Receita de pasta de berinjela light deliciosa e saudável

Especialista da área:
atualizado em 06/01/2021

Que a berinjela é um alimento cheio de benefícios e muito saudável não é novidade para ninguém. Ao mesmo tempo, também não é novidade que não é todo mundo que morre de amores pelo vegetal.

Mas, em vez de rejeitá-lo, que tal aprender a preparar receitas saborosas que tornam o alimento mais atrativo? Por exemplo, essa pasta de berinjela light dá para usar como acompanhamento no café da manhã ou lanchinho da tarde.

  Continua Depois da Publicidade  

A pastinha também leva azeite de oliva, alho e suco de limão, que ajudam a deixar a receita bem temperada e saborosa. Ao mesmo tempo, ela é bem saudável e não leva maionese. Quem aparece para dar cremosidade ao prato são o iogurte desnatado e o tahine (pasta de gergelim).

Aliás, aproveite que está por aqui e aprenda como preparar um tahine caseiro e saudável. Saber isso será muito útil na hora de fazer a sua pasta de berinjela light.

No entanto, é igualmente ou mais importante conhecer o passo a passo da receita. Portanto, confira a seguir as instruções de como preparar a pasta de berinjela light aí na sua casa:

Pasta de berinjela

Pasta de berinjela light

Aproveite a sua berinjela em uma deliciosa pastinha. Ideal para acompanhar o café da manhã ou da tarde.
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 15 mins
Tempo de Espera 55 mins
Tempo Total 1 hr 10 mins
Refeição Acompanhamento
Rendimento 6
Calorias 137 kcal

Equipamento

  • Assadeira
  • Papel alumínio
  • Frigideira
  • Tigela

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Aquecer o forno em 200º C. Colocar as berinjelas em uma assadeira. Embrulhar os dentes de alho com papel alumínio e por junta das berinjelas na assadeira.
  • Levar ao forno para assar por 45 minutos ou até as berinjelas murcharem e ficarem com a pele bem escura.
  • Após retirar do forno, remover o papel alumínio dos dentes de alho e deixar esfriar. Tirar a pele queimada das berinjelas e separar a sua polpa. Reservar.
  • Despejar o azeite na frigideira e levar ao fogo. Adicionar a cebola e refogar até dourar. Reservar.
  • Remover a pele do alho assado e espremer. Reservar.
  • Juntar o suco de limão e o tahine em uma tigela. Misturar e adicionar o iogurte e o alho espremido. Misturar novamente.
  • Acrescentar a berinjela, temperar com um pouco de sal e misturar novamente. Servir com a cebola dourada por cima da pastinha.

Notas

  • Se quiser uma receita sem glúten, leia todas as informações presentes nas embalagens de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequena). Mesmo que os produtos originalmente não tenham glúten, eles podem ser contaminados pela substância quando são processados ou manipulados no mesmo ambiente em que alimentos que possuem glúten. Quando isso ocorre, um aviso é colocado no rótulo dos produtos.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Pasta de berinjela light
Quantidade por Porção
Calorias 137 Calorias da Gordura 54
% Valores Diários*
Gordura Total 6g9%
Gordura Saturada 1g5%
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 4g
Colesterol 1mg0%
Sódio 29mg1%
Potássio 631mg13%
Carboidratos 19g6%
Fibras 7g28%
Açúcar 11g
Proteína 4g8%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave pasta de berinjela, pasta de berinjela light, pasta light
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário