Suar emagrece? O que significa?

atualizado em

Você já deve ter visto uma pessoa correndo de blusa de manga comprida, mesmo no calor, ou então alguém praticando outra atividade física com filme plástico enrolado em alguma parte do corpo, geralmente no abdômen. Será que esses artifícios para transpirar mais oferecem algum benefício para o processo de emagrecimento?

As dúvidas sobre transpiração não são poucas, principalmente porque muitas pessoas praticam exercícios físicos em lugares climatizados, o que dificultaria a eliminação de líquidos e o emagrecimento, segundo a crença de que suar emagrece. 

Veja, então, se suar emagrece ou não, e os motivos pelos quais transpiramos. 

O que significa suar?

Suar
O suor é a maneira que o corpo utiliza para manter a temperatura estável

Primeiramente, é fundamental que você entenda o que ocorre com o seu corpo para que você elimine líquidos, ou seja, transpire. 

Nós suamos devido ao esforço realizado durante os exercícios físicos, que eleva a nossa temperatura corporal. O suor é a maneira pela qual o corpo consegue se resfriar e manter a temperatura sempre estável, próxima aos 36,5ºC. 

  Continua Depois da Publicidade  

Emagrecer

O objetivo das pessoas que usam estratégias até desconfortáveis para intensificar a transpiração é emagrecer. Se você se pesar antes de correr numa esteira ou num parque e se pesar depois de 30 ou 40 minutos correndo, verá que seu peso diminuiu na balança. Mas essa perda de peso é resultado da transpiração, da eliminação de água e de eletrólitos do seu corpo. Assim que você repor o líquido perdido, bebendo água ou um isotônico, verá esse peso ser recuperado. 

Isso nos mostra que perder peso não é o mesmo que emagrecer. O emagrecimento, propriamente dito, envolve perda de gordura corporal, ou seja, diminuição do tecido adiposo ou gorduroso do corpo. 

Então, não fique desanimado(a) se você não sua tanto quanto seu amigo ou amiga da academia que está fazendo, às vezes, os mesmos exercícios que você. 

O que determina o emagrecimento é o déficit calórico, ou seja, gastar mais calorias do que você ingere no dia. Os exercícios físicos servem, no contexto de emagrecimento, para aumentar seu gasto calórico e promover a queima de gordura acumulada em seu corpo para gerar energia. 

  Continua Depois da Publicidade  

Horários adequados

Se suar mais não emagrece, por que não escolher os melhores horários para seus treinos e as roupas mais frescas e confortáveis? 

Você poderá ter um melhor rendimento e performance, se treinar em um horário que seja mais agradável, que não esteja tão quente ou ensolarado, por exemplo. 

Você pode adequar sua rotina diária para praticar seus exercícios físicos no início da manhã, no fim da tarde ou à noite. Estes são os períodos em que as temperaturas estão mais adequadas para a prática de exercícios de alta intensidade.

Água é fundamental

Como foi mencionado, você pode, após a prática de uma atividade física, perder alguns quilos devido à transpiração. Mas nem considere deixar de beber água, para manter as medidas reduzidas ou os músculos mais definidos. 

É muito importante se hidratar antes, durante e após a prática de uma atividade física, pois você perde água e eletrólitos que são importantes para o bom funcionamento do organismo. 

  Continua Depois da Publicidade  

Na verdade, a água pode ser uma importante aliada do seu emagrecimento. A ingestão de água ajuda na eliminação de toxinas do corpo, melhorando o aspecto das celulites, e ajuda no controle do apetite, pois contribui para a sensação de saciedade. 

Além disso, estudos mostraram que a baixa temperatura da água pode aumentar discretamente o gasto calórico. Então beber água gelada pode contribuir, ainda que pouco, para o seu emagrecimento. 

Isotônico

Diversas pessoas já devem ter sentido fadiga e queda do rendimento durante os treinos. Esse mal estar pode estar ligado a um desequilíbrio hidroeletrolítico, que é quando a pessoa perde muita água e eletrólitos pelo suor. Veja quais são as consequências da desidratação.

Para evitar esse problema, é fundamental que você reponha o líquido perdido na transpiração, especialmente nos dias mais quentes, sob o sol, ou em locais fechados e abafados. 

Os isotônicos são bons aliados para você se manter hidratado(a). Eles servem para repor o líquido e os eletrólitos perdidos na transpiração, ou seja, além da água, os isotônicos devolvem os sais minerais perdidos no suor. 

  Continua Depois da Publicidade  

Os isotônicos são bebidas compostas de sais minerais, como o sódio e o potássio, carboidratos de rápida absorção, vitaminas e água, tudo que seu corpo precisa para voltar ao equilíbrio, depois de perder líquido pela transpiração. 

Devido à sua composição, eles previnem a desidratação e a ocorrência de cãibras. Apesar dos benefícios, eles podem não ser indicados para pessoas com hipertensão arterial, doença renal e insuficiência cardíaca.  

Hiperhidrose

Hiperidrose
A hiperidrose é uma condição em que a pessoa sua excessivamente

Enquanto algumas pessoas acreditam que têm que suar mais para emagrecer e, por isso, colocam em prática estratégias que as façam transpirar mais, outras pessoas sofrem com o problema de hiperidrose.

A hiperidrose é uma condição que faz a pessoa suar excessivamente, mesmo em repouso. Esta condição atinge poucas pessoas, mas causa um grande desconforto que pode, inclusive, afetar a autoestima e o bem-estar dessas pessoas. 

Essas pessoas transpiram sem maiores esforços físicos, e isso ocorre devido à sudorese. O excesso de suor fica mais evidente em regiões como as axilas, nuca, rosto e mãos.

Esses casos seriam perfeitos para provar que suar emagrece, pois todas as pessoas com hiperidrose estariam dentro da faixa de peso ideal, mas não é isso que acontece. Ou então, a sauna seria a solução para as pessoas com sobrepeso e obesidade, mas não é assim que ocorre, o suor não faz ninguém eliminar gordura em excesso.

Cálculo

Talvez você não saiba, mas há como calcular a quantidade de líquido perdida durante os exercícios físicos. O cálculo é bem simples: 

  1. Se pese antes da atividade física e anote. 
  2. Se pese após a atividade física e anote.
  3. Subtraia os dois valores. 
  4. Converta esse resultado para mililitros. Por exemplo, se deu 1 quilo (1.000 g) de diferença, então você perdeu 1 litro (1.000 ml) de líquido.
  5. Para saber quanto de líquido precisa repor, basta multiplicar esse valor por 1,5. Neste exemplo, você precisaria beber 1,5 litros (1.500 ml) de água após a atividade. 

Você acreditava que suar emagrece? Já usou roupas mais desconfortáveis ou se exercitou em horários inapropriados para suar mais? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário