Alimentos Ruins para Gastrite

A gastrite é uma inflamação do revestimento do estômago que pode ser causada pelo uso prolongado de aspirina ou outros anti-inflamatórios não-esteróides como o naproxeno ou ibuprofeno, pela ingestão de grande quantidade de bebidas alcoólicas, por fumar muito, por uma infecção causada pela bactéria Helicobacter pylori ou uma grave lesão.

Às vezes, a gastrite pode ser uma condição autoimune em que o sistema imunológico ataca erroneamente as células que revestem o estômago. Abaixo, vamos conferir alguns dos sintomas e como modificar sua dieta, evitando alimentos ruins para gastrite e consumindo melhores, a fim de tratar a condição.

Alguns dos sintomas da gastrite podem ser:

  • Desconforto abdominal;
  • Pouco apetite;
  • Dor abdominal;
  • Inchaço, arroto ou sensação de estar satisfeito que piora ao comer;
  • Náusea e às vezes vômito.

A gastrite grave pode levar à erosão do revestimento do estômago, o que pode causar úlceras dolorosas e fezes escaras, que são um sinal de que há sangramento no estômago. Além disso, também pode causar anemia ou poucos glóbulos vermelhos na circulação sanguínea, o que pode levar à falta de ar quando a pessoa pratica atividade física, e à fadiga.

Para diagnosticar essa condição, em alguns casos pode ser necessário apenas um exame médico ou simplesmente uma análise dos seus sintomas. O seu médico poderá pedir um exame de respiração para verificar se há Helicobacter pylori em seu estômago, e em alguns casos, é necessário fazer um procedimento chamado de gastrocopia.

A gastrocopia é um exame em que o médico passa um instrumento flexível e iluminado pela garganta e estômago para poder inspecioná-lo diretamente e recolher uma pequena amostra de tecido (biópsia) para ser examinada em laboratório.

Modificar a dieta para tratar gastrite

Embora existam vários tratamentos médicos para gastrite, há alguns alimentos que pioram os sintomas. O recomendado é manter um diário alimentar e acompanhar quais deles causam esses sintomas. Se notar uma conexões entre certos alimentos e sintomas, não os coma por um tempo e veja se a sua gastrite melhora.

Tipos de alimentos ruins para gastrite

Embora os alimentos ruins para gastrite possam variar de pessoa para pessoa, há aqueles que são comuns para todas, por isso, veja agora a lista dos 4 alimentos ruins para gastrite.

1. Alimentos picantes

Alimentos picantes podem intensificar os sintomas da gastrite, por isso, os pratos preparados com pimenta, molhos picantes, curry e mostarda por exemplo, podem causar refluxo ácido elevar a gastrite ou agravá-la ainda mais.

Os alimentos picantes são mais propensos a atacar o revestimento do estômago que já está danificado devido à gastrite.

2. Bebidas

Todas as bebidas alcoólicas e aquelas que são ricas em gordura são conhecidas por serem uma das principais contribuintes para o desenvolvimento da gastrite.

Quando estiver passando por surtos de gastrite, deverá evitar todas as bebidas alcoólicas. bem como aquelas que podem irritar um estômago sensível como as bebidas gaseificadas, leites achocolatados e sucos de frutas cítricas.

O café, tanto o tradicional como o descafeinado, também deve ser evitado por causa do ácido e gás que criam, além das bebidas com gás, como água e refrigerantes.

3. Vegetais crus

Quando uma pessoa está lidando com a gastrite crônica é aconselhável evitar vegetais crus. Para muitas, os alhos e cebolas podem causar queimação e dor, enquanto que para outras, os tomates podem ser alimentos ruins para gastrite.

As pessoas que sofrem de gastrite podem comer legumes, mas de preferência cozidos e/ou cortados em pedaços pequenos, para que eles possam ser digeridos mais facilmente. Além disso, especialistas em saúde recomendam aos pacientes com gastrite que mastiguem bem os alimentos antes de engolir para evitar a irritação no estômago.

4. Comidas gordurosas

Alimentos gordurosos são alimentos ruins para gastrite também porque têm a tendência de desencadear a inflamação do revestimento do estômago.

Não consuma alimentos que contêm gorduras trans, como por exemplo ovos fritos, anéis de cebola, doces fritos, batatas fritas, frango frito, pão branco, massas,  frutos do mar e carne à milanesa, pois além de irritar o revestimento do estômago sensível, eles também podem elevar a pressão arterial ou levar à obesidade e doenças cardíacas.

Muitas pessoas que sofrem com esta condição já sabem exatamente quais são os alimentos que atacam a gastrite, seja café ou chocolate, macarrão ou molho de pimenta, batata frita ou tomate. Se você ainda não sabe, siga as dicas acima e crie o seu diário alimentar.

Certifique-se de que as mudanças que fizer em sua dieta sejam permanentes e não de curta duração, pois o alívio e a prevenção da gastrite permanente envolverão a mudança do seu estilo de vida, e embora nem sempre seja fácil fazer essas mudanças, também não é impossível. Basta apenas se dedicar para assim poder usufruir dos benefícios que trará para a sua saúde e dia a dia.

Tente seguir diariamente uma dieta que respeite a integridade do revestimento do estômago, ou seja, coma alimentos integrais com muita proteína, gorduras naturais, frutas e legumes que irão fornecer os nutrientes necessários para a cura e prevenção.

Além das opções citadas nos grupos de alimentos acima, outros alimentos ruins para gastrite são:

  • Alimentos com glúten;
  • Soja;
  • Grãos;
  • Batatas;
  • Laticínios com exceção do iogurte orgânico;
  • Alimentos processados;
  • Chocolate;
  • Milho;
  • Bebidas energéticas.

Experimentar e ver quais sãos os efeitos do alimento em seu organismo é a maneira ideal de saber ao certo quais alimentos você deve comer e quais deve evitar, pois ao saber o que causa os surtos de gastrite, você poderá evitá-los.

Além disso, comer em intervalos regulares também é uma maneira de ajudar na ingestão ácida: a dica é dividir as três maiores refeições em seis menores e ver se os sintomas diminuem.

Referências adicionais:

Você costuma evitar esses alimentos ruins para gastrite? Você já passou por experiências ruins com essa condição? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário