Receita de pastel de Belém diet

Especialista da área:
atualizado em 09/06/2022

Não precisa estar em Portugal para apreciar os famosos pasteizinhos de Belém. Muito saborosos, eles também conquistaram o coração de vários brasileiros.

Para quem anda tentando controlar o açúcar em excesso da dieta, a boa notícia é que existem versões diet do doce, que podem inclusive ser feitas em casa. 

  Continua Depois da Publicidade  

A nossa sugestão é um pastel de Belém diet, que conta com uma massa à base de farinhas low carb, como farinha de linhaça e farinha de amêndoas. Além delas, a massa do quitute também pede coco ralado, óleo de coco e água. 

Por sua vez, o recheio da preparação combina ingredientes como leite de coco, casca de limão, canela, essência de baunilha, gemas de ovos e adoçante. 

A vontade de saborear o docinho já deve ter chegado por aí, não é mesmo? Portanto, aprenda como preparar o pastel de Belém diet com as instruções a seguir e corra até a cozinha para colocar a mão na massa!

Pastel de Belém

Pastel de Belém diet

Uma versão diet do saboroso docinho português. Uma opção incrível de sobremesa sem adição de açúcar!
5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 30 mins
Tempo de Espera 30 mins
Tempo Total 1 hr
Refeição Sobremesa
Rendimento 4
Calorias 232 kcal

Equipamento

  • Tigelas
  • Forminhas de silicone ou alumínio
  • Rolo de massa
  • Panela

Ingredientes
  

Para a massa

Para o recheio

Instruções
 

  • Junte todos os ingredientes da massa em uma tigela e misture até ficar homogêneo.
  • Com o auxílio de um rolo de cozinha, abra a massa em uma superfície plana bem limpa e corte no formato de círculos. Molde cada círculo em uma forminha de silicone ou alumínio. Reserve.
  • Então, junte o leite de coco, a canela, a essência de baunilha e a casca do limão em uma panela. Leve ao fogo e deixe ferver.
  • Enquanto isso, misture a água com a farinha de amêndoas do recheio em uma tigela. Mexa bem.
  • Quando o leite ferver, retire do fogo. Adicione a mistura de água com farinha de amêndoas e junte também as gemas. Mexa bem.
  • Remova a casca de limão e a canela. Acrescente o adoçante e mexa outra vez.
  • Distribua o recheio entre as forminhas com a massa, mas não encha completamente. Leve para assar por 30 minutos ou até assar no forno preaquecido em 180º C.

Notas

  • Se quiser uma receita sem glúten e/ou sem lactose, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten e/ou lactose. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten e/ou lactose, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece, um aviso é colocado no rótulo.
  • O número de porções que a receita rende e o teor de calorias epor porção variam conforme o tamanho em que você modelar os seus pastéis de Belém.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Pastel de Belém diet
Quantidade por Porção
Calorias 232 Calorias da Gordura 189
% Valores Diários*
Gordura Total 21g32%
Gordura Saturada 12g60%
Gordura Poliinsaturada 2g
Gordura Monoinsaturada 3g
Colesterol 138mg46%
Sódio 14mg1%
Potássio 166mg4%
Carboidratos 9g3%
Fibras 4g16%
Açúcar 2g
Proteína 6g12%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave pastel de Belém, pastel de Belém diet
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário