Receita de leite fermentado – Como fazer

Especialista da área:
atualizado em 01/08/2022

Mesmo que nunca tenha tomado, você certamente conhece o leite fermentado Yakult. No entanto, algo que você talvez não saiba é que é possível fazer a bebida em casa.

Para fazer o seu leite fermentado, você vai precisar do Yakult original e de apenas mais um ingrediente: leite desnatado. Além disso, um utensílio bastante importante para o preparo da bebida é o termômetro de mercúrio. 

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, se você não tiver um termômetro por aí, não se desespere: é possível improvisar e utilizar o seu próprio dedo para avaliar a temperatura da preparação.

A ideia é o que você provavelmente já imaginou: multiplicar a quantidade do Yakult usando um único copo do produto como ingrediente principal. Depois que testar a receita, aproveite para conhecer outras formas de preparar um Yakult caseiro.

Agora que já sabemos disso tudo, só falta testar e experimentar o leite fermentado caseiro, não é mesmo? Portanto, aprenda como fazer com as instruções a seguir!

Leite fermentado

Leite fermentado – Como fazer

Aprenda como fazer o seu próprio leite fermentado. Com apenas 2 ingredientes!
5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 10 mins
Tempo Total 20 mins
Refeição Outras Bebidas
Porções 4
Calorias 101 kcal

Equipamento

  • Panela
  • Pano bem limpo
  • Termômetro de mercúrio

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo. Logo que começar a ferver, desligue o fogo e deixe esfriar ali mesmo na panela.
  • Monitore atentamente a temperatura com o auxílio de um termômetro: quando chegar aos 37º C, adicione o Yakult (que precisa estar em temperatura ambiente). Misture ligeiramente e tampe a panela com um pano bem limpo, amarrando para fechar. Deixe a mistura descansar de um dia para o outro.
  • Caso não tenha um termômetro, você pode usar o dedo para avaliar a temperatura: mergulhe o dedo dentro do leite, quando conseguir contar até 10 sem se queimar, a temperatura chegou ao ponto desejado.
  • Passado o tempo de descanso, transfira o Yakult para um recipiente esterilizado, armazene na geladeira e quando estiver gelado, ele estará pronto para o consumo.

Notas

  • Caso observe que o leite se separou em duas partes, agite antes de beber.
  • É fundamental que o Yakult usado na receita esteja em temperatura ambiente.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Leite fermentado – Como fazer
Quantidade por Porção
Calorias 101 Calorias da Gordura 2
% Valores Diários*
Gordura Total 0.2g0%
Gordura Saturada 0.1g1%
Gordura Poliinsaturada 0.01g
Gordura Monoinsaturada 0.04g
Colesterol 8mg3%
Sódio 114mg6%
Potássio 432mg9%
Carboidratos 15g5%
Açúcar 13g
Proteína 9g18%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave leite fermentado, yakult, yakult caseiro
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário