Receita de polvo light à moda do Porto

Especialista da área:
atualizado em 24/05/2022

Quando alguém fala que está com vontade de comer frutos do mar é natural pensar logo em receitas com camarão. No entanto, outros integrantes do grupo também rendem pratos bastante saborosos.

Por exemplo, você já experimentou o polvo? O que acha de dar uma chance a ele ou de comer o fruto do mar mais uma vez? Então, aproveite, pois vamos te apresentar uma receita com polvo.

  Continua Depois da Publicidade  

Trata-se do polvo assado à moda do Porto: na preparação, o fruto do mar ganha a companhia das batatas, assim como o tempero saboroso do alho e do azeite de oliva

Você pode servir a receita em um almoço ou jantar especial, como uma reunião de família, uma confraternização entre amigos, um encontro romântico com a pessoa amada ou simplesmente quando der vontade de comer algo diferente.

Portanto, não deixe de conferir o passo o passo da preparação, que está explicado logo a seguir:

Polvo

Polvo light

Um prato com fruto do mar para tirar a alimentação da rotina. Uma receita com polvo que leva poucos ingredientes.
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 40 mins
Tempo Total 50 mins
Refeição Almoço, Jantar
Rendimento 6
Calorias 467 kcal

Equipamento

  • Panela de pressão
  • Forma refratária
  • Papel alumínio

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Lave bem o polvo e limpe os seus tentáculos. Coloque o fruto do mar em uma panela de pressão e cubra com água. Tampe e leve ao fogo.
  • Quando começar a ferver, deixe no fogo por mais 5 minutos. Após desligar o fogo, espere toda a pressão sair naturalmente sem forçar. Só depois disso é que você deve retirar o polvo da panela.
  • Acomode o polvo em uma forma refratária e acrescente as batatas pré-cozidas. Pique o dente de alho e distribua-os ao redor do polvo, utilizando 1 dente para cada tentáculo.
  • Adicione um pouco de sal e finalize com o azeite de oliva. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno para assar por 30 minutos.

Notas

  • Se quiser uma receita sem glúten e/ou sem lactose, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten e/ou lactose. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten e/ou lactose, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece, um aviso é colocado no rótulo.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Polvo light
Quantidade por Porção
Calorias 467 Calorias da Gordura 153
% Valores Diários*
Gordura Total 17g26%
Gordura Saturada 3g15%
Gordura Poliinsaturada 2g
Gordura Monoinsaturada 11g
Colesterol 80mg27%
Sódio 414mg21%
Potássio 1635mg35%
Carboidratos 48g16%
Fibras 5g20%
Açúcar 2g
Proteína 30g60%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave polvo, polvo light
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário