Sushi e Misto Quente São Responsáveis pela Epidemia da Obesidade, Diz Especialista

Sushi, queijo quente e a maioria dos cereais de café da manhã têm uma coisa em comum (além de serem deliciosos): todos são ricos em carboidratos refinados, seja na forma de arroz branco, pão branco ou farinha branca.

Embora o nome do ingrediente pareça positivo, definitivamente não é, pelo menos quando se trata da sua saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Em comparação com os seus homólogos de grãos integrais, que são digeridos lentamente e mantêm sua saciedade por horas, os carboidratos refinados são processados rapidamente pelo corpo e são rapidamente transformados em açúcar.

Não é de admirar, portanto, que uma dieta rica em carboidratos refinados parece ter um forte papel no aumento de peso. Saber quais alimentos os contêm é difícil, mas os carboidratos refinados estão presentes em dezenas de alimentos processados, desde barras de granola até pizzas e massas.

Para abordar a questão, Roxanne B. Sukol, especialista em medicina preventiva e diretora médica da Cleveland Clinic’s Wellness Enterprise, diz que as pessoas devem pensar no ingrediente simplesmente como “carboidratos descascados”.

No livro “Grocery: The Buying and Selling of Food in America“, Sukol diz ao autor e ao chef Michael Ruhlman que esses carboidratos “despidos de toda a sua nutrição” são a principal preocupação nutricional no mundo todo.

Os carboidratos refinados começam como seus primos, os grãos integrais. Na fábrica, no entanto, os fabricantes de alimentos removem seus revestimentos externas nutritivos e ricos em fibras, como o germe e o farelo. O resultado final é o pão macio, o arroz liso e o cereal doce, que são processados pelo organismo quase tão rapidamente quanto ingeridos. Mas apesar de os carboidratos refinados serem de fato deliciosos, os especialistas concordam que eles não pertencem a uma dieta saudável.

Cara Anselmo, nutricionista do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center de Nova York, disse que um dos problemas com esses alimentos é que eles são fáceis de comer demais, ou seja, é fácil você exagerar na quantidade de consumo deles.

“É definitivamente mais fácil exagerar com bebidas, carboidratos refinados, alimentos com açúcares adicionados ou que são altamente processados – são coisas que nós simplesmente tendemos a continuar comendo”, disse Anselmo ao Business Insider.

Isso não significa que todos os carboidratos sejam ruins, no entanto. Em vez de recomendar que as pessoas eliminem coisas como o pão e o arroz de suas dietas, Anselmo aconselha a troca desses alimentos com carboidratos refinados por alternativas de grãos integrais, como o arroz integral e o pão integral.

Esses tipos de carboidratos são ricos em nutrientes como a fibra, que nos mantém satisfeitos e ajuda a regular a digestão, e em proteínas, que ajudam a sustentar e desenvolver músculos. Já os carboidratos refinados normalmente têm muito pouco de qualquer ingrediente.

“As pessoas precisam entender que existem carboidratos nutritivos”, disse Sukol a Ruhlman. Estes incluem frutas, vegetais, feijões e leguminosas, que segundo Sukol contêm uma “matriz de fibra” que retarda a rapidez com que eles se convertem em açúcar.

  Continua Depois da Publicidade  

Vários estudos recentes sugerem que as melhores dietas são baseadas em grãos integrais, vegetais e proteínas magras. Em seu relatório mais recente sobre os melhores planos de alimentação, a US News and World Report descreveu as dietas vegetarianas – que possuem grãos integrais e vegetais como base – como “bom para o meio ambiente, seu coração, seu peso e sua saúde geral”.

Se você está pensando em fazer uma mudança simples e saudável para sua dieta, esta deve ser primeira a tentar.

Você come regularmente algum destes tipos de alimentos que contribuem para o aumento do peso por conterem carboidratos refinados? Quais são mais difíceis de substituir? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário