10 benefícios da Berinjela, receitas e dicas

Especialista:
atualizado em 02/12/2020

Berinjelas não são tão populares como outros vegetais da mesma família como o tomate, a pimenta, a batata e o pimentão, mas elas são altamente nutritivas.

Mas quais são os benefícios da berinjela? Para que serve e que propriedades da berinjela a tornam um alimento tão interessante?

Um dos melhores benefícios da berinjela é que, além de dar um sabor especial para muitas refeições, ela também é extremamente nutritiva e pode ajudar na dieta para uma vida mais saudável.

Os nutrientes encontrados na berinjela não só servem para promover a saúde, mas também ajudam a prevenir várias doenças.

Aproveite para conhecer as calorias da berinjela em diferentes pratos e aprender como fazer receitas de berinjela para emagrecer.

berinjela

10 propriedades e benefícios da berinjela

Além de ser fonte de vitaminas e minerais, a berinjela também contém importantes fitonutrientes que têm ação antioxidante no organismo.

Os fitonutrientes da berinjela incluem compostos fenólicos e flavonoides, eles servem para remover ou inativar os radicais livres que oxidam as células.

Além disso, pesquisas mostram que a nasunina, um fitonutriente encontrado na pele de berinjela também é um captador de radicais livres e age como um potente antioxidante que demonstrou proteger a integridade das membranas celulares.

Conheça os benefícios da berinjela para a saúde e boa forma.

1. A berinjela um poderoso antioxidante

Pesquisadores do Serviço Agrícola dos EUA, em Beltsville, Maryland, descobriram que as berinjelas são fontes ricas de compostos fenólicos que funcionam como antioxidantes.

Além disso pesquisas mostram que o ácido clorogênico presente na berinjela é um potente neutralizador de radicais livres, e com isso pode ter propriedades anticancerígenas, antimicrobianas, anti LDL (colesterol ruim) e antivirais.

2. Melhora a saúde do cérebro

Existem benefícios da berinjela para o cérebro porque tem certos antioxidantes que ajudam a proteger as membranas celulares que o compões, garantindo sua integridade.

Pesquisas também já mostraram que as antocianinas (substâncias que dão pigmento à berinjela), inibem a neuroinflamação e facilitam o fluxo de sangue para o cérebro. Elas servem para ajudar a evitar transtornos mentais relacionadas com a idade e também para melhorar a memória.

3. Ela age na saúde cardiovascular

A berinjela possui muitos nutrientes benéficos à saúde do coração como as fibras, o potássio, a vitamina C, a vitamina B6 e os fitonutrientes.

Além disso, a ingestão de flavonoides (um tipo de fitonutriente presente na berinjela), diminui o risco de morte por doenças cardíacas. De acordo com pesquisas, mesmo o consumo de pequenas quantidades de alimentos ricos flavonoides pode melhorar a saúde.

4. A berinjela fornece vitaminas e minerais que atuam positivamente na energia e no humor

Uma porção de uma xícara de berinjela cozida supre 6% da dose diária recomendada de vitamina B6 e tiamina. Ambas as vitaminas do complexo B são necessárias para metabolizar os alimentos ingeridos em energia.

Além disso a vitamina B6 também ajuda a sintetizar a serotonina, hormônio que regula o humor e o sono.

5. Tem baixo teor de sódio

Dentre as propriedades da berinjela está o baixo teor de sódio. A berinjela tem apenas um miligrama de sódio por porção, portanto é um excelente alimento para dietas contra a hipertensão arterial, doenças cardíacas, circulatórias e renais em geral

6. Ela é rica em fibras

A berinjela fornece uma quantidade relativamente alta de fibras alimentares. Cada xícara de berinjela cozida com a pele fornece três gramas de fibras, o que ajuda a reduzir os níveis de colesterol e a regular os níveis de açúcar no sangue.

Da mesma forma, uma dieta rica em fibras também diminui o risco de desenvolver hemorroidas e prisão de ventre. Adultos saudáveis devem obter pelo menos 14 gramas de fibra para cada 1.000 calorias na dieta.

Além da berinjela, outros legumes, frutas, grãos e cereais integrais fornecem fibras.

7. Auxilia na perda de peso

Se você está acima do peso, o risco de desenvolver sérios problemas de saúde aumenta, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes tipo dois e até mesmo alguns tipos de câncer.

Um dos benefícios da berinjela é ajudar a manter a obesidade longe, porque é um alimento que tem poucas calorias. Ao ingerir uma xícara de berinjela obtém-se apenas 20 calorias. Com isso ela de fato ajuda a emagrecer.

8. A berinjela fornece nutrientes importantes na gravidez e para a saúde do bebê

Uma porção de uma xícara de berinjela cozida fornece cerca de 3% dos 15 miligramas de vitamina E que a gestante precisa diariamente, além de ácido fólico e ferro.

Portanto ingerir a berinjela com frequência irá fornecer nutrientes essenciais ao bebê em desenvolvimento.

9. Ela pode ajudar a evitar a formação de tumores

Pesquisas recentes mostraram que os polifenóis encontrados na berinjela pode exercer efeito anticancerígeno. Alguns dos fitonutrientes encontrados no vegetal, como o ácido clorogênico, podem funcionar como antioxidante e anti-inflamatório.

10. É um alimento perfeito para diabéticos

Estudos indicam que os extratos enriquecidos com fenólicos de berinjela podem ajudar no controle da absorção de glicose, necessário para quem tem este tipo de diabetes.

Dessa forma os benefícios da berinjela são especialmente interessantes para os diabéticos. Berinjelas são ricas em fibras e pobres em gordura e, portanto, recomendadas para aqueles que lutam contra o diabetes tipo 2.

Cuidados com o consumo da berinjela

A berinjela está um entre um pequeno grupo de alimentos que contêm quantidades mensuráveis de oxalatos, um tipo de ácido orgânico que é fabricado pelo organismo e também pode ser obtido através de alimentos.

Mas quando os oxalatos tornam-se muito concentrados no organismo eles podem cristalizar e causar problemas problemas renais ou de vesícula.

Dicas para comprar berinjela

Quando for comprar berinjelas, escolha as mais firmes e pesadas. Sua pele deve ser lisa e brilhante, e sua cor – seja roxa, branca ou verde – deve ser bem vívida. Elas não devem ter descolorações, cicatrizes e hematomas, o que geralmente indica que já não estão tão frescas.

Portanto para saber se está madura, pressione suavemente a pele da berinjela suavemente com a ponta do dedo. Se a pele voltar, a berinjela está madura, mas se continuar afundando, não está.

Embora pareçam resistentes, as berinjelas são facilmente perecíveis e você deve tomar cuidado em seu armazenamento. Não corte a berinjela antes de guardá-la, visto que ela oxida rapidamente uma vez que sua pele foi perfurada ou a sua polpa exposta.

Dicas para preparar a berinjela

Berinjelas têm um sabor ligeiramente amargo e uma textura esponjosa, o que deixa pratos simples muito mais originais e interessantes. Ela pode ser consumida de diversas formas.

Experimente algumas das receitas com berinjela que temos disponíveis no site, como essas aqui:

Tabela nutricional da berinjela

NutrientesPor porção de 80g
Calorias35Kcal
Carboidratos8g
Proteínas0,8g
Gordura0,2g
Açúcar3g
Fibras2,4g
Valores para uma xícara de berinjela cozida – cerca de 80 gramas

Curiosidade: Um passado comprometedor

A berinjela é tida atualmente como um alimento rico em nutrientes e seu sabor apreciado por chefes do mundo todo, mas nem sempre foi assim, especialmente nas cozinhas europeias.

As variedades mais antigas da berinjela tinham um sabor excessivamente amargo e acreditava-se que, se consumida, era capaz de causar insanidade, lepra e câncer.

Porém mesmo após séculos da sua introdução na Europa, a berinjela ainda era usada mais como uma planta decorativa do que como um alimento.

Então foi apenas a partir do século dezoito que novas variedades menos amargas foram desenvolvidas e aos poucos o vegetal perdeu também a reputação amarga que o perseguia. Atualmente a Itália, a Turquia, o Egito, a China e o Japão são os líderes na produção de berinjela.

Assista ao vídeo abaixo da nossa nutricionista com 10 receitas usando berinjela ótimas para emagrecer.

Gostou das dicas?

Referências:

  1. Noda, Yasuko, et al. “Antioxidant activity of nasunin, an anthocyanin in eggplant peels.” Toxicology 148.2 (2000): 119-123.
  2. Whitaker, Bruce D., and John R. Stommel. “Distribution of hydroxycinnamic acid conjugates in fruit of commercial eggplant (Solanum melongena L.) cultivars.” Journal of agricultural and food chemistry 51.11 (2003): 3448-3454.
  3. Capriles, P. V., et al. “Effect of eggplant (Solanum melongena) extract on the in vitro labeling of blood elements with technetium-99m and on the biodistribution of sodium pertechnetate in rats.” Cellular and molecular biology (Noisy-le-Grand, France) 48.7 (2002): 771-776.
  4. Das, S., et al. “Cardioprotective properties of raw and cooked eggplant (Solanum melongena L).” Food & function 2.7 (2011): 395-399.
  5. The World’s Healthiest Foods.

Você já sabia de todos esses benefícios da berinjela para a boa forma e saúde? Que propriedades parecem mais importantes para você? Agora que se sabe para que serve a berinjela vai colocar mais dela na sua alimentação? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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6 comentários em “10 benefícios da Berinjela, receitas e dicas”

  1. Estou fazendo a dieta de emagrecimento com a berinjela! Pela manha ao invés de pão, asso na frigideira sem óleo, fatias finas de berinjela, e depois a consumo com sal apenas, uma goiaba e cafe com leite. Em uma semana já eliminei quatro quilos. No cafe da tarde, mais 6 fatias de berinjela finas com cafe com leite. A noite berinjela e um mingal de maizena com adoçante.Quando chega pela manha vou na balança de casa, eliminei meio quilo. Estou muito contente! E assim irei firme ate perder meus 8 kilos. E viva a berinjela!!!!

  2. Estou usando a agua de beringela para ajudar no controle da minha glicose, estou muito feliz com essas novas informaçoes.
    Gostaria de saber por quanto tempo posso deixar os pedaços de beringela mergulhados na agua e se eu posso cozinha-las para come-las.

  3. Artigo bem completo e cita referências!!! Parabéns pelo trabalho, vim atrás de informações para conscientizar minha filha de sete anos e fiquei muita satisfeita. Muito obrigada!

  4. Pingback: 8 Receitas de Almôndega de Berinjela Light - MundoBoaForma.com.br