Suor com Cheiro Forte – Causas e 8 Dicas para Prevenir

Especialista:
atualizado em 12/11/2019

Todos nós já passamos por situações em que sentimos um suor com cheiro forte. Algumas vezes, ele vem de nós mesmos. Mas não se preocupe, estes odores são naturais do nosso corpo e há algumas formas de prevenir que isto ocorra com frequência.

No entanto, alguns odores específicos podem indicar alterações em seu organismo. É o caso do suor com cheiro de urina ou de amoníaco e até o suor com cheiro de enxofre.

Vamos falar sobre as causas do suor com cheiro forte e o que fazer para evitar que estes odores causem constrangimentos.

Aproveite também para entender se suar emagrece e surpreendentes benefícios da sauna para a saúde e boa forma.

Por que suamos?

Um ponto importante que devemos ressaltar é que o suor em si não possui nenhum cheiro. O suor é um líquido inodoro, produzido através de um processo natural do organismo que tem como função regular a temperatura do nosso corpo.

Quando está muito quente ou quando fazemos exercícios físicos, a temperatura interna do corpo aumenta, e para controlar esta temperatura, nosso organismo precisa liberar o excesso de calor.

O suor é composto quase que totalmente por água, por isso não exala nenhum cheiro. O suor com cheiro forte é o resultado do metabolismo das bactérias que vivem em nossa pele.

Causas do suor com cheiro forte

Muitas vezes, a alimentação pode afetar o odor do suor. Isso acontece porque as glândulas sudoríparas eliminam, juntamente com o suor, algumas toxinas que são difíceis de serem eliminadas de outra maneira.

As bactérias presentes em nossa pele, ao entrarem em contato com o suor e consequentemente com as toxinas, iniciam o processo de metabolismo dos componentes eliminados. Isso faz com que as bactérias liberem alguns tipos de substâncias químicas que podem causar o mau odor.

Além disso, a falta de higiene pode aumentar o cheiro forte de suor. Um sabonete antibacteriano aliado a um bom desodorante pode ajudar a evitar o mau cheiro.

É importante também estar atento à higiene das roupas, pois muitas vezes o cheiro de suor fica impregnado e é necessário ter maior atenção na hora da lavagem, sendo preciso muitas vezes esfregar à mão as regiões da axila.

Suor com cheiro de amoníaco

Se você começou uma rotina de exercícios físicos e notou que depois da academia você está com o suor com cheiro de urina ou amoníaco, é importante rever sua alimentação.

De acordo com o médico William Roberts, da Universidade de Minnesota, o corpo humano precisa metabolizar carboidratos para fornecer a energia necessária durante uma rotina de exercícios.

Se você está se exercitando bastante, mas não come a quantidade necessária de carboidratos, seu corpo vai começar a metabolizar a proteína. Quando seu corpo usa a proteína para gerar energia, a amônia é um dos seus subprodutos.

O processamento normal da liberação de amônia é feito pelo fígado, convertendo o composto em ureia, que seus rins transformam em urina. No entanto, no caso de maior produção de amônia por falta de carboidratos, o fígado não consegue dar conta do excesso, que vai ser liberado através do suor.

Como acabar com o suor com cheiro de amoníaco?

Segundo o médico Lewis Maharam, este fenômeno é frequente em quem tem uma alimentação baixa em carboidratos e alta em proteínas ou então em quem se exercita demasiadamente.

Para acabar com o suor com cheiro de urina, é essencial adaptar a dieta para que, durante o treino, seu corpo consuma uma maior quantidade de carboidratos. É importante comer alimentos como batata, arroz, macarrão, pão e alguns tipos de frutas.

Outra forma de aliviar este problema é tomando mais água. Isso porque a desidratação pode contribuir para o suor com cheiro forte, uma vez que ele sairá mais concentrado. Se sua urina está muito escura, é um sinal de que seu corpo precisa de mais água.

Suor com cheiro de enxofre

O suor com cheiro de enxofre também está ligado diretamente à alimentação. Pessoas com uma dieta rica em carne vermelha, alho e cebola podem exalar um cheiro mais forte depois de atividades físicas.

Isso acontece porque muitas vezes o corpo não consegue digerir estes alimentos por completo, uma vez que eles contêm um alto teor de enxofre em sua composição.

No caso da carne vermelha, por ser um alimento muito pesado, não é todo organismo que consegue digeri-la bem. Quem consome muita carne vermelha pode sofrer com má digestão e eliminar o enxofre através do suor, causando um desagradável odor.

Como acabar com o suor com cheiro de enxofre?

Quem pratica exercícios frequentemente sabe que precisa de uma dieta rica em proteína e, por isso, acaba exagerando no consumo de carne. Se você está apresentando este problema, é importante incluir em sua dieta outras fontes de proteína, principalmente vegetais.

Feijão, grão de bico, lentilha, amendoim, quinoa, chia e outros produtos vegetais são abundantes em proteína e podem ajudar a diminuir o consumo de carne vermelha, compondo uma dieta mais saudável que vai ajudar seu corpo na digestão, consequentemente eliminando o cheiro de enxofre no suor.

Dicas para prevenir o suor com cheiro forte

1. Mantenha seu corpo limpo

Pode parecer óbvio, mas a higiene pessoal é o início de tudo. Tomar banhos regularmente é a melhor forma de evitar o suor com cheiro forte. Isso porque ao nos limpar, estamos diminuindo o número de bactérias presentes em nossa pele e são elas que causam o mau cheiro.

O suor em si não tem nenhum tipo de odor, mas ao entrar em contato com estas bactérias, elas são metabolizadas e podem exalar um cheiro forte.

2. Use sabonete antisséptico

Uma boa dica é usar sabonete antisséptico para tomar banho. Há uma grande variedade de sabonetes especializados em controle de bactérias e eles são muito eficazes no que se propõem.

Logo nos primeiros dias de uso, você vai notar uma grande diferença no seu odor corporal, uma vez que os sabonetes antibacterianos diminuem drasticamente as bactérias e, consequentemente, o mau cheiro.

3. Seque-se bem

Ambiente úmidos e quentes são ideais para a proliferação bacteriana e se você está tentando diminuir a colônia de bactérias do seu corpo a fim de acabar com o suor com cheiro forte, é essencial secar-se completamente.

A pele seca é um ambiente desfavorável para a vida das bactérias e isso pode ajudar a prevenir o mau odor.

4. Faça uso de desodorantes com poder antitranspirante

Pelos mesmos motivos já citados acima, é muito importante manter suas axilas o mais secas possível durante o dia.

Existem no mercado diversos produtos específicos para quem sofre com problemas de muita transpiração. Um desodorante normal, como o próprio nome diz, apenas neutraliza o odor natural do seu corpo, enquanto um antitranspirante vai evitar o suor em excesso, barrando a proliferação de bactérias.

5. Lave bem suas roupas

Se você está sofrendo com o mau cheiro, provavelmente suas roupas também estão. Muitas vezes é difícil eliminar por completo o odor de camisas e camisetas, favorecendo a presença do mau cheiro.

É importante não usar a mesma roupa muitas vezes e lavá-las muito bem, principalmente as roupas usadas para a prática de exercícios físicos. Verifique se sua máquina de lavar possui a opção desodorizadora, que pode ajudar a eliminar odores fortes.

6. Evite alimentos “ofensivos”

Como dissemos, existem alguns alimentos que favorecem o suor com cheiro forte, como é o caso da carne, alimentos muito gordurosos, alho e cebola.

É importante não se exceder no consumo destes alimentos e de alguns outros que podem causar o suor excessivo, como é o caso da pimenta, café, gengibre e o álcool.

7. Beba muita água

A água é um santo remédio para quase tudo. Como o suor é feito praticamente apenas de água, é importante se hidratar bastante para poder diluir melhor as toxinas que seu corpo precisa liberar.

8. Coma mais frutas e vegetais

Juntamente com o aumento do consumo de água, comer produtos naturais, além de melhorar a saúde em geral, ajuda na função metabólica, fazendo com que seu corpo funcione de forma mais eficaz.

Isso colabora para minimizar o nível de estresse, que pode contribuir com o aumento significativo de suor. Com menos estresse, o corpo sua menos e pode evitar a proliferação das bactérias causadoras do mau cheiro.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você possui o suor com cheiro forte e se incomoda muito com essa situação? O que já tentou fazer para reverter isso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (61 votos, média: 3,92 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

27 comentários em “Suor com Cheiro Forte – Causas e 8 Dicas para Prevenir”

  1. No meu caso, o cheiro de amoniaco, so ocorre qndo o meu suor entra em contato com qlqr tipo de sabao. E como se sofresse alguma reacao quimica e exalasse esse cheiro. Com perfume acorre algo semelhante, mas n sinto cheiro de amoniaco, e sim, algo forte, sufocante e ardencia no nariz. Igual qndo vc cheira alcool.

  2. Eu não sei mais o que fazer , meu corpo cheira a enxofre ,sei lá ou amônia, quando se aproximam de mim coçam logo o nariz , ficam impacientes, deixo de fazer muitas coisas por conta desse odor desagradável , já perdi até vagas de prego e não consigo viver em sociedade, uso protex ,sou muito limpa mais não tem jeito ,estou desesperada não sei mais o que faço ,não tenho condições de pagar um médico estou desempregada a dois anos e meio ,só vivo triste? só um milagre de Deus pra me curar

    • Também estou passando por isso já usei inúmeros desodorantes e antitranspirantes, agora estou usando um antitranspirante da Vichy mas não dá em nada, quase sempre fico com as axilas molhadas sem fazer nenhum esforço, ando na escola, algumas pessoas já se perceberam do mau odor não é falta de higiene pelo contrário, não sei o que fazer sinto me tão mal

    • Eu tbm tentei muitos produtos dos mais caros ate os mais baratos.Até que o bendito bicarbonato de sódio resolveu. Garanto que vai dar certo. É só passar e espalhar na região que deseja. Aplicar igual talco. É milagroso.

  3. Também sofro com o problema, mas no meu caso o mau cheiro não é nas axilas, e sim no corpo inteiro, nas axilas só passo leite de magnésia e fica tudo bem, mas o odor corporal é similar ao cheiro de cigarro ou borracha queimada, já passei por vários médicos, eles não identificaram o problema, por fim passei a pesquisar, e descobrir que tudo indica que sofro da síndrome do TMAL. O que fazer para me livrar desse horror?

  4. Não façam cirurgias que não resolve, eu fiz para tirar as glandulas e não deu em nada. Só consegui acabar com esse problema quando tirei a carne, leite e todos os seus derivados.Nao tenho mais esse problema…hoje fico até sem desodorante.Estou muito feliz pq passei muitos anos sofrendo sem ter solução

    • Menina dos zois de Deus, quanto tempo faz que está liberta desse mal?Tô fazendo a dieta e orando a Deus para dá certo.

      • Passar bicarbonato de sódio em todo corpo antes do banho, pricipalmente nas axilas, virilhas, atrás das orelhas, nos pés, também pode ajudar. Após o banho, seca bem o corpo e coloca um pouquinho de bicarbonato de sódio nas axilas e em seguida use um bom desodorante..Garanto que não vai feder.

      • Eu intensifiquei meus exercícios e meu suor está com cheiro de urina…pelo que li é falta de carboidrato.

  5. Sofri com odor forte por longos anos. Vivia deprimida e acuada sem poder me relacionar com as pessoas, foram anos difíceis, fiz até cirurgia para retirar a glandula das minhas axilas, não resolveu nada.Eu tinha pesquisado muito sobre uma solução até que resolvi me submeter,mas não deu certo.Tem apenas um mês que consegui resolver de uma vez por toda esse meu problema.Mudei bruscamente minha alimentação, não como mais carne,leite e derivados.O corpo leva dias pra desentoxicar de muitas coisas que vc come até ele te mostrar resultados demora uns 15 a 20 dias.O resultAdo foi tão incrível que eu posso até esquecer de passar desodorantes para sair, não tenho mais odor.Estou tão feliz!!!

    • Boa tarde,
      Fiz a simpatectomia e também uma lipoaspiração axilar para retirada das glândulas por duas vezes, gastei muito dinheiro e não resolveu;vivo assim triste sem vida social,faço faculdade mas só pela misericórdia divina, e tem gente que pensa que é “porquice”vou tentar fazer essa dieta; porque já tentei de tudo.

      • Eu tbm tentei muitos produtos dos mais caros ate os mais baratos.Até que o bendito bicarbonato de sódio resolveu. Garanto que vai dar certo. É só passar e espalhar na região que deseja. Aplicar igual talco. É milagroso.

      • Eu tbm tentei muitos produtos dos mais caros ate os mais baratos.Até que o bendito bicarbonato de sódio resolveu. Garanto que vai dar certo. É só passar e espalhar na região que deseja. Aplicar igual talco. É milagroso.

    • Tenho gente próximo a mim que fez cirurgia nas axicilas e alega não recomenda. Como alcoólatra que fui, filho e neto de ambos, afirmo; parar de beber vira Gambar… até meus filhos pagam esse preço! Podem divulgar meu Whatsapp e e-mail

  6. Também estou com esse problema.Desde o começo do ano sofro com Bromidrose.Pesquisei sobre o assunto é decobri que pode ser fatores hormonais,então além do dermatologista marquei também um clínico e um Endócrino. Espero que eles consigam me ajudar. Estou tomando algumas atitudes diárias que amenizaram o mau cheiro.Estou consumindo menos carnes,açúcar,gorduras e cortei o café.Leite só no iogurte. Bebo bastante água também. O odor está mais fraco desde que comecei a me alimentar melhor. Como muita frutas e verduras. Tomo banho com água morna e lavo minhas roupas com pinho sol.Deixo de molho por 1h.Ah!E tomo banho com sabonete com baixo ph.Estou usando um sabonete íntimo(Vagisil.O Ph baixo mantém a pele equilibrada e impede que novas bactérias se proliferem.Misturo vinagre de maçã na água do banho.As vezes misturo bicarbinato de sódio. Enfim, espero ter ajudado tente algumas dessas coisas e marque um dermato e u endócrino.Boa sorte!

  7. Sofro há anos com isso. Nao sei mais o que fazer. As pessoas vivem me olhando com cara de nojo. Frequentemente ouço piadas e indiretas do tipo, nossa uma banho faz bem, como tem gente que gosta de ser rabujenta…. TENHO VERGONHA DE SAIR DE CASA. NO MEU TRABALHO JÁ FUI MUITO HUMILHADA. Porque esse mal nao sai de mim? o que preciso fazer? Meu corpo cheira a leite azedo. meus sutiãs vivem fedidos. Há anos depressiva por causa disso. Alguém me ajuda, por favor!!!! pelo amor de Deus!

    • Maria, você pode procurar um endocrinologista para estudar seus hormônios. A princípio, sigas as dicas para prevenir que listamos acima, podem ajudar.

    • Leite de magnésio, desse de frasco azul, troque o desodorante pelo leite de magnésio, passe nas axilas, espera secar e se vista normalmente.

    • Eu tbm tentei muitos produtos dos mais caros ate os mais baratos.Até que o bendito bicarbonato de sódio resolveu. Garanto que vai dar certo. É só passar e espalhar na região que deseja. Aplicar igual talco. É milagroso.

  8. Este texto esta desatualizado, usar antibióticos em sabonetes para matar bactérias causadoras do mau cheiro é muito prejudicial de diversas formas. Se sabe que ao eliminar essas bactérias causa-se um desiquilíbrio da flora bacteriana e as chamadas BOAs (bactérias oxidadoras de amônia) são mortas e removidas pois são mais sensíveis e a população de corinebactérias e estafilococos que se alimentam do suor vão aumentar (causando o mau cheiro) e cada vez, maior vai ser a necessidade de se lavar e usar mais e mais produtos químicos para barrar e esconder o mau cheiro.

      • Sabão neutro líquido aliado a café em pó, uma colher sopa pra cada 100ml. Aplica nas axicilas antes de dormir, esperar 7 a 10 minutos retira com bastante água, aplica rexona clinical repetir no próximo banho