Um Novo Teste Pode Detectar Câncer Anos Antes de Sintomas Aparecerem

Especialista:
atualizado em 04/03/2020

A pesquisa sobre o câncer é um dos campos mais complexos e estudados da tecnologia médica, compreensivelmente, uma vez que o câncer continua a ser uma das principais causas de morte em todo o mundo.

Embora existam tratamentos disponíveis para o câncer, estes geralmente causam uma quantidade terrível de tensão no corpo e nem sempre são efetivos. Mas e se isso pudesse ser evitado pela detecção precoce da condição usando um teste simples e não invasivo?

Pesquisadores do Memorial Sloan Kettering Cancer Center e da empresa de genética Grail estão perto de desenvolver esse procedimento.

De acordo com um estudo publicado no Journal of Clinical Oncology e apresentado na reunião anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), uma tecnologia para detectar o câncer anos antes de seus sintomas se manifestarem entregou resultados promissores em um estágio inicial do estudo de viabilidade.

Esta tecnologia, referida como biópsia líquida, escaneia o sangue para detectar traços de derramamento de DNA por tumores – ou o chamado DNA tumoral circulante.

“Nossas descobertas mostram que o sequenciamento de DNA tumoral circulante de alta intensidade é possível e pode fornecer informações inestimáveis para a tomada de decisões clínicas, potencialmente sem necessidade de amostras de tecido tumoral”, disse o pesquisador principal Pedram Razavi à Medical Xpress.

Detecção precisa

Para o teste, no entanto, os pesquisadores tiveram que confiar em amostras de 124 células metastásicas de câncer de pulmão, mama e próstata retiradas do sangue e tecidos dos pacientes. Analisando 508 mutações genéticas diferentes, detectaram 864 alterações genéticas nas amostras de tecido e 73% delas também foram encontradas no sangue.

Pelo menos uma mutação foi detectada em tecido de câncer e amostras de sangue em 89% dos pacientes, com a detecção do câncer de mama com sucesso em 97% das tentativas.

“Nossa análise combinada de DNA livre de células e DNA de células brancas do sangue permite a identificação de DNA tumoral com sensibilidade muito maior, e a sequenciação profunda também nos ajuda a encontrar esses fragmentos raros de DNA tumorak”, explicou Razavi na entrevista à Medical Xpress.

Esta biópsia líquida é promissora, tanto que a já citada empresa Grail – que é financiada por Jeff Bezos e Bill Gates – está apoiando o projeto. Embora este não seja o primeiro estudo a explorar o potencial de detectar o câncer usando exames de sangue, ele gerou 100 vezes mais dados do que outras técnicas de sequenciamento, disseram os pesquisadores.

“É um primeiro passo importante. Mostramos que o que chamamos de abordagem de alta intensidade funciona”, acrescentou Razavi.

O que você achou dessa possibilidade de detecção do câncer com antecipação? Acredita que esse estudo pode realmente revolucionar a medicina? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

1 comentário em “Um Novo Teste Pode Detectar Câncer Anos Antes de Sintomas Aparecerem”