Subindo escadas

Uma Simples Mudança de Estilo de Vida que Pode Manter seu Cérebro Jovem

Desenvolver demência ou Alzheimer à medida que envelhece é um medo terrível para grande parte das pessoas. Mas, de acordo com novas pesquisas da Concordia University, pode haver algo simples que você pode fazer no seu dia a dia para ajudar a manter seu cérebro saudável.

Um novo estudo mostrou que quanto mais lances de escadas os participantes subissem regularmente, mais jovens seus cérebros agiam.

Para o estudo, publicado na Neurobiology of Aging, pesquisadores usaram ressonâncias magnéticas não invasivas para examinar os cérebros de 331 participantes entre 19 e 79 anos. Para medir a saúde cerebral, eles analisaram o volume de matéria cinzenta, um marcador visual de saúde neural no processo de envelhecimento. Em seguida, compararam o volume do cérebro com o número de lances de escada que cada participante subia regularmente e quantos anos eles passaram na escola.

Os pesquisadores descobriram que, para cada lance de escada percorrido diariamente, o cérebro tinha mais matéria cinzenta – equivalendo-se a 0,58 anos mais jovem. Eles também descobriram que, para cada ano de educação, o cérebro parecia 0,95 anos mais novo.

“Em comparação com muitas outras formas de atividade física, subir as escadas é algo que os adultos mais velhos podem ou pelo menos já fazem uma vez por dia, ao contrário de formas vigorosas de atividade física”, disse Jason Steffener, pesquisador principal do estudo, em comunicado.

Você tem o costume de subir escadas frequentemente no seu dia a dia? Pretende utilizá-las mais agora com o resultado deste estudo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*