Alimentos ruins para gastrite e outras dicas

Especialista da área:
atualizado em 17/07/2021

A gastrite é uma inflamação do revestimento do estômago que pode ser causada pelo uso prolongado de anti-inflamatórios, pelo consumo excessivo de álcool e cigarro, estresse crônico, por uma infecção causada pela bactéria Helicobacter pylori, ou qualquer outra causa que afete o funcionamento deste órgão.

  Continua Depois da Publicidade  

Às vezes, a gastrite pode ser uma condição autoimune em que o sistema imunológico ataca erroneamente as células que revestem o estômago. A seguir, vamos conferir alguns dos sintomas e como modificar sua dieta, evitando os alimentos ruins para gastrite.

Sintomas da gastrite

Gastrite
  • Desconforto abdominal;
  • Pouco apetite;
  • Dor abdominal;
  • Inchaço, arroto ou sensação de estar satisfeito que piora ao comer;
  • Náusea e às vezes vômito.

A gastrite grave pode levar à erosão do revestimento do estômago, provocando o surgimento de úlceras dolorosas e fezes escuras, que são um sinal de sangramento no estômago. Além disso, também pode causar anemia ou redução dos glóbulos vermelhos na circulação sanguínea, levando à falta de ar quando a pessoa pratica atividades físicas, e consequentemente à fadiga.

Nem sempre é suficiente diagnosticar essa condição com uma simples análise dos sintomas. As vezes é necessário fazer um exame chamado endoscopia. Neste procedimento o médico insere um tubo flexível bem fino com uma câmera em sua extremidade, pela garganta da pessoa para que possa capturar imagens do sistema digestivo.

Modificar a dieta para tratar gastrite

Embora existam vários tratamentos médicos para gastrite, há alguns alimentos que pioram os sintomas. O recomendado é manter um diário alimentar e acompanhar quais deles fazem mal. Se notar uma conexão entre certos alimentos e sintomas, é recomendado suspender o consumo por um tempo e observar uma possível melhora desta inflamação.

Tipos de alimentos ruins para gastrite

Alguns alimentos favorecem a secreção de ácido gástrico e devem ser ingeridos com maior cuidado, pois agridem as paredes do estômago. A seguir veja a lista dos 4 principais alimentos ruins para gastrite.

1. Alimentos picantes

alimentos apimentados

Alimentos picantes são mais propensos a atacar o revestimento do estômago e podem intensificar os sintomas da gastrite, por isso, os pratos preparados com pimenta, molhos picantes, curry e mostarda por exemplo, podem causar refluxo ácido, ou agravá-la ainda mais.

2. Determinadas bebidas

cafeina

Todas as bebidas alcoólicas e aquelas que são ricas em gordura, como os leites e achocolatados, e também os sucos de frutas cítricas, são extremamente prejudiciais à mucosa estomacal e por tal razão, os médicos recomendam a interrupção imediata do seu consumo.

A cafeína, presente no café, nos chás, no mate, e nos refrigerantes à base de cola, também deve ser evitada porque produz um efeito direto na mucosa do estômago, provocando irritação.

3. Vegetais crus

vegetais crus

Quando uma pessoa está lidando com a gastrite crônica, é aconselhável evitar vegetais crus. Para muitas pessoas, os alhos e cebolas podem causar a sensação de queimação e dor, enquanto que para outras, os tomates podem ser alimentos ruins para gastrite.

  Continua Depois da Publicidade  

As pessoas que sofrem de gastrite podem comer legumes, mas de preferência cozidos e/ou cortados em pedaços pequenos, para que eles possam ser digeridos mais facilmente. Além disso, especialistas em saúde recomendam a pessoas com gastrite que mastiguem bem os alimentos antes de engolir para evitar a irritação no estômago.

4. Comidas gordurosas

comida gordurosa

Alimentos gordurosos são ruins para gastrite, pois podem iniciar um processo de inflamação do revestimento do estômago.

Não é recomendado o consumo de alimentos que contêm gorduras trans, como por exemplo ovos fritos, anéis de cebola, doces fritos, batatas fritas, frango frito, pão branco, massas, frutos do mar e carne à milanesa, pois além de irritar a mucosa gástrica, eles também podem elevar a pressão arterial ou levar à doenças cardiovasculares e obesidade.

Além dos alimentos citados acima, outros também são prejudiciais para a gastrite:

  • Alimentos com glúten;
  • Soja;
  • Grãos;
  • Batatas;
  • Laticínios (com exceção do iogurte orgânico);
  • Alimentos processados;
  • Chocolate;
  • Milho;
  • Bebidas energéticas.

Por meio de uma alimentação equilibrada, os nutrientes absorvidos pelo nosso organismo podem ajudar a diminuir o desconforto causado pela gastrite, facilitando o processo de digestão ou “acalmando” os estômagos mais sensíveis.  

Além disso, comer em intervalos regulares também é uma maneira de ajudar a tratar o problema. A dica é dividir as três maiores refeições em seis menores e ver se os sintomas diminuem.

Fontes e referências adicionais

Você tem gastrite? Costuma evitar esses alimentos em sua alimentação? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dr. Marcos Marinho

Dr. Marcos Marinho é especialista em Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva e Ultrassonografia - CRM 52.104130-4. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e é pós-graduado em Gastroenterologia pelo IPEMED. Realizou cursos de ultrassonografia geral e intervencionista pela Unisom, ultrassonografia musculoesquelética e Doppler pelo CETRUS. Atualmente, é pós-graduando de Endoscopia Digestiva pela Faculdade Suprema de Juiz de Fora-MG. No momento, atua em vários municípios do estado do Rio de Janeiro como na capital, Niterói, Magé e Araruama. Dr. Marcos Marinho tem experiência em setores variados de sua especialização e continua em constante aprendizado e evolução para ser uma referência da área. Para mais informações, entre em contato através de seu Instagram oficial @drmarcosmarinho

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

2 comentários em “Alimentos ruins para gastrite e outras dicas”

  1. Eu evito alimentação que faz mal.pra minha gastrite porque tenho crises de muita dor abdominal a dor vai de zero a 10 em segundos, junto passo muito mal a dor é tão intensa que não consigo deitar é nem ficar sentada, tem um valor subindo que vem de dentro , suor , vomito eu fico muito mal,mas é difícil comer sem nenhum tempero ou cebola, tomate, pimentão para dar gosto, o pior é o peixe para fazer de molho sem tempero não dar , frito não dar fica muito difícil, como arroz , integral é macarrão também, pão integral, e feijão só o caldo muito difícil.

    Responder