Trevo Vermelho – Para Que Serve, Benefícios, Cápsulas e Mais

Você já ouvir falar do trevo vermelho? Sabe o que é? Trata-se de uma planta medicinal originária da Europa e da Ásia, mas que também cresce no continente americano e que pode ser encontrada à venda no formato de cápsulas ou comprimidos.

De nome científico Trifolium pratense, ela também é conhecida pelos nomes de pé-de-lebre, trevo-comum, trevo-dos-prados, trevo-ribeiro, trevo-roxo e trevo-violeta. O trevo vermelho possui propriedades diuréticas, sedativas e estimulantes em relação ao fígado e à bexiga.

Para que serve? Os benefícios do trevo vermelho

Na lista a seguir, você confere uma série de benefícios que estão associados à planta medicinal:

1. Alívio dos sintomas da menopausa

Uma pesquisa realizada pelo Centro Médico da Universidade Erasmus, que fica em Roterdã, na Holanda, analisou mais de 60 estudos feitos sobre o efeito de plantas medicinais, entre elas o trevo vermelho, em relação à menopausa.

O resultado, que foi publicado em junho de 2016 na revista JAMA, apontou que a utilização dessas plantas estava associada a uma diminuição modesta no que se refere às ondas de calor e a falta de lubrificação vaginal em mulheres que já se encontravam no período da menopausa.

Por outro lado, a ação das plantas medicinais no que se refere à sudorese noturna foi classificado como insignificante pelos pesquisadores.

2. Auxílio à manutenção do fortalecimento dos ossos

Dietas ricas em isoflavonas fitoestrogênicas, que são encontradas no trevo vermelho, estão associadas a uma baixa incidência de osteoporose. A forma mais comum da doença é a que surge em decorrência da perda óssea associada à deficiência do hormônio ovariano na menopausa.

Acredita-se que a planta medicinal contribui com a consolidação óssea e diminui os riscos de desenvolvimento de osteoporose, principalmente em mulheres que se encontram no período pós-menopausa, que têm maiores chances de sofrerem fraturas e perda óssea.

3. Melhoria da saúde cardiovascular

Ainda que tenham sido feitas com animais e não com seres humanos, algumas pesquisas indicam que o trevo vermelho pode ajudar a aumentar os níveis do colesterol do bem – o HDL -, impedir a formação de coágulos sanguíneos e produzir maior flexibilidade nas artérias.

Com isso, o fluxo sanguíneo do coração para o resto do corpo melhora, ocorre a diluição do sangue e mais nutrientes são carregados até as células. E tudo graças à presença das isoflavonas na erva. 

4. Tratamento de inflamações na pele

Pesquisadores identificaram que as isoflavonas encontradas no trevo vermelho podem ajudar a diminuir os sintomas de envelhecimento da pele e reduzir a inflamação causada por condições como psoríase (caracterizada por vermelhidão e irritação), eczema (causa coceira, inchaço e vermelhidão) e erupções cutâneas.

Um estudo divulgado na publicação Obstetrics and Gynecology International (Obstetrícia e Ginecologia Internacional, tradução livre) indicou que a utilização da planta medicinal durante um período de três meses melhorou a textura, a hidratação e a condição feral da pele de pacientes.

5. Saúde respiratória

A erva ainda é utilizada na prevenção e no tratamento de condições respiratórias como tosse convulsa, resfriados, asma e bronquite. Acredita-se também que o trevo vermelho possa ajudar a eliminar o excesso de fluido e de muco do sistema respiratório.

6. Combate à retenção de líquido 

Quando há excesso de líquido em seu organismo, a pessoa sofre com a chamada retenção hídrica, uma condição que deixa o corpo inchado. A planta pode ajudar neste sentido por possuir um efeito diurético, que promove a eliminação do excesso de água presente no organismo por meio da urina.

Segundo o Centro Médico da Universidade de Maryland nos Estados Unidos, profissionais da área da saúde acreditam que o efeito diurético da erva, ao lado de sua ação expectorante, auxilia a purificação do sangue.

7. Fonte de nutrientes

O trevo vermelho é composto por importantes nutrientes para o funcionamento do organismo como cálcio, cromo, magnésio, fósforo, potássio, vitamina B1, vitamina B3 e vitamina C.

Como fazer chá de trevo vermelho 

Ingredientes:

  • 1 xícara de flores de trevo vermelho;
  • 2 colheres de sopa de hortelã;
  • 4 xícaras de água;
  • Mel ou açúcar.

Modo de preparo:

  1. Certificar-se de que as flores estejam bem limpinhas, sem a presença de nenhum bichinho e que nenhum produto tenha sido borrifado nelas;
  2. Colocar a água para ferver. Desligar o fogo e adicionar as flores de trevo vermelho e a hortelã. Deixar a mistura descansar durante 10 minutos;
  3. Coar a bebida, adicionar o mel ou açúcar para adoçar e servir o chá.

Cuidados com o trevo vermelho 

A planta medicinal não deve ser utilizada por mulheres que estejam grávidas ou que se encontrem em processo de amamentação de seus bebês. Por agir como o estrogênio, o trevo vermelho pode atrapalhar o equilíbrio hormonal dessas mulheres.

Ainda devido ao fato da solanum americanum imitar o efeito do estrogênio, ela não é indicada para pessoas com câncer de mama ou câncer endometrial. Já o consumo exagerado da planta pode causar reações adversas como perda de apetite, inchaço, dor abdominal, dor de cabeça, náusea e erupção cutânea.

Além disso, segundo a Universidade de Maryland, os animais que pastam em locais com grandes quantidades de trevo vermelho tornaram-se inférteis.

Outro problema refere-se à sua ação de diluição do sangue. É que isso aumenta o risco de distúrbios hemorrágicos em pessoas que tem uma coagulação sanguínea anormal, submeteram-se recentemente a um procedimento cirúrgico ou fazem uso de medicamentos diluidores do sangue.

Antes de utilizar o trevo vermelho para o tratamento para qualquer tipo de condição de saúde, consulte seu médico de confiança e não deixe de seguir as recomendações do tratamento completo indicado por ele.

Da mesma forma, converse com o profissional de saúde caso você uso de algum tipo de medicamento específico antes de fazer uso da planta medicinal como forma de se certificar de que não existem riscos de interação entre a erva e o remédio em questão.

Você já conhecia o trevo vermelho e suas propriedades e benefícios para a saúde? Já experimentou tomar o seu chá ou cápsulas da planta medicinal? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (27 votos, média: 3,81 de 5)
Loading...

26 comentários em “Trevo Vermelho – Para Que Serve, Benefícios, Cápsulas e Mais”

  1. Eu fiz laqueadura a 14 anos,mais depois de 6 anos que tinha feito a laqueadura fiz uma trans vaginal e o medico disse que poderia engravidar novanente pq ela ja tinha revertido q eu tinha q tomar remedio para limpar o útero,será q o trevo vermelho limpa o meu útero?e me ajuda a engravidar pq tem 3 anos q estou tentando

  2. Eu quero muito engravidar nova mente será que é possível depois de um ligadura tubária já faz 6 anos isso é estou no meu segundo casamento é eu ainda tenho esperança de ter uma menina

  3. Fiz a laqueadura vai fazer 4 anos mais agora quero engravidar se eu tomar a cápsula do trevo vermelho consigo engravidar?

  4. Faço uso das cápsulas há pouco tempo mas percebi inchaço no organismo e dor no rim direito! Pode ser por causa disto?

    • Meu sonho é engravidar de novo
      Agora 2019 08 dia 2 vai fazer 2 anos que eu fiz a laquiadura amarrei as trompas quando eu fiz a laquiadura minha menina tinha 2 meses de nacida eu combinei com meu esposo assim que eu ter uma menina vou fazer uma laquiadura ai eu engravidei da minha 4 gestacao fiz a ultracaõ e era uma menina e. Fiza laquiadura .mas ela ñ fico com nos por muito tempo Deus levou ela com 1 ano e 6 meses ela sofreu um acidente de carro minha mae colocou ela para dormir masminha mae ñ viu ela acorda. E ela ficou debaixo do carro ai meu amigo foi sair com o carro e ñ viu ela estorou o clanio dela mas Deus sabe o que faz
      E tou ai na tentativa de engravidar ñ vai prencher o vazio dela .mas eu gostaria de ter outra menina .

      Nunca deseja uma mae perder um filho pq a dor é grande a saudades almenta .

  5. Faço uso das cápsulas a um bom tempo, Achei as informações benéficas e comecei a tomar.
    Não, ele não reverte laqueadura, nem te permite engravidar.
    Acho que para isso acontecer, teria que tomar uma quantidade monstro!!!

Deixe um comentário