Acne

Vitamina C para Acne Funciona?

O organismo exige que nós forneçamos a ele uma série de nutrientes para que possa funcionar corretamente. Um desses nutrientes é a vitamina C, uma substância que é necessária para o crescimento e o reparo de tecidos em todas as partes do corpo.

O nutriente também auxilia o organismo na produção de colágeno, uma proteína utilizada na formação da pele, da cartilagem, dos tendões, dos ligamentos e dos vasos sanguíneos.

Além disso, o organismo humano precisa de vitamina C para o processo de cura de feridas e para a manutenção e a reparação dos dentes e dos ossos.

Além disso, a vitamina C é um antioxidante, ou seja, uma substância que bloqueia parte dos danos provocados pelos radicais livres, compostos que danificam o DNA e cujo acúmulo ao longo do tempo pode contribuir com o processo de envelhecimento e o desenvolvimento de problemas de saúde como câncer, artrite e doença no coração.

Juntando todos esses benefícios, como será que funciona o uso de vitamina C para acne? Ela é útil mesmo nesse sentido?

A acne

Antes de começarmos a analisar se a vitamina C para acne funciona, vamos conhecer melhor essa condição, que tira o sono de boa parte principalmente dos adolescentes.

A acne é desenvolvida quando secreções oleosas que vêm das glândulas sebáceas tampam as pequenas aberturas dos folículos capilares (poros obstruídos). Quando as aberturas são largas, essas obstruções aparecem na forma de manchas pequenas e lisas com o centro escurecido.

Já quando as aberturas permanecem pequenas, o que se tem são obstruções na forma de protuberâncias pequenas e com cor de carne. Ambos os tipos podem tornar-se inflamações inchadas e macias, espinhas, caroços mais profundos ou nódulos.

A condição geralmente começa durante a puberdade entre as idades de 10 e 13 anos e costuma ser pior em pessoas que possuem a pele oleosa. A acne dos adolescentes usualmente dura de 5 a 10 anos e normalmente vai embora durante a faixa inicial dos 20 anos de idade.

Trata-se de um problema que atinge ambos os sexos, ainda que os meninos adolescentes tenham mais tendência a apresentar os casos mais severos.

Engana-se quem pensa que a acne atinge somente aqueles que estão passando pela puberdade: aproximadamente 20% dos casos da condição ocorrem em adultos e as mulheres são mais propensas do que os homens a ter formas leves a moderadas de acne dos 30 anos para a frente.

E então, a vitamina C para acne funciona?

Não somente os antioxidantes da vitamina C como também os antioxidantes da vitamina E possuem um efeito calmante sobre a pele. A vitamina C protege a pele das radiações solares e é dotada de um efeito anti-inflamatório, que contribui com a cicatrização e a prevenção da acne.

Um dos efeitos estéticos da vitamina C é como clareador de manchas, o que inclui as manchas de acne. Ela pode ser utilizada em produtos para o rosto como forma de clarear a pele, combatendo manchas como as que são provocadas pela acne.

Independente do procedimento indicado pelo dermatologista e seguido pelo paciente para tratar a acne, é importante combater a oleosidade da pele para evitar o surgimento de mais espinhas.

Recomenda-se a utilização de cosméticos com vitamina C e peróxido de benzoila.

A acne e a deficiência de vitamina C

Como vimos acima, a vitamina C trabalha na produção de colágeno que, por sua vez, é uma proteína que atua no processo de formação da pele. Pois bem, o colágeno é uma das principais substâncias para a sustentação da pele.

É justamente por esse motivo que a deficiência de vitamina C pode levar à acne e que a ingestão regular do nutriente pode diminuir a incidência do problema.

A vitamina C e a acne cística

De acordo com informações da articulista com certificado de graduação em promoção de saúde, Michelle Zehr, a vitamina C pode ser uma maneira efetiva de aliviar a acne cística, que é classificada como a variedade mais severa de acne.

“As propriedades antioxidantes da vitamina C ajudam a regeneração da pele. A vitamina C auxilia a proteger a pele contra danos de radicais livres enquanto ela cura”, explicou Zehr.

Entretanto, a ela aconselha que um dermatologista deve ser consultado antes de iniciar um tratamento com a vitamina C para acne cística. “O dermatologista pode ajudar a determinar o melhor curso de tratamento e a dosagem apropriada de vitamina C para acne cística”, completou Zehr.

Por outro lado

Alertamos que nem toda a pele se adapta à vitamina C.

Algumas pessoas podem sofrer com a acne e as espinhas ao utilizar os produtos com a vitamina C ou com outros problemas na pele como o aumento de cravos, o crescimento da oleosidade e a irritação. Ainda que seja raro, algumas pessoas podem apresentar alergia à substância.

Por tal motivo, ressaltamos a importância de fazer uma avaliação médica da necessidade de cada pessoa para escolher o tipo de produto adequado – sérum, solução ou creme – assim como a sua concentração.

Ou seja

Antes de utilizar a vitamina C para acne por meio de cremes, séruns, soluções ou suplementos, é fundamental marcar uma consulta com o dermatologista.

O profissional é habilitado para avaliar o seu quadro de acne e determinar qual o tratamento e/ou procedimento adequado para o seu caso, tendo em vista as suas características e necessidades particulares.

Lembre-se de que cada pessoa pode apresentar um tipo e grau de acne diferente e não é apenas porque determinado produto funcionou para uma pessoa que ele será necessariamente bom para outra. Quem pode determinar o que funciona e o que não funciona é o dermatologista.

Conversar com o dermatologista antes de utilizar um produto de uso tópico ou oral com vitamina C para a acne também é fundamental para ter certeza de que esse produto realmente pode ajudar, que não é contraindicado, não fará mal e saber se ele pode ou não ser usado ao mesmo tempo em que algum outro tipo de medicamento, suplemento ou planta medicinal.

É essencial ainda que o dermatologista defina a dosagem ou concentração do produto em questão a ser utilizada. Uma quantidade equivocada, fruto da automedicação, pode ser ineficaz ou ainda pior: fazer mal ao organismo.

Você já utilizou algum produto de vitamina C para acne? Como foram os resultados? Um dermatologista receitou para o tratamento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*