A farmacêutica Novo Nordisk anunciou na sexta-feira (25/08) que o Wegovy, medicação injetável de uso semanal composta por 2,4 mg de semaglutida (mesmo princípio ativo do Ozempic, que também pertence à marca), fornece benefícios no tratamento de pacientes que sofrem de insuficiência cardíaca e obesidade.
Os resultados da fase três do estudo STEP HFpEF foram apresentados durante o Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC), na cidade de Amsterdã, Holanda, e publicados no New England Journal of Medicine.
Foram avaliados 529 voluntários, com quadros de insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada (ICFEp), forma mais comum da doença e que costuma estar ligada à obesidade. Os resultados apontaram que o uso semanal da semaglutida gerou reduções nos sintomas de insuficiência cardíaca.
Acredita-se que existam 64 milhões de pessoas enfrentando a insuficiência cardíaca em todo o mundo. Dos diagnósticos, em torno de 50% estão relacionados à ICFEp, uma condição que afeta a rotina dos pacientes, causando fadiga, falta de ar, redução na capacidade de realizar exercícios físicos e inchaço das extremidades.
A opinião dos pesquisadores é que o grupo de pacientes que apresentam insuficiência cardíaca e obesidade seria duplamente beneficiado ao utilizar o Wegovy.
Segundo o cardiologista do Saint Luke’s Mid America Heart Institute, dos Estados Unidos, e principal autor do estudo, Mikhail Kosiborod, as opções de tratamento para pessoas com ICFEp e obesidade que ele pode oferecer como médico são limitadas, ao mesmo tempo em que a condição afeta seriamente o dia a dia dos pacientes, devido aos sintomas debilitantes e às limitações funcionais.
Para ele, as novas descobertas representam uma possível mudança na maneira como os cardiologistas tratam a ICFEp em pessoas que sofrem de obesidade.
Pesquisa com Wegovy
Após um período de um ano sob tratamento com Wegovy (semaglutida 2,4), os voluntários da pesquisa apresentaram uma melhora de 16,6 pontos em uma escala de saúde de 100 pontos, que avaliava aspectos ligados à insuficiência cardíaca.
No grupo que recebeu placebo (substância nula, sem efeitos, geralmente usada em estudos para efeito de comparação), houve uma melhora de 8,7 pontos.
Perda de peso
Os participantes que ingeriram Wegovy tiveram uma redução média de cerca de 13,3% do peso corporal, enquanto aqueles que receberam o placebo tiveram uma diminuição de 2,6%.
Atividades físicas
Após 52 semanas de pesquisa, o grupo que utilizou Wegovy teve um aumento médio de seis minutos (equivalente a 21,5 metros) na distância percorrida durante a caminhada, enquanto no grupo que recebeu o placebo houve um aumento médio de 1,2 metro. As informações são do Metrópoles.