Como Fazer Chá de Erva Doce – Receita, Benefícios e Dicas

atualizado em

Veremos abaixo como fazer chá de erva doce, mostrando como preparar para melhores resultados e sabor. Você verá as receitas mais consumidas, os principais benefícios do chá de erva doce e algumas dicas especiais.

O chá de erva-doce é conhecido como um chá importante para ajudar a acalmar os nervos. No quesito relaxamento e anti-estresse, o chá de erva-doce é tão indicado quanto a camomila. Além disso, esse chá pode trazer outros importantes benefícios, como por exemplo ajudar a eliminar a retenção de líquidos, reduzir cólicas e desconfortos, bem como problemas no estômago.

A erva-doce, também chamada de funcho, é facilmente encontrada em mercados, feiras, lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. Quem gosta de criar hortas pode se beneficiar do plantio da erva-doce em casa, tendo sempre a planta à disposição e fresca quando necessário.

No que se refere à saúde, a erva-doce ajuda no tratamento de algumas condições médicas, como: artrite, asma, catarro, bronquite, coriza, dor de barriga, dor de cabeça, espasmos, gripe, indigestão, inflamações, palpitações, tosse, resfriado.

Benefícios do chá de erva-doce: Para que serve?

O chá de erva-doce pode atuar diretamente no alívio de cólicas intestinais, diminuição do inchaço, que ocorre devido ao seu efeito diurético, e redução de distúrbios estomacais, que acontece devido à presença do ácido málico, que melhora a digestão e diminui a acidez do estômago. Além disso, quem sofre de gases pode encontrar um alívio nessa bebida, pois com a infusão da planta no preparo do chá libera-se o anetol, substância que melhora a digestão e melhora a flatulência.

Algumas pesquisas recentes na área dizem que a erva-doce pode ser uma aliada para melhorar a gripe e dores de garganta, podendo utilizar o chá para gargarejo. Outras pesquisas dizem que quando utilizada no tratamento contra o câncer, a erva-doce tem um efeito calmante sobre o corpo, aliviando sintomas da quimioterapia.

A erva-doce é rica em potássio, que ajuda a reduzir os batimentos cardíacos e a pressão arterial do corpo. Também contém boas quantidades de vitamina C, que ajuda o corpo a se manter mais forte e imune a organismos infecciosos. Algumas quantidades de vitamina B6, vitamina A, ácido fólico, niacina, riboflavina, tiamina, cobre, ferro, cálcio, zinco, selênio, manganês, magnésio também são encontradas.

O ácido málico tem o papel de fornecer mais energia para as células e também no auxílio da desintoxicação do corpo de materiais tóxicos como alumínio e estrôncio. Ajuda no funcionamento do intestino e evita altos picos de glicemia. Os flavonoides aumentam a concentração de glutationa, a principal defesa antioxidante de nosso organismo, além de ser eficaz agente na eliminação da inflamação crônica.

Como fazer chá de erva doce – Receita e como preparar

Veja a seguir as receitas mais consumidas de chá de erva-doce. Aprenda como preparar seu chá para o máximo em benefícios e sabor.

Existem duas formas de como fazer chá de erva doce e consumi-lo: através do preparo com folhas ou sementes.

1. Receita de chá de erva doce com folhas

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 5 folhas de erva-doce.

Modo de preparo:

Coloque a água para ferver, coloque as folhas e quando começar a ferver conte 30 segundos. Desligue, tampe e deixe descansar por 5 minutos. Esse tempo de descanso é essencial para as folhas soltarem suas substâncias ativas e propriedades benéficas. Muitas pessoas podem colocar as folhas para ferver e logo desligar e servir, mas este não é o preparo correto e mais indicado, pois pode-se perder muitas propriedades para a saúde por conta disso.

2. Receita de chá de erva doce com sementes

  • 1 litro de água;
  • 3 colheres de sopa de semente de erva-doce seca.

Modo de preparo:

Quando tiver fervido, basta adicionar a semente de erva-doce seca. Deixe por 30 segundos, desligue, tampe e deixe descansar por 5 minutos. Depois é só servir coado.

3. Receita de chá de erva doce com gengibre

Ingredientes:

  • 3 rodelas de gengibre;
  • 1 colher de casca de laranja;
  • 2 colheres de sopa de erva-doce;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Ferva a água com o gengibre e a casca de laranja. Quando tiver fervido, desligue e coloque a erva-doce. Tampe e deixe descansar por 10 minutos. Sirva coado e quente.

4. Receita de chá de erva doce com camomila

Ingredientes

  • 1 colher de sobremesa de sementes de erva-doce;
  • 1 colher de sobremesa de semente de camomila;
  • 1 xícara de chá de água.

Modo de preparo:

Adicione as sementes na água e leve para ferver. Quando ferver, desligue e tampe. Deixe descansar por 5 minutos e sirva. Tomar uma xícara após as refeições. O ideal é consumir duas xícaras ao dia.

Como tomar o chá de erva doce

Lembrando que o ideal é tomar a bebida logo após o preparo e não guardar para consumo mais tarde, na geladeira, por exemplo. Se for possível, evite adoçar também. É apenas questão de costume e a erva-doce já tem um sabor adocicado e delicioso naturalmente.

Se quiser, utilize um pouco de mel até se acostumar com a bebida pura. Pode ser tomada duas vezes por dia, após as refeições para ajudar na digestão. Não ultrapasse o consumo de 3 xícaras por dia.

Cuidados

Alguns cuidados importantes devem ser levados em consideração ao tomar a bebida. Pessoas que estiverem ingerindo esteroides, medicamentos anti-inflamatórios e corticoides devem evitar consumir a erva. Pacientes com diverticulite, úlcera duodenal, refluxo e colite ulcerosa também devem evitar.

Mulheres grávidas devem evitar o consumo exagerado da bebida, assim como a maioria dos chás para não induzir um aborto espontâneo, mas no geral o chá pode trazer alívio de dores e desconfortos na gravidez; na dúvida, consulte seu médico.

Porém, mulheres que já tiveram o filho e quiserem consumir o chá de erva-doce podem encontrar muitos benefícios, pois pode ajudar na produção de leite. Mulheres durante a menstruação podem se beneficiar do chá que ajuda na regulação menstrual e hormonal.

Caso o consumo da planta seja excessivo, a pessoa pode apresentar alguns efeitos colaterais como vômitos, náuseas e reações alérgicas, mas isso em caso extremo. Fora isso, qualquer pessoa de qualquer idade pode se beneficiar do seu consumo.

Vídeo: Benefícios da erva-doce

Gosta de usar a erva-doce? Então, você não pode deixar de assistir ao vídeo abaixo!

Gostou das dicas?

O que você achou dessas receitas de como fazer chá de erva doce? Prefere utilizar o método com folhas ou sementes? Comente abaixo.

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

6 comentários em “Como Fazer Chá de Erva Doce – Receita, Benefícios e Dicas”

  1. Tenho um filho autista muito agitado faço erva doce com camomila já a mais ou menos 1 ano. Comecei a dar pra ele uma chácara pela manhã e 2 a tarde no lanche .ele esta com o abdômen muito avantajado porcausa dos medicamentos.sera que tenho que dar um tempo?

    Responder
  2. Fiz uso do chá de erva doce pra minha filha recém nascida, ela nunca teve problemas digestivos e teve a primeira gripe próximo dos 2 anos de idade. Mesmo quando eu estava super gripada e amamentava ela não desenbolbia a gripe. Eu associei essa foete imunidade ao chá de erva doce. Milagroso!

    Responder
  3. É a minha mãe tem problemas na parte digestiva tem muita cólica é demora a evacuar. Tem 78anos .vou experimentar com ela. Eu lei os benefícios espero que der certo com ela.

    Responder