Rinoplastia – O Que é, Recuperação, Quanto Custa, Resultados e Cuidados

A rinoplastia é muito procurada por pessoas que almejam alterar o formato do nariz devido a insatisfações com sua aparência ou devido a problemas respiratórios.

E engana-se quem pensa que esse é mais um procedimento estético mais procurado pelas mulheres. A rinoplastia masculina é uma das cirurgias estéticas mais procuradas pelos homens que querem ter um nariz mais bonito ou por causa de dificuldades para respirar.

Além de entender como é feita uma rinoplastia e quais são os riscos envolvidos, vamos falar sobre o processo de recuperação e quanto custa se submeter a um procedimento como esse.

Rinoplastia – O que é?

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico que visa alterar a forma do nariz por meio de mudanças feitas no osso, na cartilagem ou na pele do paciente. A parte superior do nariz é composta por ossos, enquanto que a porção inferior é feita de cartilagem. Ao redor disso tudo, está a pele protegendo as estruturas internas. Em alguns casos, os 3 componentes da estrutura do nariz sofrem alterações.

A rinoplastia serve não só para corrigir aquele nariz de batata que incomoda algumas pessoas por meio de mudança na forma, tamanho ou proporções do nariz, mas também para reparar deformidades decorrentes de uma lesão, para corrigir defeitos de nascença ou para eliminar dificuldades respiratórias adquiridas com o passar do tempo.

Embora existam motivos de saúde por trás de algumas rinoplastias, os principais motivos que levam alguém a se submeter à cirurgia incluem:

  • Alteração no tamanho do nariz;
  • Mudanças no ângulo do nariz;
  • Remodelação da pontinha do nariz;
  • Estreitamento das narinas;
  • Endireitamento das estruturas do nariz.

Pré-Operatório

Antes de se submeter a cirurgia, o médico cirurgião de sua escolha deve discutir alguns fatores importantes para a sua saúde e para o sucesso do procedimento.

Assim, ele deve solicitar seu histórico médico para saber sua condição de saúde atual, além de um exame físico em que ele deve solicitar exames laboratoriais de rotina e coletar medidas e fotografias do seu nariz.

Além disso, ele deve tirar todas as suas dúvidas sobre a rinoplastia e discutir sobre as expectativas em relação aos resultados finais, já que nem sempre o nariz fica do jeito que o paciente imagina.

Nas semanas que antecedem a cirurgia, é preciso evitar o uso de medicamentos como a aspirina ou o ibuprofeno, que podem aumentar o risco de hemorragia. Também deve ser evitado o uso de ervas e suplementos que podem causar complicações cirúrgicas. O uso de cigarros também pode prejudicar o procedimento e aumentar a chance de infecções após a cirurgia.

Em alguns casos, o médico pode sugerir também uma cirurgia para remodelar o queixo e deixar o rosto mais simétrico, mas isso não é obrigatório.

Como é feita a rinoplastia?

A rinoplastia é feita sob anestesia geral ou anestesia local com sedação, dependendo da complexidade do procedimento.

A cirurgia deve ser feita dentro do nariz ou por meio de uma incisão menor feita na base do nariz entre as narinas. Após feitas as incisões, o cirurgião deve reajustar o osso e a cartilagem localizada abaixo da pele.

De acordo com as necessidades únicas do paciente, o cirurgião pode alterar a forma dos ossos do nariz ou da cartilagem através da remoção ou da adição de tecidos. Se for preciso adicionar tecido em algum local do nariz, é possível usar tecidos ou cartilagens do próprio nariz ou da orelha. Já em casos em que é preciso adicionar grandes quantidades de cartilagem ou material ósseo no nariz, podem ser usadas estruturas da costela, de implantes ou de ossos de outras partes do corpo.

Também é possível e, muitas vezes necessário, que correções para melhorar a respiração sejam feitas. Alguns pacientes, por exemplo, realizam a rinoplastia para corrigir assimetrias ou desvios no septo que prejudicam a respiração.

Tal procedimento pode durar de 1 a 2 horas, dependendo das alterações que precisam ser feitas.

Depois de todo o procedimento, as incisões são suturadas e o paciente deve ficar sob observação por algumas horas. Dependendo do horário em que a cirurgia for feita e se não houver nenhuma complicação, é possível sair da clínica no mesmo dia.

Recuperação

O pós-operatório requer repouso com a cabeça levemente erguida em relação ao peito para evitar sangramentos e reduzir o inchaço, que pode durar várias semanas ou meses após o procedimento.

Durante as primeiras horas ou dias após a rinoplastia, é provável que seu nariz esteja inchado ou levemente congestionado. Além disso, é possível sentir efeitos remanescentes da anestesia no primeiro dia como menor tempo de reação e leves problemas de memória.

Curativos internos e a presença de talas no nariz podem ser desconfortáveis, mas são extremamente necessários durante a primeira semana do pós-operatório para garantir que o nariz não saia do lugar enquanto os pontos ainda estão cicatrizando e para estabilizar o septo, que é a estrutura que fica entre as narinas.

Se os pontos utilizados não forem absorvíveis pelo corpo, o médico irá agendar um dia para removê-los, provavelmente no mesmo dia em que ele removerá a tala e os curativos.

Nas primeiras semanas, pode ocorrer um leve sangramento ou saída de fluidos do nariz, que é absolutamente normal e que você pode limpar com uma gaze.

Em alguns casos, pode ocorrer uma sensibilidade na região dos olhos, especialmente ao redor das pálpebras.

Para que a recuperação seja rápida e tranquila, é indispensável seguir as seguintes recomendações da equipe médica:

  1. Não assoar o nariz sob hipótese alguma;
  2. Não lavar a cabeça ou o rosto embaixo do chuveiro enquanto ainda estiver com talas e curativos dentro do nariz;
  3. Evitar atividades físicas extenuantes;
  4. Usar protetor solar no rosto para evitar descoloração irregular no nariz que pode ser permanente;
  5. Escovar os dentes de forma suave para não movimentar muito o rosto ou o lábio superior;
  6. Evitar expressões faciais que exigem muitos movimentos como gargalhar, por exemplo;
  7. Usar roupas fáceis de vestir como blusas de botões ou zíper para evitar colocar e retirar camisetas pela cabeça;
  8. Não usar gelo ou compressas frias no nariz sem orientação médica;
  9. Mastigar alimentos com suavidade e dar preferência para alimentos líquidos ou pastosos;
  10. Evitar a ingestão de sódio para prevenir contra a retenção de fluidos que pode piorar o inchaço;
  11. Não descansar os óculos, caso os utilize, sobre o nariz nas primeiras 4 semanas de recuperação;
  12. Comer alimentos ricos em fibras como vegetais e frutas para evitar a constipação que pode gerar pressão no local da cirurgia.

Normalmente, é possível retornar as atividades de rotina e ao trabalho cerca de 1 semana após a rinoplastia.

Quanto custa

Em casos em que a rinoplastia é necessária devido a um problema de saúde como uma dificuldade para respirar ou por causa de um trauma causado por um acidente, por exemplo, pode ser possível realizar a rinoplastia pelo SUS. Alguns convênios médicos também cobrem o valor da cirurgia dependendo da situação.

Se a rinoplastia for feita em uma clínica particular, o preço do procedimento é entre 9 e 16 mil reais. O valor final vai depender da clínica e do cirurgião escolhidos para realizar a cirurgia, da complexidade do caso do paciente e também pode variar de acordo com a localidade.

Resultados

Os resultados finais costumam ser observados em cerca de 1 ano após a cirurgia. Durante os primeiros meses, podem ocorrer pequenas mudanças devido ao processo de cicatrização, que podem variar de pessoa para pessoa.

Já existem softwares que simulam como ficará o nariz depois da rinoplastia para se ter uma boa ideia do resultado final, mas realizar uma cirurgia no nariz é algo muito delicado pois qualquer pequena alteração pode fazer uma grande diferença, tanto na aparência quanto na funcionalidade do nariz.

Há diversos relatos de pessoas que fizeram cirurgias de rinoplastia que deram errado reclamando sobre o resultado final. As principais reclamações são:

  • Grande diferença entre expectativa e realidade;
  • Leve distorção no formato das narinas;
  • Ponta do nariz que fica voltada para baixo;
  • Torção no nariz;
  • Problemas respiratórios;
  • Infecções;
  • Dano ou dormência no nervo.

Tais problemas podem ser evitados ao escolher um cirurgião experiente e bem qualificado para conduzir a operação.

Antes e depois

Abaixo, temos algumas fotografias de pessoas que fizeram a rinoplastia para que você possa ter uma noção das mudanças que podem surtir no rosto de alguém que se submete a uma operação complexa e delicada como essa.

Mesmo tendo seus riscos, os benefícios parecem superar as possíveis complicações ou resultados insatisfatórios. Exemplo disso são vários famosos que se submeteram ao procedimento para corrigir imperfeições no nariz.

Algumas delas são a atriz Bruna Marquezine, as cantoras Anitta, Ludmilla, Pabllo Vittar e Kelly Key e outros artistas brasileiros como a Eliana, a Claudia Raia e a Cleo Pires. Atrizes como Angelina Jolie e Jennifer Aniston, o ator Tom Cruise e a cantora Britney Spears também são outros famosos que já se submeteram à rinoplastia.

Cuidados

A cirurgia de rinoplastia tem alguns riscos que podem incluir sangramentos, reações adversas ao anestésico ou infecções. Outros riscos associados ao procedimento, mas que são menos comuns, incluem:

  • Cicatrizes;
  • Nariz assimétrico;
  • Necessidade de cirurgia adicional de correção;
  • Dificuldade de respirar pelo nariz;
  • Dor, inchaço ou descoloração permanentes;
  • Perfuração septal;
  • Hemorragias nasais;
  • Dormência permanente no nariz e ao redor dele.

Grande parte dos riscos mencionados acima são minimizados ao seguir as instruções do pré e do pós-operatório corretamente.

Se for necessária uma cirurgia de correção, é importante saber que a mesma só pode ser feita 1 ano após a primeira cirurgia pois durante esse período ainda podem ocorrer mudanças significativas no nariz.

Apesar de ser um procedimento considerado seguro, a escolha de um bom cirurgião é muito importante para que tudo corra bem e para que o resultado final seja o mais próximo daquilo que você almejava.

Referências Adicionais:       

Você tem vontade de fazer uma rinoplastia para correção de problemas respiratórios ou mesmo só para a aparência? Conhece alguém que já tenha feito? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário