Receita de empada vegana de palmito deliciosa

Especialista da área:
atualizado em 13/10/2021

Quando pensamos na alimentação vegana, é normal que um prato de salada logo venha à mente. Entretanto, embora as saladas sejam muito importantes para a dieta, as refeições veganas não se limitam a elas.

  Continua Depois da Publicidade  

No veganismo há espaço para toda uma variedade de comidas, inclusive aqueles salgadinhos saborosos de festas infantis ou lanchonetes. Basta fazer as adaptações corretas para que a receita não tenha nenhum ingrediente de origem animal!

Para ver como isso funciona na prática, que tal aprender como preparar uma empada vegana? A massa do salgado leva apenas quatro ingredientes: farinha de trigo, óleo de coco, água gelada e sal.

Mesmo que não tenha carne, frango ou queijo, o recheio da preparação é muito saboroso. Afinal, ele traz uma mistura entre palmito, tomate, cebola, azeitona e pimenta que não tem como não ficar uma delícia! 

Por fim, se não dá para pincelar as empadinhas no ovo, a solução encontrada para dar coloração aos salgados é utilizar uma mistura entre melado de cana e água. 

Não deixe de provar como essa empada vegana fica! Confira a lista completa dos ingredientes, aprenda o passo a passo e corra até a cozinha para colocar a mão na massa e testar a receita!

Empada vegana

Empada vegana

Uma versão vegana das deliciosas empadinhas. Com recheio de palmito!
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 20 mins
Tempo de Espera 1 hr 40 mins
Refeição Lanche
Culinária Brasileira
Rendimento 6
Calorias 326 kcal

Equipamento

  • Tigela
  • Panela
  • Forminhas de empada

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Ponha 1½ xícaras de farinhas de trigo em uma tigela grande, adicione o sal e misture. Acrescente o óleo de coco e misture com as pontas dos dedos, sem sovar a massa.
  • Adicione a água gelada e misture novamente até formar uma bola uniforme de massa. Trabalhe a massa nas mãos, mas sem apertar ou mexer muito. Deixe a massa descansar na geladeira por um tempo.
  • Enquanto a massa descansa, leve uma panela ao fogo e coloque um pouco de azeite. Junte a cebola e refogue. Então, acrescente o tomate e refogue mais um pouco, até o tomate dar uma desmanchada.
  • Adicione o palmito e misture. Coloque um pouco de sal e pimenta. Misture três colheres de chá de farinha de trigo com ¼ de xícara de água e jogue na panela.
  • Mexa com uma espátula e deixe por mais 30 segundos no fogo para incorporar tudo muito bem, formando uma espécie de pastinha. Espere dar uma esfriada e guarde o recheio na geladeira.
  • Separe uma parte da massa e molde na forminha, forrando o fundo e as laterais até atingir a borda. Não deixe a massa muito fina, para evitar que ela abra.
  • Não deixe nenhum espaço sem massa na borda, caso contrário, não será possível fechar bem a empada e ela poderá quebrar na hora de desenformar.
  • Coloque o recheio frio de palmito no meio da empadinha e complete com uma azeitona por cima do recheio. Não use o recheio quente ou a massa será derretida.
  • Separe outra parte da massa e modele no topo da forminha, para fechar a empadinha. Feche bem, pressionando as laterais da borda com o dedo.
  • Misture o melado de cana com uma colher de chá de água e pincele por cima da empada. Repita o mesmo processo com o restante da massa e do recheio até tudo acabar.
  • Leve para assar no forno preaquecido em 180º C.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Empada vegana
Quantidade por Porção
Calorias
326
% VD*
Gordura
 
19
g
35
%
Gordura Saturada
 
16
g
73
%
Gordura Poliinsaturada
 
1
g
Gordura Monoinsaturada
 
2
g
Carboidratos
 
35
g
12
%
Fibras
 
2
g
8
%
Açúcar
 
8
g
9
%
Proteína
 
4
g
5
%
Sódio
 
296
mg
12
%
Potássio
 
599
mg
17
%
Vitamina A
 
204
IU
10
%
Vitamina C
 
5
mg
11
%
Cálcio
 
23
mg
2
%
Ferro
 
2
mg
14
%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave empada, empada vegana
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário