes de mais nada, com a vontade real de atingir metas e superá-las.

Quais temperos você prefere para preparar os seus alimentos? Você consegue substituir o sal em suas refeições quando pretende emagrecer? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 4,67 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário