Treino Insanity Emagrece? O Que é, Exercícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

O treino insanity é um programa revolucionário que promete fazer qualquer pessoa emagrecer até mil calorias por aula. A proposta é que em 60 dias o seu corpo tenha passado por uma verdadeira revolução. Abaixo, você poderá aprender muito mais sobre esse treino, como é o programa de exercícios, o plano de dieta, seus benefícios e como ele funciona na prática. Por fim, você descobrirá se o treino insanity emagrece.mesmo.

Será que fazer academia é a solução para o sedentarismo? Nem sempre. Há outras formas de se iniciar um programa de exercícios. Muitas pessoas sentem vontade, mas, não sabem nem por onde começar. Falta um programa de treinamento, motivação, sequências lógicas entre um movimento e outro. No final das contas, desistimos antes mesmo de iniciarmos.

Existem muitos motivos para que você não consiga ir até a academia. Você pode ser uma pessoa muito tímida, dias chuvosos podem atrapalhar o seu treino ou até mesmo a falta de tempo pode fazer com que você não consiga ir com frequência. A boa notícia é que você pode aprender a se exercitar em casa quando não puder aparecer na academia.

Nada melhor do que o conforto do lar para fazer qualquer coisa. Para malhar não é diferente. O treino insanity não é a única maneira de perder medidas sem sair de casa. Aprenda os 16 melhores exercícios para fazer em casa. E se a sua preocupação é, como a maioria das pessoas, de perder aquela barriguinha, pode seguir essas 22 dicas de como perder a barriga em casa.

Mas, e se de repente, tudo isso já estivesse desenvolvido, e pronto para ser colocado em prática? Seria muito bom. E tudo isso poderia ser ainda mais motivador, permitindo que o personal estivesse ao alcance de um clic. Exatamente assim, na tela de sua TV ou no seu computador.

Estamos falando do Treino Insanity. Uma nova febre criada pelo personal trainer e coreógrafo americano Shaun T, que traz essa possibilidade para dentro da sua sala, ou quarto, enfim, onde você quiser.

O que é Treino Insanity?

O nome já é bastante sugestivo, pois esse programa de exercícios, mescla força e resistência, ao limite. Suas séries são executadas em casa, através de vídeos, sem a necessidade de aparelhos, apenas o corpo e seu próprio peso, mas, nem por isso os exercícios serão assim tão simples, ao contrário do que se imagina.

A proposta de seu criador é que ao final de sessenta dias, os praticantes tenham passado por uma revolução no condicionamento físico, como também, perdendo peso e medidas.

Treino insanity emagrece?

Sim. E muito. É claro que é preciso seguir a rotina de exercícios durante seis dias por semana, que se estenderão por sessenta dias. O treino Insanity é ideal para queimar muitas calorias, até 1000 por aula, porque exige muito esforço, é muito intenso, variado e abrangente, ou seja, todo o corpo vai ter que se movimentar.

Com o tempo, a musculatura começará a responder melhor e se reestruturar, o metabolismo se acelera e passa a queimar mais calorias, e ao final, alguns quilos de massa gorda irão embora.

Se houver uma associação entre treinamento e dieta adequada, esse resultado será ainda mais animador.

Como é o programa de exercícios?

São 15 vídeoaulas com aproximadamente quarenta minutos. Essas aulas terão uma ordem específica para acontecer. Não são aleatórias.

No mais, a sequência de exercícios não é algo que já não tenhamos visto, porém, numa intensidade extrema, sem parar, alternados, com duração de 40 segundos e mudança imediata para o próximo exercício.

É uma tática interessante, pois quem não se adapta muito a algum tipo de movimento, sabe que logo se iniciará outro. Nas aulas de Insanity nunca haverá lugar para monotonia.

Teremos agachamentos, flexões, abdominais e pliométricos (para aumentar a força e potência muscular), e mais alguns.

O projeto prevê sessenta dias de aulas, sendo que nos trinta primeiros dias o foco é perder gordura, nos outros trinta restantes a intenção é adquirir massa muscular. As coisas funcionarão melhor se a pessoa seguir o plano de dieta que acompanha o kit, para se alimentar das porções corretas de proteínas, carboidratos e gorduras.

Como é o plano de dieta do treinamento Insanity?

Para que o treinamento atinja o resultado desejado, é muito importante seguir essas orientações alimentares.

  • Proteínas

Durante o dia, 40% da dieta deverá ser de proteínas. Como sabemos, elas são fundamentais para a formação e desenvolvimento dos músculos.

  • Carboidratos

O praticante do Insanity precisará de muita energia para conseguir chegar ao final da aula, portanto, a recomendação de carboidratos também é de 40%.

  • Gordura

Estamos falando aqui de gordura saudável, portanto, esqueça todo tipo de junk food. É importante que se consuma 20% de gordura durante o dia.

Caso a pessoa resolva mudar o plano de dieta, os resultados poderão não ser os esperados. É importante verificar os alimentos mencionados na dieta original, sem substituições aleatórias.

Benefícios do treino Insanity

  • Emagrecimento,
  • Eliminação de massa gorda e ganho de massa magra,
  • Melhora da pressão arterial,
  • Queima de colesterol ruim,
  • Maior resistência física,
  • Fortalecimento muscular,
  • Melhor disposição, 

Treino insanity na prática

Agora que já falamos bastante sobre a teoria, está na hora de ver como o Treino Insanity funciona na prática.

Que tal dar uma olhada nos exercícios?

https://www.youtube.com/watch?v=Tfg7u9V8fuo

Shaun T, o criador do Treino Insanity é quem comanda a série toda.

Embora o vídeo esteja em inglês, o que nos interessa são os exercícios. Será possível conseguir várias aulas pela internet. Caso não encontre bons resultados na busca em português, tente “Insanity Workout”.

Contraindicações

  • Cardiopatas ou pessoas que apresentem qualquer fator de risco para doenças cardíacas;
  • Indivíduos com artrite ou artrose deverão buscar uma forma de exercícios menos intensa;
  • Grávidas, não é a hora de iniciar esse tipo de treinamento. Deixe para depois.
  • Quem tem problemas ortopédicos ou articulares, na coluna e/ou nos joelhos, não deverá fazer esse treinamento.

Dicas

  • Nunca fez exercícios tão intensos? Converse com seu médico antes de iniciar os treinamentos.
  • Proteja o chão. Você vai suar muito.
  • O Insanity é um treinamento de alto impacto, portanto, procure usar tênis apropriados, com amortecedores, para não sobrecarregar as articulações.
  • Procure um local bem arejado e ventilado de sua casa.
  • Não vá iniciar qualquer tipo de treino sem alongamentos. Faça uma série deles antes de apertar o play.
  • Não faça o treino se estiver com o estômago muito cheio.
  • Não aperte a tecla pause pra descansar e reiniciar depois.
  • Caso não consiga executar toda a série, não se preocupe. Faça no seu ritmo. Aos poucos, o condicionamento físico melhora e ficará mais fácil acompanhar a aula.
  • Não esqueça de se hidratar muito. Algumas pessoas parecem minimizar alguns detalhes quando fazem atividade física em casa. Não importa o local onde se está praticando, a hidratação faz parte de todo programa de treinamento, até mesmo de quem só caminha pela rua.
  • Procure dormir bem.
  • Convide amigos para praticar junto. É sempre mais divertido.
  • Não tem com quem trocar informações? Procure por insanity Brasil. Há comunidades se formando, blogs, redes sociais, e tudo mais. Confira.

Ganhou peso praticando Insanity?

Quem seguir o programa à risca, ao final dele poderá ter ganho peso, mas, não se assuste, esse valor provavelmente se refere à massa magra. Se quiser fazer um tira teima, procure algum lugar para realizar um exame de bioimpedanciometria. Seria interessante fazê-lo antes de iniciar o programa de treinamentos, e outro após sessenta dias.

Onde adquirir?

O kit completo do treino Insanity poderá ser adquirido facilmente pela Amazon.

Concluindo…

O desejo de iniciar uma atividade física é o primeiro passo, mas, é preciso avaliar corretamente qual a melhor atividade para o nosso modo de vida. O treino Insanity apresenta excelentes resultados, mas, seguramente, não será fácil de ser seguido por pessoas sedentárias. Seria interessante buscar algo mais tranquilo, ir adquirindo condicionamento, e só depois partir para o Insanity. De uma forma ou de outra, o que vale mesmo é começar a se exercitar.

Você já conhecia o treino insanity? O que achou? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (28 votos, média: 4,18 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

1 comentário em “Treino Insanity Emagrece? O Que é, Exercícios e Dicas”

  1. Não entendo porque se continua a recomendar 40 por cento de carboidratos… Como se sabe carbos aumenta inflamacao… Um corpo cetoadaptado habituado a queimar gordura funciona melhor que um abastecido pode carbos… Os estudos vaga vez mais comprovam isso… Se eu sei isso e não sou nutricionista nem sou da área de saúde que dizer destes pseudonutristas aos não fazem as suas diligências para melhor ajudar os utentes…. Não há que ter medo da gordura… 40 por cento de gordura 40 de proteína e 20 de carbos complexos…