Propriedades dos Alimentos

Tapioca faz mal para gastrite?

Publicado por
Dra. Patricia Leite

A tapioca é uma herança indígena e um prato típico da culinária nordestina que certamente ganhou todo o país. Qual cidade brasileira não conta com uma tapiocaria ou com barraquinhas que vendem o quitute? Entretanto, pessoas que tem gastrite muitas vezes podem ficar na dúvida se ela pode piorar a condição.

Antes de mais nada, se você está seguindo uma dieta para emagrecer, ou tem intolerância ao glúten, saiba que ela é um alimento livre desta substância, além de não conter gordura e sódio. Por isso é muito recomendada quando o assunto é perder peso, sendo inclusive liberada para os celíacos.

Será que a tapioca faz mal para gastrite?

A tapioca em si não é ruim para a gastrite, mas sim os recheios usados

A gastrite é doença que pode ser causada por vírus, parasitas, fungos, o refluxo da bile para dentro do estômago, estresse, ingestão de esteroides, consumo de alimentos picantes, uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, o abuso de bebidas alcoólicas e por uma bactéria chamada Helicobater pylori.

No entanto, nutricionistas afirmam que, em geral, não há problemas no fato de uma pessoa que tenha essa condição de saúde consumir a tapioca. Isso porque a tapioca é uma espécie de farinha que é obtida a partir da mandioca, e ela contribui com a proteção do revestimento digestivo, o que ajuda até mesmo a minimizar os efeitos da gastrite.

O que é preciso tomar cuidado é com os recheios, já que alguns podem conter alimentos que não são bons para a gastrite, como a pimenta e alimentos gordurosos, por exemplo.

continua depois da publicidade

Mais sobre a gastrite

Entre os principais sintomas da doença estão: náusea, vômito, sentir-se empanturrado na parte superior do abdômen (principalmente depois de comer), indigestão, fezes escuras e vômito.

Entretanto, como a gastrite não traz sintomas perceptíveis em todos os indivíduos, vale a pena ter o hábito de fazer check-ups e exames regulares com o médico de confiança. Assim, fica mais fácil que o profissional identifique a doença mesmo antes do aparecimento de qualquer sinal da doença.

Uma vez que o diagnóstico foi determinado, é fundamental seguir as orientações do médico quanto ao tratamento, no que se refere às mudanças na alimentação, na utilização de medicamentos e demais estratégias que forem definidas pelo profissional.

Benefícios da tapioca

Uma vantagem do alimento é que ele pode ser consumido pelas pessoas que sofrem com a intolerância ao glúten, tendo em vista que a tapioca não possui a substância em sua composição.

continua depois da publicidade

Além disso, o alimento serve como uma boa fonte de energia para o nosso organismo, sendo boa para o período logo depois da realização de atividades físicas, repondo com velocidade a energia que foi perdida em decorrência da prática.

Por outro lado, não vale a pena consumir o alimento de maneira excessiva. Isso porque a tapioca apresenta um índice glicêmico elevado e uma carga glicêmica alta, e quando esses dois valores são altos, o alimento pode contribuir para o aparecimento de problemas como obesidade, diabetes do tipo 2, problemas cognitivos e problemas cardiovasculares.

Em tempo: a carga glicêmica de um alimento corresponde à quantidade de glicose que ele possui e o índice glicêmico corresponde à velocidade pela qual a glicose desse alimento entra no organismo. Entenda mais sobre índice glicêmico e carga glicêmica.

Considerações importantes

Entretanto, se você já recebeu um diagnóstico de que apresenta um quadro de gastrite, é fundamental que consulte o médico responsável pelo seu tratamento para saber se a tapioca faz mal para gastrite e como ela pode te afetar, principalmente se estivermos falando das versões industrializadas do produto, em que a massa já vem pronta e é só levar à frigideira.

Vídeo

Você já tinha ouvido falar que a tapioca faz mal para gastrite? Tem o hábito de consumi-la no seu dia a dia? Comente abaixo!

continua depois da publicidade
4.1 de 5 (45 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Gostei das informações elas tiraram minhas dúvidas em relação aos alimentos que posso comer.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Muito bem explicado sobre a tapioca, consumo demais esse alimento, gostei do conteúdo

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • eu sempre tive esta duvida se a tapioca pode ou não ser consumida por quem tem gastrite bom saber que posso consumir já basta a restrição que tenho e não poder comer nem tapioca seria muita sacanagem

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu como duas tapiocas, pela nunca me fez mal... mas agora eu fico com azia depois que como.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Tbm estou assim,é comer que logo a azia vem!!

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
      • Eu tb sinto azia após ingerir. Bom saber que não é só comigo. Vou diminuir o consumo.

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Publicidade
  • Amo tapioca, como quaze todos os dias com coco e aí descobrir que tenho gastrite fiquei apreensiva de não poder comer .

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Objetivo é esclarecedor. Esse tipo de conteúdo valorizar a página. Parabéns

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite