Simeticona – Para que serve e como usar

Especialista da área:
atualizado em 25/05/2021

A simeticona é um remédio popular para o alívio de gases. Entenda agora para que serve e como usar esse medicamento.

  Continua Depois da Publicidade  

Além de constrangedor, sofrer de flatulência excessiva é muito desconfortável. Felizmente, existem remédios que promovem o alívio sintomático dos gases e de incômodos adicionais, como por exemplo:

  • Arrotos;
  • Sensação de inchaço;
  • Plenitude;
  • Prisão de ventre.
  • Pressão abdominal.

Saiba então como usar a simeticona para se sentir melhor.

Para que serve

remédio para gases

A simeticona (Luftal) é um remédio para gases e tudo de ruim que vem com eles. Vale lembrar que é normal produzir gases, mas o excesso nunca é bom.

Dessa forma, a simeticona ajuda a aliviar sintomas como as cólicas no abdômen, as cólicas intestinais, o inchaço e a liberação excessiva de gases.

A ação antiflatulenta da simeticona acontece por meio do rompimento das bolhas de gases que se acumulam no trato intestinal. Com isso, o desconforto causado pelos gases desaparece.

Como usar

A simeticona está disponível nos seguintes formatos:

  • Comprimidos;
  • Cápsulas;
  • Comprimidos mastigáveis;
  • Líquidos.

De qualquer forma, o remédio é de uso oral e deve ser usado de acordo com a recomendação médica e respeitando o que está indicado na bula da simeticona.

Na maioria das vezes, a dose é de 1 comprimido de simeticona de 3 a 4 vezes ao dia – sempre junto com as refeições ou logo depois de comer.

Por outro lado, a versão em gotas deve ser diluída em água antes de tomar. Nesse caso, siga as instruções do seu médico ou da bula de acordo com seu peso corporal ou idade.

  Continua Depois da Publicidade  

Independentemente de ser em gotas ou em comprimido, nunca use mais do que 500 mg de simeticona por dia – que é a dose máxima recomendada.

Simeticona causa efeitos colaterais?

Os efeitos adversos da simeticona são muito raros. Isso acontece porque o corpo não absorve o remédio e o fígado não precisa metabolizar os ingredientes.

Depois de fazer o seu trabalho de romper as bolhas de gases, a simeticona é totalmente eliminada através das fezes. É justamente por isso que ele não causa efeito colateral.

Mas é claro que doses muito altas podem causar problemas, como por exemplo:

Além disso, se você observar sinais de reação alérgica, interrompa o uso da simeticona e vá imediatamente ao hospital.

Apesar de ser um remédio extremamente seguro e com baixíssimo risco de efeitos colaterais, é importante consultar o seu médico se os seus sintomas não melhorarem.

Lembre-se que a simeticona não trata nenhuma doença. O que o remédio faz é apenas aliviar alguns sintomas desagradáveis.

Às vezes, a presença constante e abundante de gases no aparelho digestivo indica um problema de saúde. Por isso, não deixe de consultar um profissional da área da saúde para te avaliar.

  Continua Depois da Publicidade  

Vídeo

Se você quer conhecer outras alternativas além da simeticona para aliviar os gases, veja as dicas da nossa nutricionista:

Fontes e referências adicionais

A simeticona já te ajudou em momento de flatulência? O que você acha desse remédio?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dr. Marcos Marinho

Dr. Marcos Marinho é especialista em Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva e Ultrassonografia - CRM 52.104130-4. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e é pós-graduado em Gastroenterologia pelo IPEMED. Realizou cursos de ultrassonografia geral e intervencionista pela Unisom, ultrassonografia musculoesquelética e Doppler pelo CETRUS. Atualmente, é pós-graduando de Endoscopia Digestiva pela Faculdade Suprema de Juiz de Fora-MG. No momento, atua em vários municípios do estado do Rio de Janeiro como na capital, Niterói, Magé e Araruama. Dr. Marcos Marinho tem experiência em setores variados de sua especialização e continua em constante aprendizado e evolução para ser uma referência da área. Para mais informações, entre em contato através de seu Instagram oficial @drmarcosmarinho

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário