Especialista da Área:

10 Benefícios da Berinjela – Para Que Serve e Propriedades

🕐 17/12/2019

Berinjelas não são tão populares como outros vegetais da mesma família como o tomate, a pimenta, a batata e o pimentão, mas elas são altamente nutritivas. Mas quais são os benefícios da berinjela? Para que serve e que propriedades da berinjela a tornam um alimento tão interessante?

Os nutrientes encontrados na berinjela não só servem para promover a saúde, mas também ajudam a prevenir várias doenças.

Há muitas variedades de berinjela e elas são utilizadas em cozinhas de todo o mundo de diferentes maneiras. Na Índia, ela é chamada de “Rei dos vegetais”, por ser um dos alimentos mais versáteis e funcionais em toda a vasta cultura culinária indiana. Ela tem a textura e a densidade do tomate e pode ser servida sozinha ou como complemento para sopas, ensopados e molhos.

Um dos melhores benefícios da berinjela é que, além de dar um sabor especial para muitas refeições, ela também é extremamente nutritiva e pode ajudar na dieta para uma vida mais saudável.

Aproveite para conhecer as calorias da berinjela em diferentes pratos e aprender como fazer receitas de berinjela para emagrecer.

As berinjelas são especialmente ricas em antioxidantes, especificamente a nasunina, que confere a cor roxa à sua pele, é um potente erradicador de radicais livres. Ela também foi identificada como um protetor dos lipídeos (gorduras) nas membranas das células do cérebro. As membranas celulares são quase inteiramente compostas de lipídios, que protegem a célula e ajudam no seu funcionamento. A camada lipídica ou de gordura das células é crucial para controlar a entrada de nutrientes e a saída dos resíduos celulares. Esta camada também é receptora de moléculas mensageiras que regulam as funções celulares.

Um pouco sobre a berinjela

Há muito tempo apreciada por sua cor profundamente roxa e brilhante, e por seu sabor e textura únicos, a berinjela está disponível no mercado o ano todo. Ela pertence à família das solanáceas, que inclui também os tomates, pimentões e batatas. Elas crescem de forma muito parecida com o tomate, penduradas em ramas que crescem a vários metros de altura. Embora as diferentes variedades sejam ligeiramente diferentes em sabor e textura, pode-se descrever a berinjela geralmente como tendo um sabor levemente amargo e textura agradavelmente esponjosa.

Tabela nutricional da berinjela em valores diários

(Valores para uma xícara de berinjela cozida – cerca de 80 gramas)

  • 35 calorias;
  • 8 g de carboidratos;
  • 2,4 g de fibras;
  • 3 g de açúcar;
  • 0,8 g de proteína;
  • 0,2 g de gordura;

10 Propriedades e benefícios da berinjela

Além de ser fonte de vitaminas e minerais, a berinjela também contém importantes fitonutrientes que têm ação antioxidante no organismo. Os fitonutrientes da berinjela incluem compostos fenólicos e flavonoides, eles servem para remover ou inativar os radicais livres que oxidam as células. Pesquisas mostram que a nasunina, um fitonutriente encontrado na pele de berinjela também é um captador de radicais livres e age como um potente antioxidante que demonstrou proteger a integridade das membranas celulares.Veja os diversos benefícios da berinjela para a saúde e boa forma.

1. É um poderoso antioxidante

Pesquisadores do Serviço Agrícola dos EUA, em Beltsville, Maryland, descobriram que as berinjelas são fontes ricas de compostos fenólicos que funcionam como antioxidantes. Plantas formam tais compostos para proteger a si próprias contra a oxidação causada por estragos e ataques de bactérias e fungos. Ao consumir o vegetal, no entanto, estes compostos são transferidos para o nosso organismo e atuam de forma semelhante.

Pesquisas mostram que o ácido clorogênico presente na berinjela é um potente eliminador de radicais livres com propriedades anticancerígenas, antimicrobianas, anti LDL (colesterol ruim) e antivirais.

Pesquisadores estudaram sete cultivos de berinjela e um conjunto diversificado de berinjelas exóticas e selvagens. Em adição ao ácido clorogênico, eles encontraram outros 13 ácidos fenólicos presentes diferentes. Todavia, o ácido clorogênico foi o composto fenólico predominante em todos eles.

Em adição ao seu potencial antioxidante, os ácidos fenólicos da berinjela são responsáveis pelo seu sabor levemente amargo e o tom castanho que a polpa adquire quando é cortada.

2. Melhora a saúde do cérebro

Existem benefícios da berinjela para o cérebro porque tem certos antioxidantes que ajudam a proteger as membranas celulares que o compões, garantindo sua integridade. Embora saibamos que as células cerebrais se renovam ao longo da vida, ainda é importante protegê-las de danos. Pesquisas também já mostraram que as antocianinas (substâncias que dão pigmento à berinjela), inibem a neuroinflamação e facilitam o fluxo de sangue para o cérebro. Elas servem para ajudar a evitar transtornos mentais relacionadas com a idade e também para melhorar a memória.

3. Age na saúde cardiovascular

A berinjela possui muitos nutrientes benéficos à saúde do coração como as fibras, o potássio, a vitamina C, a vitamina B6 e os fitonutrientes. De acordo com o Jornal Americano de Clínica Nutricional, a ingestão de flavonoides (um tipo de fitonutriente presente na berinjela), diminui o risco de morte por doenças cardíacas. De acordo com pesquisas, mesmo o consumo de pequenas quantidades de alimentos ricos flavonoides pode melhorar a saúde.

Um estudo em particular revelou que as pessoas que consumiram mais de três porções de frutas e vegetais por semana contendo antocianinas (substâncias que dão pigmento à berinjela), tiveram 34% menos risco de doença cardíaca do que aqueles que consumiam menos. Em outro estudo clínico, os pesquisadores descobriram que o aumento da ingestão de antocianinas foi associado com significativamente com o controle da pressão alta.

4. Fornece vitaminas e minerais que dão energia e bom humor

Uma porção de uma xícara de berinjela cozida supre 6% da dose diária recomendada de vitamina B6 e tiamina. Ambas as vitaminas do complexo B são necessárias para metabolizar os alimentos ingeridos em energia.

A vitamina B6 também ajuda a sintetizar a serotonina, hormônio que regula o humor e o sono.

5. Tem baixo teor de sódio

Dentre as propriedades da berinjela está o baixo teor de sódio. A berinjela tem apenas um miligrama de sódio por porção, portanto é um excelente alimento para dietas contra a hipertensão arterial, doenças cardíacas, circulatórias e renais em geral

6. É rica em fibras

A berinjela fornece uma quantidade relativamente alta de fibras alimentares. Cada xícara de berinjela cozida com a pele fornece três gramas de fibras, o que ajuda a reduzir os níveis de colesterol e a regular os níveis de açúcar no sangue. Uma dieta rica em fibras também diminui o risco de desenvolver hemorroidas e prisão de ventre. Adultos saudáveis devem obter pelo menos 14 gramas de fibra para cada 1.000 calorias na dieta. Além da berinjela, outros legumes, frutas, grãos e cereais integrais fornecem fibras.

7. Auxilia na perda de peso

Se você está acima do peso, o risco de desenvolver sérios problemas de saúde aumenta, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes tipo dois e até mesmo alguns tipos de câncer. Para que serve a berinjela, neste contexto?

Um dos benefícios da berinjela é ajudar a manter a obesidade longe, porque é um alimento de baixa densidade energética. A densidade da energia é o número de calorias por grama de alimento. Alimentos como a berinjela fazem diminuir a ingestão de calorias porque eles são revestidos de água e fibras, que adicionam volume ao que se come, porém com poucas calorias. Ao ingerir uma xícara de berinjela obtém-se apenas 20 calorias.

8. Dá suporte na gravidez e na saúde do bebê

Jonny Bowden, nutricionista e coautor do livro Os 100 alimentos mais saudáveis ​​para comer durante a gravidez, recomenda o consumo de berinjela durante a gravidez porque ele defende que o vegetal fornece muitos nutrientes essenciais para o crescimento do feto e para que a mulher mantenha uma gravidez saudável.Comer berinjela com frequência também irá fornecer nutrientes essenciais ao bebê em desenvolvimento. Uma porção de uma xícara de berinjela cozida fornece cerca de três por cento dos 15 miligramas de vitamina E que a gestante precisa diariamente para propiciar a formação de células vermelhas do sangue e músculos do bebê. Com esta quantidade também são fornecidos de dois por cento dos 600 microgramas de ácido fólico que a grávida precisa para reduzir o risco de defeitos congênitos no feto. A berinjela ainda fornece pequenas quantidades de ferro para a formação do sangue e vitamina A para a formação dos olhos no bebê.

9. Pode ajudar a evitar a formação do câncer

Pesquisas recentes mostraram que os polifenóis encontrados na berinjela poder exercer efeito anticancerígeno. Alguns dos fitonutrientes encontrados no vegetal como o ácido clorogênico podem funcionar como antioxidante e anti-inflamatório – Eles protegem as células do organismo contra danos causados por radicais livres e, por sua vez podem prevenir o crescimento tumoral e a invasão e disseminação de células cancerosas. Elas estimulam também a as enzimas que desintoxicam as células e podem promover a morte de células cancerosas.

10. Alimento perfeito para diabéticos

Os benefícios da berinjela são interessantes para os diabéticos. Berinjelas são ricas em fibras e pobres em gordura e, portanto, recomendadas para aqueles que lutam contra o diabetes tipo dois. Estudos indicam que os extratos enriquecidos com fenólicos de berinjela podem ajudar no controle da absorção de glicose, necessário para quem tem este tipo de diabetes. Eles também se mostraram benéficos na luta contra a hipertensão.

Cuidado!

A berinjela está um entre um pequeno grupo de alimentos que contêm quantidades mensuráveis de oxalatos, um tipo de ácido orgânico que é fabricado pelo organismo e também pose ser adquirido através de alimentos. Quando os oxalatos tornam-se muito concentrados no organismo eles podem cristalizar e causar problemas de saúde como. Pesquisas mostram que 80% da composição dos cálculos renais é de cálcio oxalato e embora não seja conclusivo que o consumo desta substância cause a formação de cálculos, indivíduos com problemas renais ou de vesícula são orientados a evitar este grupo de alimentos.

Dicas para comprar berinjela

Quando for comprar berinjelas, escolha as mais firmes e pesadas. Sua pele deve ser lisa e brilhante, e sua cor – seja roxa, branca ou verde, deve ser bem vívida. Elas não devem ter descolorações, cicatrizes e hematomas, o que geralmente indica que já estão em processo de deterioração.

Para saber se está madura, pressione suavemente a pele da berinjela suavemente com a ponta do dedo. Se a pele voltar, a berinjela está madura, mas se continuar afundando, não está. Embora pareçam resistentes, as berinjelas são facilmente perecíveis e você deve tomar cuidado em seu armazenamento. Não corte a berinjela antes de guardá-la, visto que ela oxida rapidamente uma vez que sua pele foi perfurada ou a sua polpa exposta.

Dicas para preparar a berinjela

Berinjelas têm um sabor ligeiramente amargo e uma textura esponjosa, o que deixa pratos simples muito mais originais e interessantes.

Experimente algumas das variações a seguir:

  • Prepare uma entrada de baixa caloria e sem glúten fazendo uma “pizza de berinjela”. Substitua a massa de pizza por fatias de berinjela e cubra com molho de tomate, queijo e orégano.
  • Para uma refeição rápida, simplesmente refogue pedaços de berinjela com as ervas aromáticas da sua preferência e um toque de limão.
  • Corte fatias grossas de berinjela no sentido do comprimento e leve a grelha. Eles podem ser servidos como acompanhamento do churrasco.
  • Para fazer berinjela à parmegiana corte-a em tiras grossas, passe no ovo e no pão e leve ao forno ou refogue-los. Depois monte em uma assadeira com molho e queijo à vontade.

Curiosidade: Um passado comprometedor

A berinjela é tida atualmente como um alimento rico em nutrientes e seu sabor apreciado por chefes do mundo todo, mas nem sempre foi assim, especialmente nas cozinhas europeias. As variedades mais antigas da berinjela tinham um sabor excessivamente amargo e acreditava-se que, se consumida, era capaz de causar insanidade, lepra e câncer.

Mesmo após séculos da sua introdução na Europa a berinjela ainda era usada mais como uma planta decorativa do que como um alimento. Foi a partir do século dezoito que novas variedades menos amargas foram desenvolvidas e aos poucos o vegetal perdeu também a reputação amarga que o perseguia. Atualmente a Itália, a Turquia, o Egito, a China e o Japão são os líderes na produção de berinjela.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Referências:

  1. Noda, Yasuko, et al. “Antioxidant activity of nasunin, an anthocyanin in eggplant peels.” Toxicology 148.2 (2000): 119-123.
  2. Whitaker, Bruce D., and John R. Stommel. “Distribution of hydroxycinnamic acid conjugates in fruit of commercial eggplant (Solanum melongena L.) cultivars.” Journal of agricultural and food chemistry 51.11 (2003): 3448-3454.
  3. Capriles, P. V., et al. “Effect of eggplant (Solanum melongena) extract on the in vitro labeling of blood elements with technetium-99m and on the biodistribution of sodium pertechnetate in rats.” Cellular and molecular biology (Noisy-le-Grand, France) 48.7 (2002): 771-776.
  4. Das, S., et al. “Cardioprotective properties of raw and cooked eggplant (Solanum melongena L).” Food & function 2.7 (2011): 395-399.
  5. The World’s Healthiest Foods.

Você já sabia de todos esses benefícios da berinjela para a boa forma e saúde? Que propriedades parecem mais importantes para você? Agora que se sabe para que serve a berinjela vai colocar mais dela na sua alimentação? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (24 votos, média: 4,42 de 5)
Loading...

6 comentários em “10 Benefícios da Berinjela – Para Que Serve e Propriedades”

  1. Estou fazendo a dieta de emagrecimento com a berinjela! Pela manha ao invés de pão, asso na frigideira sem óleo, fatias finas de berinjela, e depois a consumo com sal apenas, uma goiaba e cafe com leite. Em uma semana já eliminei quatro quilos. No cafe da tarde, mais 6 fatias de berinjela finas com cafe com leite. A noite berinjela e um mingal de maizena com adoçante.Quando chega pela manha vou na balança de casa, eliminei meio quilo. Estou muito contente! E assim irei firme ate perder meus 8 kilos. E viva a berinjela!!!!

  2. Estou usando a agua de beringela para ajudar no controle da minha glicose, estou muito feliz com essas novas informaçoes.
    Gostaria de saber por quanto tempo posso deixar os pedaços de beringela mergulhados na agua e se eu posso cozinha-las para come-las.

  3. Artigo bem completo e cita referências!!! Parabéns pelo trabalho, vim atrás de informações para conscientizar minha filha de sete anos e fiquei muita satisfeita. Muito obrigada!

  4. Pingback: 8 Receitas de Almôndega de Berinjela Light - MundoBoaForma.com.br

Deixe um comentário