10 Benefícios da Água – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

Para que serve a água que tomamos diariamente? Quais propriedades fazem dela água tão importante? E quais benefícios da água podemos esperar para a saúde e boa forma? Você verá isso tudo a seguir, quanto tomar e várias dicas.

A água é um composto inorgânico formado por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, unidos por ligações do tipo covalente. À temperatura ambiente, aproximadamente 25º C, ela se encontra na forma líquida. E não é à toa que a Terra é também nomeada como o “Planeta Azul” – cerca de 70% da superfície terrestre é coberta por água. Do total de água em nosso planeta cerca de 97% está nos oceanos e mares, aproximadamente 2% está solidificada formando as geleiras e o 1% restante é encontrado em rios, lagos e no subsolo.

A quantidade de água doce disponível é bastante limitada, se levarmos em conta o número total de pessoas no mundo, e também mal distribuída entre os continentes. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Columbia (EUA), aponta uma correspondência entre a escassez de água e a ocorrência de guerras. Entre os anos de 1950 até 2004, as chances de acontecer uma guerra civil aumentaram nos 90 países tropicais afetados pelo fenômeno climático conhecido como El Niño, que de tempos em tempos promove o aumento da temperatura e a diminuição da quantidade de chuva no planeta.

Vamos agora conhecer os benefícios da água, sua importância e algumas de suas propriedades.

Para que serve a água?

Onde tem água há vida. Existe uma hipótese sobre a origem da vida de que a forma mais rudimentar e primitiva de “organização molecular’’ semelhante a uma célula, os coacervados, surgiu em ambiente aquático. Seja como hábitat, solvente ou metabólito, a água é essencial para qualquer organismo vivo.

Cerca de 60 a 70% do corpo humano é composto por água: 73% do cérebro e coração, 83% dos pulmões, 64% da pele, 79% dos rins e músculos, 90% do sangue e 31% dos ossos são água. Todas as reações químicas do nosso metabolismo ocorrem em ambiente aquoso. Embora aconteça a produção de água ao final do processo de síntese de energia (respiração aeróbica), é necessariamente através da ingestão de água que conseguimos repor o que perdemos via fluidos corporais, como o suor e urina.

E por falar em suor e urina, vamos destacar outras duas importantes funções da água: é por meio da eliminação de suor, ou transpiração, que água ajuda na manutenção e controle da temperatura corporal; graças à excreção de urina que conseguimos nos livrar de resíduos e toxinas resultantes do metabolismo de alimentos, fármacos e tantos outros xenobióticos.

A presença de água nas articulações é fundamental para a lubrificação das mesmas. A água ajuda também a conferir proteção à órgãos frágeis e vitais, como o cérebro e a medula espinhal. A água da placenta também amortece possíveis choques e traumas para o feto.

Propriedades da Água

A água pura não apresenta calorias; não contém carboidratos, proteínas ou gorduras.

A água que ingerimos pode ter absorvido alguns minerais e estes, trazem benefícios para a saúde humana. O cálcio e o magnésio, por exemplo, são recrutados pelos ossos e todo sistema cardiovascular. O sódio é um eletrólito essencial para o meio extracelular, fundamental para os neurônios, e participa da regulação da pressão sanguínea. E, ele é facilmente perdido com a produção excessiva de suor. O cobre é um agente antioxidante, importante para a utilização de ferro e para o sistema cardiovascular. O selênio também tem propriedades antioxidantes e auxilia o sistema de defesa. Já o potássio é muito requisitado em vários processos metabólicos embora não seja encontrado em grandes quantidades na agua potável.

É importante frisarmos que a quantidade e a qualidade desses espécimes vão depender do tipo de água, da região onde ela fora retirada. A água comum que bebemos da torneira, sobretudo a designada água “dura’’, por exemplo, pode ter cálcio e magnésio. A do tipo mineral, além destes elementos, pode ter sódio.

O flúor, por sua vez, é adicionado nas águas de abastecimento de várias cidades, como uma medida profilática para a cárie dental.

Benefícios da Água

Os benefícios da água são incontáveis e essenciais à vida, a saúde e a bom forma. Veremos alguns a seguir.

1) Beber água ajuda a emagrecer

Uma pesquisa realizada pela University of Birmingham, no Reino Unido, mostrou que beber água antes das refeições ajuda a perder peso. Os 84 adultos obesos participantes do estudo receberam orientações gerais sobre como emagrecer e foram divididos em dois grupos. Em um deles, eles teriam que usar a imaginação e idealizar que seus estômagos estavam cheios antes das refeições; no outro grupo os voluntários teriam que beber aproximadamente 500 mL de água, 30 minutos antes das refeições. Os pesquisadores acompanharam todos os participantes ao longo do estudo, que durou 12 semanas, monitorando o peso, a atividade física e a urina deles (neste último caso, para ter um controle sobre aqueles que estavam bebendo mais água). Os resultados foram bastante satisfatórios: aqueles que tomaram água antes das refeições emagreceram mais do que as pessoas do outro grupo (cerca de 1,4 Kg a mais); e os que efetivamente tomaram os 500 ml tiveram uma perda de peso mais pronunciada (mais ou menos 4, 3 Kg.)

Ingerir água, não só antes, mas também entre os intervalos das refeições, aumenta a sensação de saciedade, bem como melhora a digestão e previne a prisão de ventre. Os benefícios da água com relação ao emagrecimento são bem significativos e deveriam ser um grande incentivo para as pessoas beber mais água todos os dias.

2) A água é fundamental para o crescimento muscular.

A água é tão necessária, ou mais, do que proteínas, gorduras e carboidratos para a construção e desenvolvimento dos músculos. A desidratação prejudica o processo digestório, e, consequentemente, a absorção de todos esses outros nutrientes pelo organismo.

Uma pesquisa publicada no Journal of Strength and Conditioning Research revelou que a perda de apenas 1,5% de água promove uma diminuição da força muscular. A força muscular é crucial para o crescimento dos músculos, pois é o fator que permite a otimização dos treinos, o aumento de cargas.

A prevenção de lesões musculares é outro benefício proporcionado pela água. Dependendo da quantidade de água presente no interior das fibras, pode haver ou não a ruptura do tecido muscular. Estudos apontam que a diminuição da quantidade de água em nosso corpo proporciona o encolhimento das células e a degradação de proteínas.

Não se esqueça de beber água antes e durante seu treino. Manter-se hidratado é fundamental para a recuperação e o crescimento muscular.

3) A água auxilia o bom funcionamento dos rins

Tudo é que metabolizado em nosso organismo, é levado para a corrente sanguínea. Os rins, mais precisamente os néfrons, são os responsáveis pela filtração do conteúdo presente no sangue. Dessa maneira, os resíduos metabólicos em excesso ou que não estejam sendo recrutados pelo corpo são excretados pela urina.

Em condições normais de disponibilidade de água, a produção de urina acontece de forma natural e adequada; ela é inodora e de coloração clara.

Quando bebemos pouca água, a urina se torna mais escura, fétida, e passamos acumular o que deveria estar sendo eliminado pelo organismo. Uma das terríveis consequências da baixa ingestão de água é a formação de cálculos renais (pequenos cristais que ficam retidos ao longo do trato urinário, gerando dores alucinantes).

4) A água é uma boa alternativa para se livrar de infecções urinárias

A cistite, ou infecção urinária, uma doença bastante comum nas mulheres, pode ser tratada e prevenida com a ingestão de água. Como já vimos, a água facilita a digestão e com isso evita a constipação, um fator de risco para a ocorrência de cistite, já que pessoas que possuem o intestino preso tem uma maior quantidade de bactérias no organismo.

Beber bastante água, até mais do que a recomendação usual de 2 litros/dia, faz o corpo produzir mais urina, e, assim, excretar as bactérias causadoras da infecção.

Uma dica: assim que você começar a sentir os sintomas clássicos da cistite (uma grande e frequente vontade de urinar e quase não liberar urina, sentir dores na porção inferior do ventre) beba bastante água. Alguns dados revelam que o alto consumo de água chega a solucionar cerca de 60 a 70% dos casos. Se isto não for suficiente, procure um médico o mais breve possível.

5) Ajuda contra dores de cabeça

Beber água evita e ameniza a ocorrência de dores de cabeça, uma vez que esta condição é provocada uma desidratação. Além disso, nos deixa mais atentos, melhora a concentração (basta lembrar que 73% do cérebro é feito de água!)

6) Ajuda contra a retenção de líquidos no corpo, o inchaço

O consumo de água ajuda a eliminar o sódio em excesso do organismo, que causam os indesejáveis inchaços pelo nosso corpo.

7) Melhora a pele

A ingestão de água deixa a pele mais bonita, mais firme (as fibras de colágeno precisam de água para agirem), e as rugas ficam mais imperceptíveis.

8) Desintoxica o organismo

Já vimos que a água é o veículo por onde os resíduos metabólicos são eliminados do organismo. Essa “desintoxicação” é a melhor forma de prevenir celulites.

9) Ajuda contra a constipação

O consumo de água ajuda a normalizar as funções intestinais e a evitar a prisão de ventre. O baixo consumo de água está frenquentemente entre as principais causas do mal funcionamento do intestino. Os benefícios da água para todo processo digestivo são grandes.

10) Ajuda as atividades cerebrais e os níveis de energia do organismo

A água está envolvida nos processo do cérebro e na produção de energia do corpo. A desidratação pode trazer graves consequências para a saúde e performance.

Sobre a desidratação

A desidratação é uma doença causada pela baixíssima quantidade de água, bem como de sais minerais no nosso organismo. É uma condição muito grave quando acomete crianças ou idosos.

A desidratação pode acontecer pelo simples fato da pessoa ingerir pouca água, transpirar muito (o que é frequente nos dias de calor, e no nosso país de clima tropical) ou ter crises de vômito e diarreia. Pacientes diabéticos descompensados também tendem a perde muita água por urinarem bastante.

Os sintomas mais comuns são pele seca, olhos fundos, dor de cabeça, tontura, fraqueza e fadiga. Se a desidratação for extrema, ocorre uma hipotensão acentuada, perda de consciência, convulsões, até mesmo o coma e a morte.

O tratamento dessa doença é a ingestão aos poucos de água fervida ou filtrada. Para os quadros mais graves é preciso o consumo de soro, que pode ser feito em casa: basta adicionar 1 colher rasa de chá de sal e 2 colheres rasas de sopa de açúcar em 1 litro de água fervida ou filtrada. O soro caseiro tem validade de 1 dia. A pessoa desidratada deve ser mantida em local arejado.

Para evitar a desidratação tome diariamente ao menos 2 litros de água, não realize atividades físicas nos horários mais quentes do dia e use roupas mais leves em tempos de calor. Para evitar vômitos e diarreias tenha cuidado em relação aos alimentos que for consumir (limpeza, cozimento, etc) e lave sempre as mãos antes de todas as refeições.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

  1. Schoffstall, James E., et al. “Effects of dehydration and rehydration on the one-repetition maximum bench press of weight-trained males.” The Journal of Strength & Conditioning Research 15.1 (2001): 102-108.
  2. Boschmann, Michael, et al. “Water drinking induces thermogenesis through osmosensitive mechanisms.” The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism 92.8 (2007): 3334-3337.
  3. Boschmann, Michael, et al. “Water-induced thermogenesis.” The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism 88.12 (2003): 6015-6019.
  4. The World’s Healthiest Foods.

Você já compreendia para que serve e todos os benefícios da água para a sua saúde? Quantos copos de água você toma por dia? Há alguma dessas propriedades que você não aproveita corretamente? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

5 comentários em “10 Benefícios da Água – Para Que Serve e Propriedades”

  1. a agua serve para? beber,tomar banho,lavar roupa,lavar as maos,lavar os pratos,etc…
    para isso economize muita agua porque se nao vai acabar a agua do mundo todo