Um Novo Estudo Afirma Que Leite Desnatado É Pior Que Leite Integral

Especialista:
atualizado em 29/01/2020

As diretrizes governamentais de dieta da organização americana USDA sugerem que laticínios sem gordura ou com baixo teor de gordura (1%) façam parte de um padrão alimentar saudável, juntamente com grãos, frutas, proteínas e vegetais, argumentando que o leite integral não é considerado saudável.

“Laticínios sem gordura e com baixo teor de gordura fornecem os mesmos nutrientes, d menos gordura (e, portanto, menos calorias) do que as opções como leite integral e queijo comum”, explica a organização. Bastante auto-explicativo, certo? Baixo teor de gordura significa menos gordura. Mas, de acordo com um novo estudo, o leite com baixo teor de gordura não é, na verdade, a melhor opção.

O estudo, publicado na revista Circulation, analisou o sangue de 3333 adultos inscritos no Nurses’ Health Study of Health Professionals Follow-up Study (Estudo de Saúde de Enfermeiros do Estudo de Acompanhamento de Profissionais de Saúde), realizado há cerca de 15 anos.

O que se descobriu foi que as pessoas que tinham níveis mais altos de três subprodutos diferentes de laticínios integrais tinham, em média, um risco 46% menor de contrair diabetes durante o período de estudo do que aqueles com níveis mais baixos.

“Eu creio que essas descobertas, juntamente com as de outros estudos, exigem uma mudança na política de recomendar apenas laticínios com baixo teor de gordura”, explica Dariush Mozaffarian, que liderou o estudo. “Não há evidências humanas prospectivas de que as pessoas que comem laticínios com baixo teor de gordura se saiam melhor do que as que comem laticínios integrais”.

O European Journal of Nutrition também descobriu que a ingestão de laticínios com alto teor de gordura estava inversamente associada às medidas de obesidade. Brian Quebbemann, um cirurgião bariátrico do Chapman Medical Center na Califórnia, diz que isso pode ocorrer porque a gordura é mais saciante, então ela te preenche, ajudando a evitar excessos. A gordura também retarda a liberação de açúcar na corrente sanguínea, e menos insulina circulante significa menos risco para o desenvolvimento de resistência à insulina e diabetes.

Se você está preocupado com o que o aumento da ingestão de gordura pode provocar nas suas artérias, saiba que na verdade não há muito motivo para preocupação. Uma revisão de 2014 descobriu que o queijo e o iogurte não contribuem para o desenvolvimento da doença arterial coronariana, presumivelmente porque os laticínios são feitos de 400 tipos únicos de ácidos graxos, alguns dos quais se acredita terem efeitos anti-inflamatórios no organismo.

Você tem costume de consumir o leite e laticínios integrais ou desnatados? Agora pretende mudar o seu hábito ou não? Comente abaixo!

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