Suar Emagrece? O Que Significa?

Especialista:
atualizado em 30/09/2014

É comum conhecermos pessoas que utilizam cintas e gels para forçar a transpiração durante os exercícios físicos e enquanto fazem suas atividades. Será que esses artifícios para você transpirar mais oferecem algum beneficio para seu processo de emagrecimento?

As dúvidas sobre a transpiração não são poucas, principalmente porque muitas pessoas praticam exercícios físicos em lugares climatizados, o que dificultaria a eliminação de líquidos. É exatamente sobre essa verdade ou mito que iremos ler e tentar entender se suar emagrece ou não.

O que significa suar?

Primeiramente, é fundamental que você entenda o que ocorre com o seu corpo para que ele elimine líquidos. Nós suamos devido ao esforço feito durante os exercícios físicos; a força proporciona o aumento da temperatura corporal, e o suor é a melhor forma encontrada pelo nosso organismo de retirar o calor de nosso corpo, para assim manter nossa temperatura dentro do ideal. Isso ocorre quando a temperatura corporal chega a 37 graus.

Emagrecer

O objetivo das pessoas que usam artifícios para intensificar a transpiração é emagrecer. Afirma-se que nosso corpo é formado 60% por água, mas infelizmente esses métodos aplicados não confirmam que suar emagrece. Na verdade, já foram feitos diversas pesquisas e todas comprovaram que suar não emagrece, apenas proporciona a eliminação de líquidos que posteriormente serão repostos, pois seu corpo necessitará ser reidratado.

Vamos lá, então você não eliminará gorduras, você apenas perderá o equivalente a 95% de água e 5% de sais minerais, os quais são fundamentais para manter a condutividade na corrente sanguínea. Emagrecer não será resultado da água perdida, mas sim das calorias queimadas a mais que as ingeridas diariamente.

Horários adequados

Se transpirar não oferece benefícios, por que não escolher pelos melhores horários para seus treinos? Os seus treinos poderão ter melhor rendimento se forem realizados em horários que as temperaturas estejam mais agradáveis para seu corpo reagir melhor. Você pode adequar sua rotina diária para praticar seus exercícios físicos no início da manhã, no fim da tarde e durante a noite. Estes são os períodos em que as temperaturas estão mais adequadas para práticas de exercícios de alta intensidade.

Água é fundamental

Não acredite que suar emagrece, não se esforce para perder líquidos que você posteriormente deverá repor. Se você pratica exercícios físicos, é fundamental que consuma água antes, durante e depois de seus treinos. A ingestão de água gelada, sim, pode auxiliar no funcionamento de seu metabolismo, o que poderá proporcionar uma melhor queima de gorduras. A bebida ainda pode contribuir para a eliminação de toxinas e ainda oferece saciedade, o que induz a ingestão de porções menores, assim proporcionando o emagrecimento.

Isotônico

Diversas pessoas já devem ter sentido fadigas e queda em seu condicionamento físico durante os treinos. Esse mal estar pode estar ligado a um desequilíbrio orgânico. Já que desmentimos a afirmativa de que suar emagrece, agora devemos buscar as melhores recomendações para você repor o líquido perdido com a transpiração.

Os isotônicos podem se tornar aliados para você se manter hidratado, com seu corpo em equilíbrio. Ele é muito funcional para você repor não só a agua perdida na transpiração, mas todos os sais minerais, ou seja, ele pode reidratar você de forma mais eficiente. Ele é capaz de repor Potássio, Sódio e diversos nutrientes, além de reduzir a possibilidade de ocorrência de câimbras e sintomas de desidratação. Eles podem conter muito sódio, então são contra indicados apenas para pessoas sedentárias, indivíduos com insuficiência cardíaca, hipertensão arterial e doenças nos rins.

Sintomas de desidratação

Pode ser difícil de acreditar, mas a desidratação não é algo que deve ser deixado de lado. Os casos podem ser mais comuns do que você imagina, além de prejudicarem o funcionamento regular de todo o seu organismo. A desidratação não só pode ocorrer pela transpiração, mas ela é muito comum quando não ocorre a ingestão adequada de líquidos suficiente para seu corpo se comportar da forma adequada.

Os sintomas de desidratação leve podem ser sede excessiva, boca e peles ressecadas, baixa produção de lágrimas e baixa suderese (pouco suor). Abaixo seguem algumas recomendações para evitar a desidratação e se sentir confortável e saudável para a prática de seus exercícios:

  • Beba água durante todo o dia, pelo menos 2,5 litros.
  • Escolha roupas confortáveis e que não dificultem a sua respiração durante a prática das atividades físicas.
  • Não se exercite nos horários de temperaturas mais altas.

Hiperhidrose

Diversas pessoas se esforçam para acreditar que suar emagrece, enquanto outras sofrem com o fato de transpirarem de forma desagradavelmente excessiva. A Hiperhidrose atinge poucas pessoas, mas oferece desconfortos e pode inclusive reduzir a autoestima e bem estar. Essas pessoas transpiram sem maiores esforços físicos, e isso ocorre devido à sudorese. O excesso de suor fica mais evidente em regiões como as axilas, na nuca, no rosto e nas mãos.

Esses casos seriam perfeitos para provar que suar emagrece, pois todos com hiperhidrose seriam beneficiados com a perda de líquidos e assim se enquadrariam em seu peso ideal, mas não é o que ocorre. Suar não emagrece.

Cálculo

Talvez você não saiba, mas há como calcular a quantidade perdida de líquidos durante os exercícios. Você deve se pesar antes e após as atividades, é importante que você memorize os pesos, subtraia o peso final pelo inicial, e em seguida converta a diferença que encontrará de gramas para mililitros. No fim dos exercícios, é recomendado que você reponha 1,5x (quantidade de líquido perdida).

Você ainda acredita que suar emagrece? Já usou roupas mais desconfortáveis e se exercitou em horários inapropriados só por isso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,20 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário