Casal se exercitando

As 13 Atividades Físicas Que Mais Queimam Calorias

Praticar atividades físicas é um dos meios para que se tenha uma vida saudável, para manter a boa forma, para alcançar objetivos – como perder peso. É trabalhar o corpo e a mente.

A prática de exercícios físicos traz inúmeros benefícios à nossa saúde. Quem pratica já sabe disso e quem ainda não se exercita e leva uma vida sedentária, precisa mudar seu estilo de vida a partir de agora.

Fala-se muito em fazer atividades físicas para emagrecer. Um dos principais motivos é o gasto calórico na atividade e isso irá contribuir para o seu déficit calórico diário, importante para queimar as gorduras corporais extras. Mas quais são as atividades físicas que mais queimam calorias? Vamos explorar isso e ainda ver algumas dicas interessantes ao longo do artigo.

A chegada das estações do calor também é um dos motivos pelos quais muitas pessoas intensificam ou começam a praticar atividades físicas – afinal, verão pede corpo em forma, e começa a corrida para emagrecer.

O processo do emagrecimento é muito facilitado quando você incorpora na sua rotina atividades que queimam muitas caloiras. Mas você sabe quantas calorias cada exercício ajuda a queimar? Vamos conferir abaixo as atividades físicas que mais queimam calorias:

Corrida

Para elevar a queima de calorias, aposte na corrida. Uma boa maneira de começar é intercalar um pouco de corrida na sua caminhada, para ir preparando o corpo.

Estima-se que a corrida ajude a queimar de 600 a 900 calorias por hora – isso porque varia de pessoa para pessoa e dependendo da intensidade e da duração do exercício. Deve haver também o cuidado de usar roupas confortáveis e tênis adequado a esse tipo de exercício.

Ciclismo

Pedalar é uma das atividades mais prazerosas que existe, pois alia um belo passeio à prática de atividades físicas. Pedalar melhora o condicionamento físico, libera o estresse e a tensão, melhora a função cardiorrespiratória, fortalece os músculos e é claro, ajuda a emagrecer.

Consegue-se perder de 500 a 700 calorias por hora de pedalada. Para quem está praticando ou vai começar com a atividade, é recomendado que comece com 30 minutos diários e que vá aumentando gradativamente.

Deve haver o cuidado com o uso dos equipamentos de proteção: luvas, capacete e joelheiras. É muito importante também, faróis e sinalizadores na bicicleta, principalmente para quem pedala à noite.

Pular Corda

Pular corda não é apenas uma brincadeira de crianças. É um exercício bem cansativo se você o fizer por mais do que apenas alguns minutos. Talvez seja bem difícil você ficar mais de uma hora pulando corda. Se conseguir, estará queimando de 750 a 850 calorias. Tente começar com um tempo menor, cerca de 10 a 15 minutos e vá aumentando à medida que for ganhando condicionamento. Pular corda emagrece e fortalece especialmente suas panturrilhas e músculos das pernas.

Aparelho Elíptico

Exercitar-se no aparelho elíptico é uma excelente forma de queimar muitas calorias, especialmente se você mexer os braços, puxando e empurrando as barras de apoio laterais para frente e para trás. É um exercício sem impacto que gasta 600 a 800 calorias por hora. Se você busca um aparelho para ter em casa e gastar muitas calorias esse é uma excelente escolha.

Spinning

Uma das atividades físicas mais dinâmicas, com variações de ritmo e peso. A bicicleta de spinning simula trajetos com subidas e descidas, como em percursos com bicicletas comuns. Essa atividade pode queimar entre 600 e 800 calorias por sessão.

Step

Um ótimo exercício aeróbico que ajuda a desenvolver a coordenação, ritmo, aumenta a resistência muscular, fortalece ossos, tendões e ligamentos e, adivinhe? Pode queimar até 450 a 650 calorias por hora.

Squash

Jogar squash com intensidade queima de 750 a 900 calorias. É uma das atividades físicas mais cansativas que existem se você jogar sério e sem muito descanso entre um ponto e outro. Você irá trabalhar muito os músculos das pernas, da região lombar e do abdômen. É um excelente exercício para ganhar resistência e condicionamento.

Boxe

Em forma de exercício mesmo, sem o combate propriamente dito. Mistura técnicas do boxe tradicional com técnicas de Muay Thai. Melhora muito o condicionamento físico e chega a queimar 600 calorias por hora de atividade. O que vai definir a quantidade de calorias que você consegue queimar ao praticar boxe é o tempo de descanso entre as sequências de exercícios e o tempo que terá de descanso entre elas.

Tênis

Jogar tênis ajuda a queimar de 400 a 600 calorias e fortalece os músculos, inclusive os abdominais, sendo então, uma atividade interessante para quem quer trabalhar a barriga. Modela os braços e tonifica as pernas, além do exercício de concentração e agilidade. Se você é um jogador com experiência e tem jogos bem movimentados pode gastar ainda mais do que 600 calorias por hora.

Artes marciais

Além de melhorar o condicionamento físico, tonificar e fortalecer os músculos, melhora a coordenação motora e trabalha a disciplina e concentração. O gasto calórico varia muito para cada pessoa e com a intensidade do exercício, mas fica entre 500 e 800 calorias por hora.

Natação

Considerado o mais completo dos esportes, a natação trabalha todos os músculos e aumenta bastante o condicionamento físico, além de ajudar a conquistar a boa forma. Nadar queima de 600 a 800 calorias por hora.

Remar

Remar pode te fazer queimar de 500 a 650 calorias por hora. É um exercício muito completo, que trabalha todos os principais músculos do corpo como os das pernas, braços, peito, costas e abdominais. É um excelente exercício para ganho de capacidade pulmonar.

Dança

Atividades físicas te aborrecem? Dance! Isso mesmo, alguns tipos de dança podem queimar de 500 a 800 calorias por hora. As próprias academias oferecem dança como uma opção para atividades físicas. Sem contar que é o tipo de exercício que fazemos com prazer, sem nos dar conta que o tempo passa. Coordenação motora, agilidade e tonificação dos músculos estão entre os vários benefícios que a dança proporciona.

Considerações finais

Com tantas atividades diferentes e eficientes na proposta de queimar calorias, não há mais desculpa para quem não pratica exercícios físicos. Considere todos os benefícios e comece logo a criar a sua rotina de atividades. Lembrando que uma avaliação médica é necessária, e o próprio profissional pode indicar o melhor exercício para o seu caso.

Observar certos cuidados como calçados e roupas apropriadas para a atividade, equipamentos de segurança, como no no caso do ciclismo, e alimentação adequada antes da prática de exercícios – não se encher de comida e sair para correr, por exemplo, é de suma importância. Aliás, se encher de comida é forma de falar, uma vez que a prática de exercícios deve estar sempre casada com uma alimentação saudável. Sua saúde, seu corpo e sua mente agradecem.

Nessa loucura que é a nossa rotina diária – trabalho, filhos, trânsito, estudos –, acabamos muitas vezes chateados, ansiosos ou nervosos, e precisamos de algo que equilibre esses momentos da nossa vida, que alivie os sintomas que pesam no nosso emocional e mesmo os sintomas físicos de cansaço – e é aí que entra a prática regular de atividades físicas, para fazer o equilíbrio e nos trazer bem estar. Vale observar que tudo isso, além de prejudicar a nossa saúde mental, causando estresse, afetam muito a parte física, causando problemas como aumento de peso.

Praticar exercícios ajuda a perder peso e manter o corpo em forma. Exercícios são parte essencial de um programa de emagrecimento. Quem está em busca da redução de peso pode acelerar seus resultados ao escolher atividades físicas que queimem muitas calorias e ao mesmo tempo sejam prazerosas.

Quais atividades físicas descritas acima você mais gosta? Você tem o costume de praticar alguma delas em especial, mesmo não sendo sua preferida? Por quê? Comente abaixo!

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




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3 comentários

  1. Pratico eliptico 5 vezes por semana sempre 1 hora por vez as vezes troco por caminha na rua mais me sinto melhor quando fasso gisnatica melhora muito meu problema de isonia mais nao tenho conseguido emagrecer princilpalmente a perca de barriga

  2. Eu pratico corrida 4 km todos os dias, muay thay 2 vezes por semana, musculação todos os dias e natação 2 vezes por semana…. Ja eliminei 15 kg em 6 meses sem nenhuma dieta e nenhuma restrição a minha alimentação…

    • Se tu faz tudo isso mesmo perdeu pouco peso até. Tá doido!
      Eu corro treinos intervalados, mas precisei dar um tempo pq estourei o joelho. Uma pena, pois é uma atividade que aprendi a gostar.

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