Em busca de uma reeducação alimentar para melhorar a sua saúde e/ou perder peso, a pessoa monta seu prato bem direitinho. Ela combina uma proteína magra com uma fonte de carboidratos saudáveis e não esquece de colocar verduras e legumes cheios de fibras, vitaminas e minerais.
Para finalizar, um pouco de azeite de oliva para preencher a cota de gorduras saudáveis do prato. O problema é que ela não se contenta com o azeite e resolve colocar um molho industrializado por cima de tudo.
Como esses molhos que compramos prontos podem ser cheios de calorias, sal e até açúcar, ao usá-lo no prato, coloca-se a perder boa parte da qualidade nutricional de uma refeição. Então, isso significa que não podemos usar molho?
Não necessariamente. O que isso quer dizer é que é preciso escolher um molho saudável para acompanhar seus pratos. Por exemplo, essa receita de molho branco light, rápido e fácil que vamos conhecer hoje.
A receita é à base de leite desnatado, mas também leva um pouquinho de amido e queijo. Há ainda azeite e cebola para deixar o sabor bem agradável. A vantagem de preparar este molho em casa é que é possível controlar muito bem a qualidade e a quantidade dos ingredientes.
Então, vamos aprender como se faz o molho branco light, rápido e fácil? Aproveite, pois o passo a passo da receita está logo a seguir:
Molho branco light – rápido e fácil
Equipamento
- Panela
Ingredientes
- 1 copo leite desnatado (200 ml)
- 2 colheres de café azeite de oliva
- ½ xícara água
- 1 cebola pequena e picadinha
- 2 colheres de café queijo muçarela light ralado
- 1 colher de sopa amido de milho
Instruções
- Dissolver o amido de milho na água e reservar.
- Juntar o azeite e a cebola em uma panela. Levar ao fogo brando para refogar.
- Adicionar o leite e o queijo e mexer. Antes que levante fervura, acrescentar o amido dissolvido na água.
- Mexer mais um pouco e desligar o fogo. Prontinho!
Notas
- Se quiser uma receita sem glúten, leia detalhadamente as embalagens de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten. Mesmo que os produtos originalmente não tenham glúten, eles podem ser contaminados pela substância quando são processados ou manipulados no mesmo ambiente em que alimentos que possuem glúten. Quando isso ocorre, um aviso é colocado nos rótulos dos produtos.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?