Simeticona: Para que serve e como usar

atualizado em

Talvez você ainda não saiba para que serve a simeticona, no entanto, se já ouviu falar do remedinho Luftal, um medicamento popular para o alívio de gases, você está no caminho certo. Isso porque a simeticona é o princípio ativo de Luftal.

Além de ser bastante constrangedor, sofrer de flatulência excessiva é muito desconfortável. Afinal, o acúmulo de gases no estômago e no intestino também causa desconforto abdominal, aumento do volume abdominal, dor ou cólicas no abdômen. Para aliviar esses sintomas, é preciso que os gases sejam eliminados.

Por isso, vale a pena aprender mais detalhadamente para que serve a simeticona e entender como ela pode ajudar nesses casos.

Simeticona – Para que serve

Simeticona
Reprodução: via EMS

A simeticona (Luftal) é um remédio indicado para pacientes com excesso de gases no aparelho digestivo. 

Além disso, ele pode ser usado como um medicamento auxiliar no preparo para a realização de exames médicos, como endoscopia digestiva (exame do interior do esôfago, estômago e intestino) e colonoscopia (exame do interior do intestino grosso).

  Continua Depois da Publicidade  

A ação antiflatulenta da simeticona acontece em cima das bolhas de gases que se acumulam no trato intestinal. Essas bolhas são justamente as responsáveis pela dor abdominal e pela flatulência ou acúmulo de gases.

Entre 10 a 30 minutos após a sua ingestão, o remédio, que age no estômago e no intestino, reduz a tensão superficial dos líquidos digestivos, levando ao rompimento das bolhas, à dificuldade de formação destas bolhas ou à formação de bolhas maiores que serão facilmente expelidas.

Como usar

A simeticona está disponível nos seguintes formatos:

  • Comprimidos
  • Cápsulas
  • Comprimidos mastigáveis
  • Líquidos

O remédio é de uso oral e deve ser utilizado de acordo com a recomendação médica e respeitando o que está indicado na bula da simeticona.

  Continua Depois da Publicidade  

Por exemplo, a orientação da bula de Luftal em comprimidos de 40 mg é tomar um comprimido três vezes ao dia, junto das refeições. O paciente deve engolir o comprimido com um pouco de água.

O médico pode modificar as doses do remédio conforme o seu critério, no entanto, a dose máxima diária de simeticona deve ser limitada a 500 mg.

Simeticona causa efeitos colaterais?

Os efeitos adversos da simeticona são muito raros. Isso acontece porque o corpo não absorve o remédio. O medicamento atua apenas dentro do aparelho digestivo e é totalmente eliminado nas fezes, sem alterações.

Assim, reações indesejáveis são menos prováveis de ocorrer, mas a bula de Luftal cita eczema de contato (inflamação na pele) e, em casos raros, reações imediatas como urticária (alergia na pele).

Além disso, doses muito altas, maiores que as indicadas, podem causar problemas, como por exemplo:

  Continua Depois da Publicidade  

Se você observar sinais de reação alérgica ao medicamento, interrompa o uso da simeticona e vá imediatamente ao hospital.

Apesar de ser um remédio extremamente seguro e com baixíssimo risco de efeitos colaterais, é importante consultar o seu médico se os seus sintomas não melhorarem.

Dor de barriga
Em casos raríssimos, a dor abdominal é um possível efeito colateral do consumo

Contraindicações e cuidados

Luftal (simeticona) não deve ser usado por quem apresentar alergia ou sensibilidade a qualquer um dos componentes da sua fórmula.

Além disso, o medicamento é contraindicado para as pessoas que têm algum ou mais desses sintomas:

  • Distensão abdominal grave (grande aumento do volume abdominal)
  • Cólica grave (dor na barriga de forte intensidade)
  • Dor persistente (por mais que 36 horas)
  • Massa palpável na região do abdômen
  • Suspeita de perfuração ou obstrução intestinal

A mulher que estiver grávida ou amamentando deve consultar o seu médico antes de usar o medicamento.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, quem estiver tomando algum medicamento deve consultar o médico antes de usar a simeticona para checar se não faz mal usar os dois remédios ao mesmo tempo. Por exemplo, a absorção da levotiroxina pode ser prejudicada se for utilizada de forma simultânea a simeticona.

Lembre-se que a simeticona não trata nenhuma doença, o que o remédio faz é apenas aliviar alguns sintomas desagradáveis.

Às vezes, a presença constante e abundante de gases no aparelho digestivo indica um problema de saúde. Por isso, não deixe de consultar um profissional da área da saúde para te avaliar.

A bula de Luftal recomenda que o medicamento seja usado pelo menor tempo possível. Ela ainda instrui a procurar orientação médica se os sintomas persistirem por mais de 14 dias, ou piorarem.

Vídeo: Como acabar com os gases e a barriga inchada

Se você quer conhecer outras alternativas além da simeticona para aliviar os gases, veja as dicas do vídeo a seguir!

Fontes e referências adicionais

A simeticona já te ajudou em momento de flatulência? O que você acha desse remédio?

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. Marcos Marinho

Dr. Marcos Marinho é especialista em Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva e Ultrassonografia - CRM 52.104130-4. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e é pós-graduado em Gastroenterologia pelo IPEMED. Realizou cursos de ultrassonografia geral e intervencionista pela Unisom, ultrassonografia musculoesquelética e Doppler pelo CETRUS. Para mais informações, entre em contato através de seu Instagram oficial @drmarcosmarinho

Deixe um comentário