10 benefícios da água – Para que serve e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 22/02/2022

Você já se perguntou quais os benefícios que tomar água pode trazer para a saúde, tanto do corpo quanto da mente?

Sempre ouvimos que o ideal é beber dois ou mais litros de água por dia, mas nem sempre os motivos são explicados com detalhes.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, a seguir vamos entender como a água pode trazer benefícios para a saúde, a boa forma e o bem estar, além de conhecer dicas para aumentar o seu consumo.

Veja também: Tomar água baixa pressão alta?

Para que serve a água?

A água é a molécula da vida, como dizem os cientistas. Por isso, boa parte do corpo humano e de outros seres vivos é formado por ela.

Mais especificamente:

  • Nos humanos, cerca de 60 a 70% do corpo é composto por água: 73% do cérebro e coração, 83% dos pulmões, 64% da pele, 79% dos rins e músculos, 90% do sangue e 31% dos ossos são água
  • Todas as reações químicas do nosso metabolismo envolvem a água
  • E a excreção de toxinas do corpo também ocorre por meio da água.

Assim, a importância da água vai muito além de evitar a desidratação, uma vez que a água participa de todos os processos que nos mantém vivos.

  Continua Depois da Publicidade  

Benefícios de beber água

Bebendo água
A água traz benefícios para praticamente todo o nosso organismo

Apesar de a água pura não conter calorias, carboidratos, proteínas ou gorduras, ela pode trazer diversos benefícios para a saúde e a boa forma, como veremos a seguir:

1. Tomar água ajuda a emagrecer

Uma pesquisa realizada pela University of Birmingham, no Reino Unido, mostrou que beber água antes das refeições ajuda a perder peso.

Isso acontece porque ingerir água, não só antes, mas também entre os intervalos das refeições, aumenta a sensação de saciedade, bem como melhora a digestão e previne a prisão de ventre

2. A água é fundamental para o crescimento muscular.

Quando falamos de hipertrofia, a água é tão necessária quanto as proteínas, gorduras e carboidratos para a construção e desenvolvimento dos músculos. 

Isso se deve ao fato de que a água possibilita a digestão e, consequentemente, a absorção de todos esses outros nutrientes pelo organismo.

Além disso, a prevenção de lesões musculares é outro benefício proporcionado pela água, pois ela ajuda a manter a estrutura dos músculos e das articulações.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, não se esqueça de beber água antes e durante seu treino, pois se manter hidratado é fundamental para a recuperação e o crescimento muscular.

3. A água auxilia o bom funcionamento dos rins

Tudo que é metabolizado e absorvido em nosso organismo é filtrado depois pelos rins, que elimina as toxinas e outras substâncias que nosso corpo não precisa ou que estão em excesso.

Mas, quando bebemos pouca água, esse processo começa a apresentar dificuldades, e a urina fica muito concentrada (de um amarelo mais escuro). 

Dessa forma, quando a urina fica concentrada por muito tempo, existe uma maior chance de formação de pedras nos rins, e passamos a acumular substâncias que deveriam estar sendo eliminadas.

Por isso, beber cerca de dois litros de água por dia é essencial para manter os rins funcionando bem e para evitar problemas de saúde.

4. A água é uma boa alternativa para se livrar de infecções urinárias

A infecção urinária é uma doença bastante comum nas mulheres, e pode ser tratada e prevenida com a ingestão de água. 

  Continua Depois da Publicidade  

Isso acontece porque, como já vimos, a água facilita a eliminação de líquidos, e assim evita o acúmulo de bactérias na uretra, que é a parte final das vias urinárias.

Uma dica: assim que você começar a sentir os sintomas clássicos de infecção urinária, como urgência e dor para urinar, beba bastante água, pois alguns estudos mostram que o alto consumo de água pode solucionar boa parte desses casos. Mas, se isto não for suficiente, procure um médico o mais breve possível.

5. Ajuda contra dores de cabeça

Beber água evita ajuda a diminuir a ocorrência de dores de cabeça, uma vez que muitas vezes esta condição é provocada pela desidratação. 

Além disso, quando a dor de cabeça já se instalou, o consumo de água pode contribuir para a melhora dos sintomas.

6. Ajuda contra a retenção de líquidos no corpo, o inchaço

A retenção de líquidos, ou inchaço, muitas vezes é causada pelo baixo consumo de água. Isso pode parecer estranho, mas o corpo, quando percebe que pode ficar sem água por um longo período, começa a reter líquidos para manter os órgãos funcionando.

Por isso, quando bebemos água o suficiente, o organismo não precisa “armazenar” líquidos, prevenindo assim o inchaço.

7. Melhora a sensação de bem estar

Além de melhorar a saúde física, a água também ajuda a aumentar a sensação de bem estar, pois ela contribui para o bom funcionamento cerebral.

Assim, manter uma boa hidratação pode ajudar no tratamento de uma série de problemas psicológicos, desde que se faça o uso correto dos medicamentos prescritos e de outras terapias.

8. Desintoxica o organismo

Como já vimos anteriormente, é a partir da água que o organismo elimina as toxinas e as substâncias nocivas ou que estão em excesso.

Por isso, beber mais água ajuda na desintoxicação, ajudando assim a prevenir uma série de condições de saúde, incluindo a celulite. 

9. Ajuda contra a constipação

Outro benefício da água é a prevenção da constipação intestinal, já que ela ajuda a manter as fezes hidratadas.

Além disso, esse efeito pode ser potencializado com o consumo regular de alimentos ricos em fibras alimentares, como grãos integrais e frutas.

10. Combate o envelhecimento

Por fim, a água ajuda a manter a aparência jovem e firme da pele, uma vez que as fibras de colágeno dependem da água para a sua renovação e seu bom funcionamento.

Além disso, se manter bem hidratado também contribui para prevenir, ou ao menos amenizar, os danos causados pelo sol. 

Sobre a desidratação

A desidratação é um problema causado pelo baixo consumo de água, bem como de sais minerais no nosso organismo. É uma condição que pode se tornar bastante grave, principalmente quando acomete crianças e idosos.

Ela pode acontecer pelo simples fato de a pessoa ingerir pouca água, transpirar muito (o que é frequente nos dias de calor, e no nosso país de clima tropical) ou ter crises de vômito e diarreia. 

Os sintomas mais comuns são pele seca, olhos fundos, dor de cabeça, tontura, fraqueza e fadiga. Mas, quando a desidratação é extrema, pode acontecer também hipotensão grave, perda de consciência, convulsões, até mesmo o coma e a morte.

Assim, para evitar a desidratação, tome diariamente ao menos 2 litros de água todos os dias, não realize atividades físicas nos horários mais quentes do dia e use roupas mais leves em tempos de calor. 

Quanto ao tratamento, ele vai depender da gravidade da situação:

  • Casos leves podem ser tratados em casa, com o consumo de água ou soro caseiro
  • casos mais graves devem ser tratados no hospital, com soro na veia e, caso seja necessário, o uso de medicamentos ou eletrólitos.

Como aumentar o consumo de água?

Água
É muito importante consumir uma grande quantidade de água por dia

Às vezes, beber uma quantidade ideal de água durante o dia pode ser difícil, principalmente se você tem uma rotina corrida. Por isso, preparamos algumas dicas de como aumentar a ingestão de água de forma fácil:

  • Beba água assim que acordar, para já iniciar o dia bem hidratada
  • Invista em alimentos ricos em água, como frutas
  • Sucos e sopas também são uma ótima opção para se manter hidratada
  • Evite o excesso de café e de bebidas alcoólicas, pois ambas aumentam o risco de desidratação.

Vídeos

Fontes e referências adicionais

Você já compreendia para que serve e todos os benefícios da água para a sua saúde? Quantos copos de água você toma por dia? Há alguma dessas propriedades que você não aproveita corretamente? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média 4,33)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

5 comentários em “10 benefícios da água – Para que serve e propriedades”

  1. a agua serve para? beber,tomar banho,lavar roupa,lavar as maos,lavar os pratos,etc…
    para isso economize muita agua porque se nao vai acabar a agua do mundo todo

    Responder