11 melhores frutas para imunidade

Especialista da área:
atualizado em 14/07/2021

Uma das estratégias naturais para ajudar a manter o sistema imunológico funcionando bem é ter uma dieta rica em frutas e vegetais, segundo a Harvard Health Publishing. Portanto, vale muito a pena conhecer quais são as melhores frutas para imunidade.

  Continua Depois da Publicidade  

Embora existam poucos estudos a respeito dos efeitos da nutrição no sistema imune dos humanos, sabe-se que ele necessita de uma nutrição boa e regular.

Tanto que os cientistas já reconhecem há tempos que as pessoas que vivem na pobreza ou são mal nutridas são mais vulneráveis a doenças infecciosas, completou a Harvard Health Publishing.

Com isso, ainda que uma boa alimentação não seja o único fator que possa contribuir com o bom funcionamento do sistema imunológico, melhorar a dieta já é um começo. Assim, conheça as 11 melhores frutas para imunidade e inclua desde já na sua dieta!

1. Laranja

Laranja - Frutas para imunidade

De acordo com informações do PhD em nutrição Atli Arnarson, esta popular fonte de vitamina C também possui carboidratos, fibras, potássio, vitamina B1 e vitamina B9.

2. Tangerina

Outra das frutas para a imunidade que é cítrica é a tangerina. Isso porque ela fornece doses de carboidratos, fibras, potássio, cálcio, magnésio, ferro e, logicamente, vitamina C.

3. Limão

Mais um integrante da nossa lista que faz parte do grupo das frutas cítricas é o limão. De acordo com a nutricionista e mestre em nutrição Adda Bjarnadottir, ele carrega nutrientes como carboidratos, fibras, potássio, vitamina B6 e vitamina C.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Kiwi

Boa notícia para quem se rendeu ao sabor do kiwi: o alimento é rico em vitamina C. Aliás, ele tem uma quantidade maior do nutriente do que a maioria das outras frutas. Além disso, o kiwi apresenta fibras, ferro, potássio, vitamina A e vitamina B9.

5. Morango

Morango - Frutas para imunidade

Uma das frutas para imunidade favoritas de muita gente é amiga do organismo porque contém fibras, potássio, manganês, vitamina B9 e vitamina C. Ao mesmo tempo, ela possui ferro, cobre, magnésio, fósforo, vitamina B6, vitamina K e vitamina E em menor medida.

6. Maçã

Como uma boa fruta que se preze, a maçã é nutritiva e é outro alimento que serve como fonte de carboidratos, fibras, potássio e vitamina C para as refeições, de acordo com o PhD em nutrição Atli Arnarson.

7. Tomate

Sim, por incrível que pareça, este popular ingrediente das saladas é uma fruta. Aliás, uma fruta que tem fibras, potássio, vitamina B9, vitamina C e vitamina K, conforme informações da nutricionista e mestre em nutrição Adda Bjarnadottir.

8. Açaí

Obviamente, não estamos falando aqui da versão industrializada, cheia de açúcar e acompanhada de ingredientes ricos em calorias e açúcares que encontramos em algumas cidades do Brasil.

Mas sim da versão totalmente natural da fruta, que é composta por nutrientes como fibras, carboidratos, cálcio, magnésio, potássio, ferro, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina C, vitamina E e vitamina K. 

  Continua Depois da Publicidade  

9. Melancia

Refrescante, a melancia também é uma das melhores frutas para imunidade que você pode acrescentar na sua dieta. Isso porque ela é fonte de potássio, magnésio, cobre, vitamina A, vitamina B1, vitamina B5, vitamina B6 e vitamina C.

10. Lichia

Lichia - Frutas para imunidade

A lichia é mais uma das melhores frutas para imunidade. Conforme o PhD em nutrição Atli Arnarson, ela tem carboidratos e é dona de quantidades expressivas de vitamina C. Ao mesmo tempo, o alimento possui quantias decentes de potássio e cobre.

11. Acerola

Você tem um pé de acerola em casa? Então, aproveite bem essa frutinha cítrica que é uma das melhores amigas do sistema imunológico.

Afinal, ela carrega nutrientes como carboidratos, fibras, cálcio, ferro, potássio, cobre, magnésio, fósforo, manganês, vitamina A, vitamina B1, vitamina B6 e vitamina C.

Vídeo

Você se preocupa com a sua imunidade? Então, não deixe de conhecer os grupos de alimentos que a prejudicam no vídeo que a nossa nutricionista apresenta a seguir:

  Continua Depois da Publicidade  

Fontes e referências adicionais

Você costuma comer essas frutas boas para imunidade? Então, comente abaixo qual é a sua favorita!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário