Sushi e Misto Quente São Responsáveis pela Epidemia da Obesidade, Diz Especialista

Especialista:
atualizado em 29/01/2020

Sushi, queijo quente e a maioria dos cereais de café da manhã têm uma coisa em comum (além de serem deliciosos): todos são ricos em carboidratos refinados, seja na forma de arroz branco, pão branco ou farinha branca.

Embora o nome do ingrediente pareça positivo, definitivamente não é, pelo menos quando se trata da sua saúde.

Em comparação com os seus homólogos de grãos integrais, que são digeridos lentamente e mantêm sua saciedade por horas, os carboidratos refinados são processados rapidamente pelo corpo e são rapidamente transformados em açúcar.

Não é de admirar, portanto, que uma dieta rica em carboidratos refinados parece ter um forte papel no aumento de peso. Saber quais alimentos os contêm é difícil, mas os carboidratos refinados estão presentes em dezenas de alimentos processados, desde barras de granola até pizzas e massas.

Para abordar a questão, Roxanne B. Sukol, especialista em medicina preventiva e diretora médica da Cleveland Clinic’s Wellness Enterprise, diz que as pessoas devem pensar no ingrediente simplesmente como “carboidratos descascados”.

No livro “Grocery: The Buying and Selling of Food in America“, Sukol diz ao autor e ao chef Michael Ruhlman que esses carboidratos “despidos de toda a sua nutrição” são a principal preocupação nutricional no mundo todo.

Os carboidratos refinados começam como seus primos, os grãos integrais. Na fábrica, no entanto, os fabricantes de alimentos removem seus revestimentos externas nutritivos e ricos em fibras, como o germe e o farelo. O resultado final é o pão macio, o arroz liso e o cereal doce, que são processados pelo organismo quase tão rapidamente quanto ingeridos. Mas apesar de os carboidratos refinados serem de fato deliciosos, os especialistas concordam que eles não pertencem a uma dieta saudável.

Cara Anselmo, nutricionista do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center de Nova York, disse que um dos problemas com esses alimentos é que eles são fáceis de comer demais, ou seja, é fácil você exagerar na quantidade de consumo deles.

“É definitivamente mais fácil exagerar com bebidas, carboidratos refinados, alimentos com açúcares adicionados ou que são altamente processados – são coisas que nós simplesmente tendemos a continuar comendo”, disse Anselmo ao Business Insider.

Isso não significa que todos os carboidratos sejam ruins, no entanto. Em vez de recomendar que as pessoas eliminem coisas como o pão e o arroz de suas dietas, Anselmo aconselha a troca desses alimentos com carboidratos refinados por alternativas de grãos integrais, como o arroz integral e o pão integral.

Esses tipos de carboidratos são ricos em nutrientes como a fibra, que nos mantém satisfeitos e ajuda a regular a digestão, e em proteínas, que ajudam a sustentar e desenvolver músculos. Já os carboidratos refinados normalmente têm muito pouco de qualquer ingrediente.

“As pessoas precisam entender que existem carboidratos nutritivos”, disse Sukol a Ruhlman. Estes incluem frutas, vegetais, feijões e leguminosas, que segundo Sukol contêm uma “matriz de fibra” que retarda a rapidez com que eles se convertem em açúcar.

Vários estudos recentes sugerem que as melhores dietas são baseadas em grãos integrais, vegetais e proteínas magras. Em seu relatório mais recente sobre os melhores planos de alimentação, a US News and World Report descreveu as dietas vegetarianas – que possuem grãos integrais e vegetais como base – como “bom para o meio ambiente, seu coração, seu peso e sua saúde geral”.

Se você está pensando em fazer uma mudança simples e saudável para sua dieta, esta deve ser primeira a tentar.

Você come regularmente algum destes tipos de alimentos que contribuem para o aumento do peso por conterem carboidratos refinados? Quais são mais difíceis de substituir? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário