Maçã faz mal para gastrite?

Especialista da área:
atualizado em 13/04/2022

Normalmente, quem sofre de gastrite precisa parar de comer alguns alimentos, mas será que, nesse caso, a maçã faz mal?

Essa fruta é muito comum no Brasil, e faz parte da alimentação de boa parte das pessoas, além de estar presente em sucos e doces. Por isso, não é incomum que esta dúvida surja quando se tem um diagnóstico de gastrite.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, a seguir vamos entender o que é a gastrite e descobrir se a maçã faz mal para quem sofre do problema, além de conhecer as propriedades nutricionais e benefícios dessa fruta.

Atenção: Os dados apresentados aqui são gerais e, portanto, qualquer decisão em relação à sua dieta para gastrite precisa ser tomada sob a orientação de um médico ou nutricionista. Vale lembrar também que os sintomas da gastrite podem variar bastante, e que apenas o médico pode realizar o diagnóstico e prescrever medicamentos para tratar o problema.

Propriedades nutricionais da maçã

Maçã
A maçã é um alimento que carrega incríveis nutrientes e benefícios

A maçã é uma fruta rica em diversos nutrientes, como antioxidantes, fibras alimentares, vitaminas do complexo B e minerais, como o potássio e o fósforo.

Isso faz com que ela ajude a prevenir uma série de problemas de saúde, como:

  • Constipação intestinal, devido ao alto teor de fibras
  • Inflamações, pelos efeitos anti-inflamatórios dos antioxidantes.

Além disso, o consumo regular de maçã é uma ótima forma de manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, e por isso é recomendado ingerir uma unidade por dia. Esse efeito se deve ao alto teor de pectina presente na fruta, principalmente na sua casca.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, a pectina também ajuda no emagrecimento, pois dificulta a absorção das gorduras e dos carboidratos.

O que é a gastrite?

A gastrite é uma doença do sistema digestivo caracterizada pela inflamação na mucosa do estômago, fazendo com que os ácidos presentes no suco gástrico agridam o órgão e cause sintomas como:

  • Azia e queimação no estômago
  • Dores no estômago
  • Indigestão.

Além disso, o problema faz com que a parede do estômago fique mais frágil, aumentando o risco de surgimento de úlceras, pólipos e mesmo câncer de estômago.

E quanto às causas, as principais são:

  • Infecção pela bactéria Helicobacter pylori
  • Consumo exagerado de bebidas alcoólicas
  • Dieta rica em alimentos que aumentem a acidez do estômago, como frutas ácidas, café e frituras
  • Uso de medicamentos, como anti-inflamatórios não esteroidais e antibióticos
  • Estresse. 

Veja também: Gastrite tem cura? O que é, sintomas, remédio, o que comer, tipos e tratamento.

E então, a maçã faz mal para gastrite?

Comendo maçã
Na verdade, comer maçã pode ajudar no tratamento da gastrite

Alguns estudos sugerem que os componentes presentes na maçã podem ajudar no tratamento da gastrite, uma vez que a fruta tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda no funcionamento intestinal.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, vamos discutir os dois principais componentes da maçã que ajudam no tratamento do problema:

1. Antioxidantes 

Um ponto a favor do consumo da maçã dentro da dieta para gastrite é o fato da fruta ser fonte de compostos antioxidantes, que, de acordo com um estudo publicado no periódico Journal of Agricultural and Food Chemistry, pode ajudar a diminuir os danos causados pela bactéria H. pylori.

Assim, incluir a fruta, por exemplo, no café da manhã ou nos intervalos das refeições pode contribuir para o tratamento do problema.

2. Fibras alimentares

As fibras alimentares podem ajudar a manter a saúde do sistema digestivo como um todo, uma vez que elas não são digeridas pelos sucos gástricos, chegando assim intactas ao intestino.

Dessa forma, elas servem de alimento para as bactérias da nossa flora intestinal, e contribuem para prevenir o crescimento de bactérias patogênicas que causam doenças.

Tratamento da gastrite

De forma geral, o tratamento da gastrite vai depender da sua causa:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Infecção por H. pylori: Nesse caso o tratamento consiste no uso de antibióticos para eliminar a bactéria|
  • Dieta: Para gastrites causadas pela alimentação inadequada, o tratamento normalmente é realizado com mudanças na dieta
  • Estresse: Nesse caso, o tratamento pode ser feito com a ajuda de um psicólogo, além de outras mudanças no estilo de vida.

Além disso, seu médico provavelmente irá prescrever algum medicamento para diminuir a acidez do estômago, como a ranitidina ou o omeprazol.

Vídeos

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar que a maçã faz mal para gastrite? Possui essa condição? Costume consumir a fruta no seu dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (23 votos, média 3,91)
Loading...
Sobre Dr. Marcos Marinho

Dr. Marcos Marinho é especialista em Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva e Ultrassonografia - CRM 52.104130-4. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e é pós-graduado em Gastroenterologia pelo IPEMED. Realizou cursos de ultrassonografia geral e intervencionista pela Unisom, ultrassonografia musculoesquelética e Doppler pelo CETRUS. Para mais informações, entre em contato através de seu Instagram oficial @drmarcosmarinho

Deixe um comentário

2 comentários em “Maçã faz mal para gastrite?”

  1. Tenho diagnóstico de gastrite crônica erosionada grau ligeiro, estou em crise e já por 2 dias consecutivos qd como maçã pioro.

    Responder