Leite

Leite Desnatado Engorda?

Consumir leite de vaca é um hábito que os seres humanos cultivam há centenas de anos. De fato, o leite possui diversos nutrientes indispensáveis para a manutenção de diversas funções do corpo, além de ser a melhor fonte de cálcio, imprescindível aos ossos.

Sabe-se que o leite hidrata, ajuda no controle de diabetes, ameniza cólicas menstruais, contém proteínas, carboidratos e minerais. Mas fica a dúvida se o leite é o melhor (ou pior) aliado para quem visa o emagrecimento.

Qual o melhor tipo de leite ajudar a emagrecer? Leite desnatado engorda? Leite integral faz mal à saúde ou isso é mito? Esclareceremos tudo isso a seguir.

Os tipos de leite

Os três tipos de leite de vaca que conhecemos são: Integral, semidesnatado e desnatado. Cada um possui um teor de gordura e o gosto de cada também é diferente.

O tipo Integral possui 3% de gorduras totais, 2% de saturadas, 3% de proteínas e 4,5% de carboidratos. A cada 100g, 58 kcal. Esse é o leite que contém mais gorduras e é indicado para as pessoas, principalmente crianças e adolescentes, que não possuem problemas ou tendências de obesidade.

O tipo semidesnatado possui 2% de gordura, 1,2% de saturadas, 3,1% de proteínas e 4,6% de carboidratos. A cada 100g, 50 Kcal (depende da marca).

O tipo desnatado possui 0,5% de gorduras, não podendo ultrapassar esse valor. Possui 0,5% de gorduras totais, 0% de saturadas, 3% de proteínas e 4,5% de carboidratos. Em 100g, 30 Kcal.

Qual é a diferença?

Está claro que a principal diferença entre os tipos de leite de vaca está nas calorias. O integral é, definitivamente, o mais calórico e com mais gorduras. O desnatado, por outro lado, possui quase 0% de gordura e poucas calorias.

As demais propriedades, como proteínas, cálcio e carboidratos continuam intactas. Tanto o leite integral, o semidesnatado e o desnatado são nutritivos, na mesma proporção.

Leite Desnatado Engorda?

De acordo com a coordenadora do Serviço de Nutrição e Gastronomia do Hospital Bandeirantes, Patrícia Ramos, o leite de vaca desnatado é tão nutritivo quanto o integral. O leite integral possui uma quantidade expressiva de gorduras saturadas que podem gerar doenças cardiovasculares, além de ser o que mais possui calorias. Já o leite desnatado, por ser pouco calórico e com uma baixa quantidade de gordura, pode ser um ótimo aliado à dieta. Sendo assim, é falso afirmar que leite desnatado engorda.

Mas há controvérsias

Estudos recentes, realizados por alunos da Unicamp e por nutricionistas independentes, mostram que o leite integral é mais nutritivo e pode ser uma boa opção para quem deseja emagrecer. De acordo com essas pesquisas, o leite desnatado, diferente do Integral, não possui ácidos graxo importantes, que o corpo não sintetiza, que fazem o papel de diminuir os níveis de triglicérides e colesterol.

Além disso, qualquer tipo de leite possui Vitamina D, que se encontra dissolvida na gordura. Como o leite desnatado tem sua gordura retirada, essa vitamina acaba.

O leite integral traz a gordura “boa”, a insaturada, junto com ácidos graxos, que auxiliam na não-absorção de novas gorduras pelo corpo e ainda queimam a gordura já existente, parecendo ser uma melhor opção ao emagrecimento do que o leite desnatado. Porém, é importante lembrar que o leite integral também apresenta altas taxas de gorduras saturadas, que são uma das maiores vilãs contra a saúde, de acordo com grande parte dos especialistas.

Para suprir essa falta de ácidos graxos e Vitamina D e continuar mantendo uma dieta com baixos níveis de gordura, tomando o leite desnatado, pode-se optar por outros alimentos ricos nesses nutrientes, como o salmão. Com relação a Vitamina D, tomar de 15 a 20 minutos de sol por dia é o bastante.

Cálcio ajuda a emagrecer

Indivíduos que consomem o cálcio proveniente do leite e seus derivados conseguem perder 70% a mais de gordura corporal e 22% mais peso, comparando aos que não o consomem. Isso ocorre pelo fato de que o cálcio inibe a ativação do hormônio calcitrol, o qual estimula o armazenamento de gordura. Além disso, uma dieta rica em lactose faz com que as células adiposas passem a queimar gordura em vez de armazená-la. Como os três tipos de leite possuem o mesmo índice de cálcio, qualquer um colabora com a perda de peso a partir do cálcio.

O leite desnatado, no entanto, continua sendo a melhor opção, já que contém todos os nutrientes (como o cálcio) e poucas calorias. Assim sendo, dizer que leite desnatado engorda é contraditório, já que este quase não possui gorduras.

É indicado que o indivíduo consuma em torno de 2 a 4 copos (200ml) de leite por dia. Se houver ingestão de derivados, como iogurte e queijo, esse número cai.

Você tomar leite desnatado para emagrecer? Como o inclui na sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (20 votos, média: 4,20 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

11 comentários

  1. laudemira de jesus mota

    tomo leite desnatado gostaria de saber se leite de soja raz bem a saúde?

  2. Romulo NUNES FELIX

    tomo um litro de lite pois pratico atividade fisica de resistencia e tambem pelo saldo calorico, to consumindo muito de uma em uma refeiçao?

  3. Tomo 250 ml de leite integral todo dia com um pó para shake diet, será que mesmo tendo a melhor intenção isso pode me fazer engordar ao contrário do seu propósito? Devo mudar?

  4. gostaria de saber se alguém toma leite semidesnatado para ganho de peso me indicasse algum nome de leite semidesnatado. obg pela atenção

  5. Amo esse site do fundo do meu coração, todo alimento que procuro saber a respeito, eu acho aqui!

  6. Tomo tanto, mas tanto leite que bah, amamento minha bebê e não sinto sede de água, apenas de leite, isso é normal, chego a tomar 5 xícaras (grandes) de café com leite.

  7. Tomo só 250 ml de leite desnatado com adoçante por dia no café da manha com 2 colheres de aveia fina será que é muito pouco ou está bom? fico com medo de exagerar e alterar meus resultados de emagrecimento afinal já perdi 8 quilos em em 1 mês me esclarece por favor

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*