Vara-de-Ouro – Para Que Serve, Benefícios e Propriedades

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

Solidago virga aurea ou vara-de-ouro é uma planta medicinal que apresenta propriedades adstringentes, antidiabéticas, antissépticas, anti-inflamatórias, digestivas, diuréticas, expectorantes, antimicrobianas, antifúngicas e relaxantes.

Sua colheita acontece entre os meses de julho e outubro e a erva cresce em regiões como a Europa, a Ásia, a América do Norte e o Norte da África. A vara-de-ouro também é conhecida pelos nomes de virgáurea, solidago, ervas-dos-judeus e vara-dourada.

Para que serve? Os benefícios da vara-de-ouro 

Já sabemos um pouco sobre o que é a planta, agora chegou o momento de aprender um pouco mais a respeito da serventia e dos benefícios associados a ela. Confira quais são eles na lista a seguir:

– Eliminação do excesso de líquido no corpo

A erva possui propriedades diuréticas, o que significa dizer que ela promove a eliminação do excesso de líquido presente no corpo por meio da urina.

Isso irriga os rins e auxilia a remoção de depósitos que poderiam desenvolver pedras nos rins, contribuindo assim com a saúde renal. A vara-de-ouro nutre e restaura o equilíbrio dos rins.

– Saúde do trato urinário

O efeito diurético promovido pela planta medicinal também contribui com a saúde geral do trato urinário, tanto que americanos nativos usavam a erva para fortalecer e estimular o trato urinário. A planta é um agente suavizante e tônico para o trato.

Além disso, estudos feitos com humanos e em laboratórios já indicaram que a vara-de-ouro ajuda a diminuir o inchaço. Uma vez que o desconforto e o inchaço são reduzidos, o caminho torna-se mais suave para o trato urinário, fazendo com que a liberação do acúmulo de minerais seja favorecida. Isso também previne a formação de cálculos nos rins e nas bexigas.

Ainda acredita-se que a planta possa ajudar a evitar a recorrência de infecções do trato urinário, quando seu uso está associado a outros métodos para controlar o problema. Uma pesquisa mostrou que pacientes que tomaram antibióticos e usaram a vara-de-ouro tiveram menores recorrências da condição.

– Saúde da pele

A infusão das flores e das folhas da vara-de-ouro em óleo e o uso dessas partes da planta medicinal em cataplasma pode ser utilizada como auxílio ao tratamento de queimaduras e feridas.

– Alívio de sintomas alérgicos

Acredita-se também que a planta medicinal possa ajudar a acalmar sintomas de alergias como olhos lacrimejantes, nariz congestionado e espirros.

– Auxílio ao tratamento de dores de garganta 

Graças ao fato de ser dotada de propriedades antissépticas e antimicrobianas, a vara-de-ouro também pode contribuir com o tratamento de dores de garganta.

– Saúde dos pulmões

Por possuir efeito expectorante, a planta medicinal ainda pode auxiliar a expelir o muco dos pulmões. A dica é fazer uma infusão da planta com mel ou adicionar um pouco de mel ao chá de vara-de-ouro.

– Saúde do sistema cardiovascular. 

Um chá chamado de blue montain (montanha azul, em inglês), que é feito com a vara-de-ouro e com hortelã, contém um flavonoide chamado rutina, que beneficia o sistema cardiovascular.

Esse flavonoide apoia a circulação do sistema cardiovascular e melhora a força dos capilares, que são vasos sanguíneos do sistema circulatório.

– Auxílio ao tratamento de infecções causadas pelo fungo Candida 

Por ser dotada de propriedades antifúngicas, a vara-de-ouro pode ser uma alternativa de auxílio ao tratamento de infecções causadas pelo fungo Candida como a candidíase, doença que pode atingir a vagina, o pênis, a pele, a boca, o esôfago e as vias urinárias e pode acometer pessoas com o sistema imunológico fraco, usuário de antibióticos, por exemplo.

Como fazer chá de vara-de-ouro 

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas secas de vara-de-ouro;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

  1. Colocar as folhas secas da planta na água fervente;
  2. Deixar descansar durante 10 minutos. Coar e servir-se.

Como fazer chá blue mountain

Ingredientes:

  • 2 xícaras de água fervente;
  • 1 colher de sopa de vara-de-ouro fresca ou 2 a 3 colheres de chá de vara-de-ouro seca;
  • 1 colher de sopa de hortelã ou 2 a 3 colheres de sopa de hortelã seca.

Modo de preparo:

  1. Ferver a água. Colocar as ervas em um recipiente e cobrir com a água fervente;
  2. Tampar e deixar descansar em infusão durante 15 minutos. Coar e servir. 

Cuidados com a vara-de-ouro

A planta não deve ser utilizada por pessoas que possuem inchaços e que sofrem com distúrbios cardíacos, doenças crônicas nos rins, insuficiência renal e edema pulmonar. Também não é indicada para mulheres grávidas ou que estejam amamentando os seus bebês.

Além disso, pessoas que sofrem com retenção de líquido em decorrência de doença no coração ou nos rins não devem consumir altas quantidades de vara-de-ouro com água como forma de aumentar o fluxo da urina.

Quem tem pressão arterial alta não deve utilizar a planta medicinal, porque ela faz com que o organismo acumule mais sódio, algo que pode piorar a condição. Ainda é importante saber que indivíduos com sensibilidade a plantas como tasneira, crisântemo, calêndula e margarida podem sofrer reações alérgicas ao fazerem uso da vara-de-ouro.

Caso esteja fazendo uso de algum tipo de medicamento ou suplemento, consulte o seu médico para saber se não existe o risco de interação entre o remédio e a planta. E antes de usá-la para auxiliar o tratamento de qualquer condição de saúde, também fale com o médico para se certificar de que ela é realmente indicada para o seu caso e que não fará mal à sua saúde em particular.

Você já tinha ouvido falar no chá de vara-de-ouro e seus benefícios para a saúde? Pretende tomá-lo a partir de agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário